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Como reduzir os custos fixos da loja virtual? Confira 5 dicas!

Reduza custos fixos da sua loja virtual com dicas práticas e aumente a lucratividade do seu e-commerce.

✓ Conteúdo criado por humano

A loja virtual que sai na frente é aquela que tem um controle adequado de seu orçamento. Os custos fixos são alguns deles. A diferença para o variável, como o próprio nome já diz, está relacionado ao fato de que ele não vai se alterar ao longo dos meses se a demanda do negócio subir. Ou seja, mesmo se você dobrar as suas vendas (que no caso necessitaria de comprar mais insumos para os produtos), esses valores se mantém.

Neste material, a gente explica mais detalhes para que você os reduza de forma eficiente. Continue a leitura e saiba mais!

1. Automação de processos

A automação de processos contribui para que muitas das atividades elaboradas no negócio sejam otimizadas. Mesmo com um valor inicial que, às vezes, possa parecer alto, a empresa vai lidar ter esse retorno ao longo dos meses.

Processamento de pedidos e atendimento ao cliente, por exemplo, podem ser ferramentas que impactam no orçamento de sua loja, uma vez que vai diminuir a necessidade de contratar mais pessoas para o seu time. Além disso, as pessoas que já estão em sua equipe podem focar em ações mais estratégicas e menos operacionais, o que também reflete nos resultados e nas finanças.

 custos fixos da loja virtual

2. Negociação com fornecedores

Existem fornecedores que são fixos em seu negócio. Muitas vezes, a negociação contribui para que você consiga contratos mais atrativos. Avaliar até mesmo se é pertinente continuar ou não com algumas empresas pode possibilitar um gasto menor.

Mas atenção: tenha cuidado para não trocar um contrato por outro que seja mais barato mas que traga prejuízos para o andamento operacional de sua empresa. É aquela máxima de “o barato que sai caro”, concorda?

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No momento de negociar com as empresas que você tem contato, indicamos especialmente:

  • trate a conversa como uma espécie de parceria, não de confronto, uma vez que isso vai possibilitar mais abertura por parte do fornecedor;
  • escute os fornecedores e entenda o ponto de vista deles a respeito dos valores;
  • tenha sempre um plano B com outros fornecedores existentes no mercado.

3. Monitoramento regular

Independentemente de qual seja a estratégia adotada em seu negócio, indicamos que faça um monitoramento regular em suas atividades para que você entenda se o resultado realmente surtiu como o esperado. Lá no início, tenha ainda um planejamento dos gastos e o que pode ser reduzido para facilitar as suas análises.

O mais indicado é que tenha um plano anual para, então, fazer um plano mês a mês e revisitá-lo para identificar pontos de melhoria e verificar quais são os gastos que ainda podem ser reduzidos sem que afete a qualidade dos produtos e serviços.

4. Foco na experiência do cliente

Em um e-commerce, o foco na experiência do cliente deve ser uma prioridade, pois vai impactar diretamente nas preferências de compra. Para a redução de custos fixos, esse tipo de estratégia vai aumentar a recorrência, o que contribui para que alguns investimentos possam ser reduzidos ao longo dos meses (Google Ads, por exemplo).

Negociação com fornecedores

5. Análise do ROI

Por fim, recomendamos que haja o estudo do Retorno sobre o Investimento de todas as estratégias feitas. Com isso, há a oportunidade de entender quais são as ações que realmente obtém retorno e quais são aquelas que podem ser despriorizadas por não impactarem nos resultados.

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre as dicas práticas para reduzir custos fixos em sua loja virtual? Como vimos, mudanças simples nas atividades podem impactar seus resultados e garantir que haja mais lucratividade, aumentando as chances de alcançar os resultados pré-estabelecidos em seu planejamento estratégico.

Se você conhece alguma outra prática que não mencionamos neste material, deixe sue comentário neste post e compartilhe com a gente as estratégias já adotadas!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Amanda Coelho

Coordenadora de Marketing da Bertholdo

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