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Como utilizar o Google Analytics de maneira poderosa? Aprenda aqui!

Você vai aprender como utilizar o Google Analytics para cruzar informações e alcançar dados otimizados. Confira nossas dicas!

✓ Conteúdo criado por humano

A competitividade é bastante acirrada na internet, o que obriga os e-commerces a encontrarem diferenciais para se destacar nesse meio. Uma boa maneira é aprender como utilizar o Google Analytics para conseguir os melhores resultados para o seu negócio.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona o Google Analytics, além de dar dicas para cruzar informações e alcançar dados otimizados. Acompanhe a leitura!

Como utilizar o Google Analytics de maneira poderosa

O que é e como funciona o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que permite aos donos de sites, blogs, aplicativos e lojas virtuais a análise apurada de dados de comportamento dos visitantes. Porém, a interpretação dos dados fica por conta de cada proprietário.

Existe a versão paga, mas a gratuita é bem completa e oferece muitos recursos. Com essa ferramenta, é possível conseguir dados importantes para o sucesso do negócio com baixo custo.

Alguns itens que podem ser analisados são: número de visitantes únicos, número de sessões, páginas mais visitadas e origem dos acessos e do tráfego. Eles são importantes para as estratégias de marketing dos lojistas.

Um exemplo muito interessante é o estudo da origem do tráfego. Frequentemente, a maioria dos visitantes de um site chega por meio das redes sociais, porém não realiza nenhuma compra. Por outro lado, visitantes que chegam diretamente dos motores de busca são os que geram a maior parte das vendas.

Dados como o do exemplo acima são importantes para direcionar as estratégias de marketing e detectar erros e acertos.

Checkup de Loja Virtual

Dicas de como usar o Google Analytics

Na sequência, daremos algumas dicas para você utilizar a ferramenta da melhor maneira e conseguir dados importantes para o seu negócio.

Defina metas

Você pode definir metas para medir os resultados das ações de marketing do seu negócio online. Para cada objetivo, pode ser estabelecido um alvo, dando informações importantes para a tomada de decisão.

Algumas opções de metas:

  • Destino: a meta será alcançada cada vez que a página escolhida for acessada por um usuário;
  • Duração: será atingida quando o usuário passar mais tempo do que o estipulado em uma página;
  • Páginas por sessão: quando um usuário passa por determinado número de páginas durante uma única visita;
  • Evento: é a ocorrência de uma ação do visitante. Um clique, um download ou qualquer outra operação definida.

Faça testes A/B

Os testes A/B permitem testar e validar as mudanças em um site. Dessa maneira, é possível dividir o tráfego entre duas páginas e descobrir qual delas traz os melhores resultados.

Acompanhe as campanhas

Acompanhar os resultados de uma campanha de marketing é fundamental para avaliar o sucesso da estratégia. É possível reunir todas as ações, como compra de anúncios, e-mail marketing, produção de conteúdo e descobrir quantas visitas e conversões se conseguiu por meio delas.

A importância de contar com os serviços de uma agência especializada

Agora você já tem uma noção de como usar Google Analytics da melhor maneira. Mas a contratação de uma agência especializada pode otimizar os resultados da sua loja virtual de uma maneira que só um time integrado é capaz de conseguir. Esse serviço será feito por profissionais acostumados a explorar a ferramenta de forma eficiente e para diversas finalidades.

Além de contar com um serviço qualificado, você ainda pode economizar tempo e esforço. A agência fará o trabalho, trazendo as informações necessárias para conseguir mais resultados e vendas para a sua loja.

Gostou de aprender como utilizar o Google Analytics e explorar seu potencial? Quer descobrir o que nossa equipe pode fazer pelo seu negócio com essa ferramenta? Então, entre em contato conosco e saiba mais.

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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