fbpx

Google Analytics para e-commerce: como funciona

Ter uma loja virtual e não analisar os resultados é um erro. Para isso, o Google Analytics é o seu melhor amigo! Saiba o que é e como ele funciona

✓ Conteúdo criado por humano

Muito se fala em Google Analytics, mas são tantas as funções e facilidades apresentadas pela ferramenta, que é normal ficarmos perdidos, sem saber o que cabe ou não para a nossa loja virtual.

Então, se você está cheio de dúvidas sobre o Analytics, inclusive sobre o que é e como funciona, nós vamos te ajudar!

google analytics para e-commerce

O que é Google Analytics?

O Google Analytics te proporciona coletar dados essenciais para o bom funcionamento do seu e-commerce. Por lá, por meio de relatórios, você fica sabendo sobre o comportamento do seu cliente dentro de um período determinado por você (dia, semana, mês).

Aqui, alguns itens que podem ser analisados:

  • número de visitantes únicos
  • número de sessões
  • páginas mais visitadas
  • de onde vem o tráfego do seu e-commerce (redes sociais, campanhas no Google e outros)
  • origem dos acessos (mobile, desktop)
  • país de origem

Abaixo, um exemplo de relatório disponibilizado pelo Google Analytics.

analytics0

Para ter acesso ao sistema, é necessário que você tenha uma conta no Google ou registro no Gmail. A partir daí, com login e senha, você cadastra o seu site/loja virtual. Aqui está o passo a passo, um processo que clientes da Bertholdo têm suporte, de forma com que tudo ocorra perfeitamente.

Por ser uma ferramenta completa, que fornece vários dados, o Google Analytics precisa ser explorado, tudo para que o usuário não fique perdido na hora de selecionar o que será importante para o negócio em questão.

Sobre isso, uma dica é vasculhar aos poucos, dia após dia, e não deixar de visualizar os resultados durante um longo período. O ideal é fazer levantamentos semanais ou mensais de acordo com o tamanho do seu e-commerce, e sempre que houver promoções, é indicado priorizar uma análise diária para medir os resultados de forma eficaz.

Entendendo os termos do Google Analytics

Agora, que você já sabe o que é e como o Analytics funciona, vamos tirar as dúvidas sobre as principais nomeclaturas utilizadas pela ferramenta.

graf-facebook

Sessões: a sessão mostra quantas visitas um usuário teve em seu e-commerce. Então, se o seu número de Usuário foi 500 e seu número de Sessões foi de 800, significa que 500 pessoas visitaram a sua página, sendo que alguns visitantes voltaram por mais de uma vez durante o período observado.

Checkup de Loja Virtual

Usuários: corresponde ao número de pessoas que estiveram em sua página. É importante frisar que nesse resultado está incluso os novos usuários e os recorrentes. 

Visualizações de página: mostra a quantidade de páginas visualizadas pelos usuários.

Páginas / sessão: analisa a média de páginas visitadas por cada usuário durante sua visita à loja virtual.

Duração média da sessão: mostra a quantidade de minutos que a pessoa permaneceu em seu e-commerce. 

Taxa de rejeição: representa o porcentual de visitantes que chegou até o seu e-commerce, visualizou apenas uma página e foi embora sem interagir com o seu site.

Porcentual de novas sessões: novas visitas na sua loja virtual durante o período analisado.

google-analytics

Conclusão: devo ou não usar o Analytics em minha loja virtual?

A nossa resposta para essa dúvida é: com certeza você deve utilizar o Google Analytics!

Analisar os números da sua loja virtual é entender qual direção você deve tomar. Às vezes, estamos indo no caminho correto, às vezes é preciso parar e rever as estratégias. E, sobre isso, o Google Analytics será o seu principal aliado. Na Bertholdo, realizamos esse acompanhamento, em conjunto com nossos clientes, constantemente. Podemos afirmar que realmente faz muita diferença entender os números da loja virtual.

Aqui, mostramos apenas uma canja de tudo o que ele permite. Em um outro momento, vamos aprofundar nas funções específicas para o e-commerce: desempenho do produto, desempenho de vendas, transações e outros.

Para saber quando um post foi ao ar, baixe o nosso aplicativo e receba uma notificação em tempo real. Você também pode interagir conosco nas nossas redes sociais: Facebook e LinkedIn.

Fique, sempre, à vontade!

Salvar

5/5 - (2 Votos)
Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima