Conhecer o conceito de fluxo de caixa e saber como usá-lo, é uma maneira de melhorar o controle das finanças da sua empresa. Ele é basicamente um esquema que mostra de onde o dinheiro vem e para onde ele vai. Mostra por onde os recursos entram e quanto se gasta ou o quanto é investido em cada quesito.

Essa forma de gestão das finanças auxilia no diagnóstico da situação do empreendimento e aponta futuramente quando o cenário será de contas apertadas ou se sobrará dinheiro.

A maioria das empresas funciona melhor por meio de um planejamento semanal. No entanto, algumas podem precisar atualizar o controle em uma base diária ou mensal. Essas decisões dependem da complexidade do negócio e do seu ritmo de processos.

Veja agora como fazê-lo e mantê-lo, em pontos que podem ser adequados ao porte de cada empreendimento.

Fluxo de Caixa
Faça a previsão e o registro de despesas

O primeiro passo é visualizar todas as obrigações financeiras da loja virtual. Inicie fazendo uma lista de tudo o que a a empresa tem a pagar: publicidade no AdWords, direitos de software, mensalidade de hospedagem, empréstimos, fornecedores… Registre todas as suas despesas, especificando os montantes.

Para ter um melhor acompanhamento ainda da saída de dinheiro, classifique os gastos em administrativos, comerciais e financeiros. Essas três categorias abrangem fornecedores, despesas fixas, com a gestão, bancárias e eventuais.

Projete a renda

Muitas lojas virtuais experimentam flutuações nas vendas. Então, comece por anotar qualquer garantia de renda que a empresa tenha. No caso de vender por assinatura ou ter contratos de longo prazo, é possível ter uma boa estimativa do que está por vir para estimar se os números serão positivos, negativos ou estáveis.

Uma ação que realmente ajuda com as projeções é ver dados do passado. Em muitos casos, as vendas de uma semana específica de um ano atrás estão muito mais próximas dos números atuais do que os da semana passada.

Na identificação de que os resultados são crescentes ao longo do último ano, o volume do esboço de receitas pode ser maior. Porém, é importante ser conservador para não acabar em uma situação difícil.

Conecte as informações e obtenha o fluxo de caixa

Agora é a hora de preencher os dados obtidos. É necessário colocar todas as informações da empresa em uma planilha e um simples Excel com modelo de controle é eficiente.

Em relação aos ganhos, caso atue apenas por loja virtual, você terá apenas uma fonte de faturamento. Possuindo vários canais de vendas, os valores deverão ser lançados separadamente, o que vai ajudar a prever mais facilmente as entradas de dinheiro.

E certifique-se de adicionar os ganhos semanais apenas se estiverem disponíveis nas datas, pois movimentação financeira é verba tangível. Da mesma forma, preencha todas as despesas com as classificações supracitadas e suas datas.

Não esqueça de adicionar o saldo das contas bancárias da empresa na primeira semana. Nas próximas, altere conforme o rendimento e com as despesas projetadas. Posteriormente, confira — uma espécie de auditoria do seu fluxo.

Atualize sua planilha

O fluxo de caixa deve ser atualizado a cada operação feita. Quando o cálculo não corresponder à semana anterior, é fundamental descobrir o porquê. Às vezes, não são cobertas todas as despesas ou a planilha continha projeções excessivamente otimistas de renda.

A folha de cálculo é um documento vivo. Sendo mantido em um documento do Google, por exemplo, estará disponível a qualquer momento e em qualquer dispositivo. Ainda pode ser atualizado para todos os usuários de uma só vez e pode ser facilmente compartilhado.

A maioria das empresas não faz bom uso de seu controle de finanças, mas qualquer negócio pode corrigir seus processos nesse ponto. Aproveite todo e qualquer tempo disponível para organizar seu negócio e será muito mais fácil atingir os objetivos e medir resultados para aplicar toda e qualquer mudança necessária.

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