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[CASE] Como a Lequipo triplicou os acessos com ajustes no SEO (3x)

Ajustes corretos fazem a loja obter mais visitantes e vender mais. Descubra como a Lequipo triplicou seus acessos.

✓ Conteúdo criado por humano

Quando falamos em páginas web bem posicionadas no Google, logo pensamos em estratégias de SEO. Por isso, a Lequipo foi a escolhida para demonstramos, neste post, como ajustes corretos de SEO fazem a loja virtual obter mais visitantes e, claro, vender mais. Neste Case, você vai descobrir como a Lequipo triplicou os acessos.

CASE: Como a Lequipo triplicou os acessos com ajustes no SEO

 Para começarmos, vamos entender o que é SEO. Saber sobre isso é essencial para que você direcione seu planejamento e atividades.

O que é SEO

SEO, sigla que em inglês significa Search Engine Optimization, é a estratégia de otimização que visa melhorar o posicionamento orgânico de sites em buscadores gratuitos como Google e Bing.

Aqui, reforçamos o termo “orgânico” que nada tem a ver com anúncios pagos, ok? Isso porque só o Google representa aproximadamente 95% dos resultados dessas buscas no Brasil.

A pergunta que fica é: como o Google funciona? Se quer entender melhor, leia esse post.

Conheça a Lequipo, nosso case de SEO

A Lequipo, loja de artigos esportivos com sede em Belo Horizonte e nossa cliente desde fevereiro de 2016, chegou até nós por meio do site da Bertholdo (olha o SEO dando resultado e nos posicionando bem no Google!).

A loja virtual da Lequipo já existia e utilizava a plataforma Magento. Porém, ela utilizava um servidor inferior às necessidades da empresa.

Além de dificultar o carregamento das páginas, a loja também não tinha o suporte adequado. Não havia uma equipe que ajudasse a direcionar melhorias e apoiar em outras dificuldades técnicas.

Assim, seus proprietários Tadeu Santana e Guilherme Dias, após contato com a equipe comercial, contrataram um plano mensal de suporte e melhoria Magento, chamado BRT Loja.

Veja a opinião do Guilherme Dias sobre a nova loja virtual da Lequipo, desenvolvida pela Bertholdo:

A usabilidade melhorou bastante, facilitando dessa maneira para nosso cliente. Uma loja moderna que foi feita pensando no cliente.

Conheça os números da Lequipo

A equipe da Bertholdo desenvolveu uma nova loja virtual para a Lequipo, que foi publicada no final de março de 2016. Confira abaixo os gráficos do Google Analytics. Veja a diferença nos resultados de março 2016 comparados com maio 2017.

Após pouco mais de um ano, é possível conferir em números os resultados da parceria entre Lequipo e Bertholdo. 

Google Analytics - Lequipo triplicou os acessos

No gráfico do Google Analytics, observamos que as visualizações da página cresceram mais de 300%. Os números de sessões e usuários triplicaram. Isso em pouco mais de uma ano.

Outro ponto que vale destacar é o aumento de 27,9% para 32,8% dos visitantes que retornam à loja virtual. Isso significa que mais clientes estão voltando e comprando novamente. É sempre mais barato vender para quem já é cliente!

Os resultados do trabalho entre a Lequipo e a Bertholdo são constatados na melhoria de todos os indicadores (KPI) acompanhados pelo Google Analytics.

Como a Lequipo triplicou os acessos ?

Desde que a Lequipo tornou-se cliente da Bertholdo, muitas ações foram realizadas. Infelizmente, seria impossível descrever tudo aqui. 

Agora, vamos apresentar as principais ações. Acompanhe e entenda como a Lequipo obteve os excelentes resultados mostrados acima.

Migração de servidor: loja mais rápida

A Lequipo utilizava um servidor inferior às necessidades da empresa. Esse problema prejudicava muito a performance da loja, que acabava ficando lenta.

O primeiro passo foi a migração da loja virtual da Lequipo. Inicialmente, a loja Magento foi transferida para  um dos servidores da Bertholdo. 

A equipe da Bertholdo forneceu o suporte necessário para que a loja virtual funcionasse perfeitamente e com ótima performance.

De forma simplificada, a performance é o tempo necessário para que cada página seja carregada. Então, se isso não estiver ok, o Google não vai rankear o seu site entre os primeiros.

Não se esqueça que performance afeta diretamente o SEO. Fique atento!

Loja virtual mais rápida = menor desistência do usuário em navegar por ela.

Veja a opinião do Tadeu Santana sobre a migração:

Checkup de Loja Virtual

Com o BRT Loja, minha loja, que era lenta e tinha um layout ruim, agora apresenta excelente perfomance e uma interface muito mais moderna, bonita e leve.

Migração sem perda de dados

Muitas empresas ficam presas à determinadas plataformas por medo de realizar uma migração, perder seus dados e ser obrigada a começar tudo de novo. Imagine o trabalhão para cadastrar produtos, clientes, tudo de novo!

Isso também ocorre com empresas que utilizam versões antigas do Magento, como era o caso da Lequipo.

A loja virtual desatualizada gera diversos problemas, principalmente graves falhas de segurança.

Para resolver isso, a equipe da Bertholdo, além de criar uma nova loja virtual para a Lequipo, também migrou os dados de clientes e produtos. Evitando assim qualquer tipo de retrabalho.

A migração foi possível devido à utilização de um metodologia exclusiva desenvolvida pela Bertholdo, chamada MTU.

A metodologia MTU permite migrar dados de forma totalmente transparente. Reduzindo prazos e evitando retrabalho por parte do lojista.

Novo layout mais usual e agradável

Outra necessidade foi referente à mudança do layout. Além de torná-lo mais bonito, também indicamos diversas outras melhorias.

O novo layout, permitiu a Lequipo melhorar, ainda mais, a sua página e, consequentemente, subir no Google. Foram incluídos diversos recursos de design, que permitiram melhorar a posição no ranking.  A principal melhoria foi a implementação do layout responsivo.

Vale lembrar que sites preparados para funcionar corretamente em equipamentos mobile são melhor indexados pelo Google. Isso vale também para as lojas virtuais (e como vale!).

Loja virtual Lequipo com layput Responsivo

Melhoria do cadastro de produtos = melhor indexação no Google

Nossa equipe está sempre atenta a ajudar nossos clientes em relação ao cadastro de produtos. Com a Lequipo, o trabalho para melhorar esse quesito é contínuo.

Na loja virtual da Lequipo, há diversas imagens dos produtos, mostrando detalhes e ângulos variados. Para os produtos da marca própria são produzidas imagens em alta qualidade. Isso ajuda a colocá-las na busca de imagens do Google.

 

Além disso, as descrições de cada produto foram refeitas. Com mais informações e diferenciais descritos na página, o SEO de cada produto é aprimorado.

Aumento de visitantes = crescimento de vendas

O trabalho da Bertholdo junto à equipe da Lequipo é constante (quase igual treino fitness). Alguns bons resultados já foram obtidos, porém ainda queremos muito mais.

O apoio, suporte e melhoria contínua permitem que a loja virtual seja continuamente aprimorada, tanto no SEO como em vários outros aspectos.

A maioria das pessoas encontram a Lequipo por meio dos buscadores de internet, principalmente o Google. Isso é resultado direto dos ajustes de SEO.

Outros visitantes são atraídos por meio de ações no Facebook da marca, que você pode seguir clicando aqui!

Esse foi o retorno do Guilherme sobre os resultados da parceria com a Bertholdo:

Crescimento de vendas e acessos na busca orgânica foram os principais resultados obtidos. A Bertholdo deixou o site mais acessível, facilitando para o nosso cliente.

O Tadeu ainda destacou:

Me sinto muito bem assessorado, pois a equipe é acessível e os chamados são respondidos dentro dos prazos.

Para a equipe da Bertholdo é motivo de muita satisfação observar o crescimento da Lequipo.

Ficamos orgulhosos em perceber a confiança e parceria que a Lequipo deposita em nosso trabalho. Isso já foi convertido em muitas indicações.

Por tudo isso: MUITO OBRIGADO LEQUIPO!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

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