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Link building: o que é e como funciona?

O linkbuilding te ajuda a ficar bem rankeado nos buscadores, aumentando a relevância da sua marca. Saiba mais no texto escrito pela Task, nossa parceira!

O termo Link building pode soar estranho para muita gente, mas faz uma grande diferença na hora de rankear a sua página no Google. Por isso, hoje trazemos esse artigo assinado pela nossa parceira Task, que explica tudo sobre o assunto.

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Primeiro, vamos saber o que ele significa. O Linkbuilding é a técnica usada para conseguir links para uma página ou site específicos, com a intenção de aumentar a sua relevância nos mecanismos de busca da Web.

Isso acontece porque um dos maiores critérios para colocar uma página entre as primeiras posições nas buscas é a quantidade e qualidade de links que aquele site recebe. Se você está pensando em criar uma estratégia matadora de SEO, então, planejar o link building é crucial.

Critérios e funcionamento

Para entender a importância e o funcionamento do Link building, é preciso, antes de mais nada, entender como os mecanismos de busca, como o Google, funcionam.

Para avaliar a reputação, autoridade e relevância de determinada página na internet, o Google contabiliza, entre outras informações, a quantidade de links que aquela página recebe. Assim, esses links funcionam como um motor do SEO, relacionando diferentes páginas e destacando a que mais recebe links.

Isso acontece porque, para o Google, uma página com muitos links é uma página considerada confiável, já que foi “eleita” por outros sites e “recomendada” pelo seu conteúdo. Mas não pense que qualquer link serve.

Na hora de avaliar os links, o buscador leva em consideração alguns critérios, como o contexto no qual aquele link é feito, o texto publicado nele e se o link é dofollow ou nofollow.

Portanto, se uma página de grande audiência e muita relevância da área de Pet Shop, por exemplo, fizer um link para um curso de especialização na área de veterinária, isso terá um impacto ainda maior para que essa página melhore seu posicionamento nos resultados de busca daquelas palavras-chaves.

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Dessa forma, de nada adianta buscar links sem qualidade para a sua página. Da mesma forma que o Google identifica links relevantes e impulsiona o posicionamento da página linkada, o efeito contrário pode acontecer quando links ruins ou irrelevantes forem feitos para o site, podendo até ser banido do Google.

Para que um link seja considerado de qualidade, é preciso que ele seja feito de forma natural e espontânea, tanto para quem vai linkar quanto para quem está sendo linkado. Portanto, não ache que receber bons links seja algo fácil de acontecer.

Conteúdo: a chave de tudo

Para garantir um Link building relevante e de qualidade, o segredo é um só: conteúdo de alta qualidade.

Portanto, separe seu tempo e dedicação para criar bons conteúdos para seu site ou blog, fazendo com que ele conquiste leitores e audiência de forma orgânica.

Isso trará um público mais relevante, compartilhamentos, recomendações e referências naturais. Como consequência, a página também terá uma maior quantidade de links e um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

Prospecção de links

Outra alternativa para conquistar novos (e bons) links, é fazer uma prospecção ativa de links. Isso significa trabalhar de forma semelhante a uma assessoria de imprensa, produzindo releases e promovendo o seu conteúdo para blogs, sites e páginas de relevância que podem criar bons links para você.

Gostou das dicas? Agora é reforçar a dedicação aos conteúdos, garantir um bom relacionamento com os sites concorrentes e ver seu Linkbuilding aumentar.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário no espaço abaixo ou entre em contato conosco por meio das nossas redes sociais: Facebook e LinkedIn.

Você também pode fazer contato com pelo Facebook da Task, autora desse texto e que também conhece muito sobre o assunto 😉

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