fbpx

Quanto tempo demora a migração de dados ao mudar de plataforma?

A migração de dados exige cuidados. Neste material, explicamos quais são eles. Não perca!

✓ Conteúdo criado por humano

Existem muitas etapas para a troca de plataforma em um e-commerce, e a migração de dados é uma delas. Normalmente, a empresa toma essa decisão em busca de uma solução que melhor atenda às suas necessidades.

É importante levar em consideração alguns cuidados essenciais para garantir a segurança das informações e certificar-se de que não haverá instabilidades durante o procedimento. Assim, é gerado um impacto positivo na experiência do cliente, garantindo mais credibilidade para o seu negócio.

A seguir, tiramos algumas dúvidas comuns sobre a migração de dados. Confira!

Quais cuidados ter com a migração de dados?

Quando nos referimos à migração de dados na transferência de plataforma, estamos considerando dois tópicos específicos. O primeiro deles diz respeito ao conteúdo da sua loja. Todas as informações precisam ser transferidas para a nova ferramenta, como fotos dos produtos, descrições e vídeos que foram carregados na ferramenta, entre outros.

O segundo tópico se refere às informações dos clientes. Esse é um ponto que exige a máxima atenção, especialmente devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Trata-se de uma transferência mais complexa, que exige o uso de ferramentas específicas para garantir que tudo ocorra sem que nenhuma informação seja perdida.

Quanto tempo esse procedimento leva?

Existem pontos que interferem no tempo da migração de dados. O tamanho do negócio é um deles: quanto mais páginas disponíveis e mais produtos catalogados, maior será o tempo de transferência — especialmente se o volume de clientes for grande.

Checkup de Loja Virtual

Isso aumenta a complexidade da operação, exigindo uma atenção especial das equipes técnicas, que devem estar preparadas para esse tipo de atividade — de preferência, com uma experiência prévia em migração de dados.

A estrutura das plataformas é outro fator de interferência. Afinal, a migração para uma ferramenta que tenha uma estrutura de dados semelhante será sempre menos complexa, uma vez que será preciso realizar menos mudanças nos registros.

Os erros que podem ocorrer durante esse processo também interferem no tempo. No cronograma de migração, é necessário levar em conta que imprevistos tendem a acontecer, mas podem ser corrigidos de maneira rápida — especialmente se a migração for realizada por uma equipe com expertise no assunto.

Quanto tempo demora a migração de dados ao mudar de plataforma?

Quais são os outros pontos de atenção durante uma migração de plataforma?

Além dos tópicos que apresentamos, existem outros cuidados necessários durante a migração de plataforma. Entre os principais, podemos citar a necessidade de manter as URLs, a verificação do suporte da plataforma e o planejamento de transferências dos textos, especialmente para evitar qualquer tipo de problema que possa ocorrer com o ranqueamento das suas páginas.

E então, o que achou de entender um pouco mais sobre o tempo que leva para a migração de dados e os cuidados necessários? Como vimos, trata-se de uma estratégia que exige planejamento e uma equipe especializada no assunto, para garantir que os riscos sejam menores e que a experiência do cliente não seja prejudicada.

Se você conhece algum outro ponto que não mencionamos no material, deixe um comentário no post e compartilhe com todos a sua experiência!

5/5 - (1 Voto)
Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Amanda Coelho

Coordenadora de Marketing da Bertholdo

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima