O reajuste de fretes dos Correios pegou muitos lojistas de surpresa! Se as grandes varejistas virtuais ficaram assustas, imaginem os lojistas de menor porte. Pois é! Mas, nada de pânico. Separamos dicas que vão te ajudar a não perder vendas por causa do aumento do frete.

Reajuste de fretes dos Correios

Entenda o reajuste de fretes dos Correios

Desde o dia 6 de Março, os preços praticados pelos Correios aumentaram, em média 8%. Sendo que os valores podem chegar a 51% dependendo do peso, modalidade de envio e origem/destino dos pacotes. Para quem mora na cidade do Rio de Janeiro, ainda há uma taxa extra de R$ 3, sugerida por causa de roubos de carga e, também, pela violência.

Porém, a mudança não está valendo para o Mercado Livre, que conseguiu, no dia 2 de Março, uma liminar que impediu o aumento do frete para os lojistas inseridos na plataforma. O marketplace também iniciou a campanha #FreteAbusivoNão. A ideia é um protesto ao reajuste. 

Saiba o que foi reajustado pelos Correios

Abaixo, seguem detalhes dos reajustes de fretes dos Correios, que já estão valendo: 

  • Tarifas gerais para PAC e Sedex na ordem de 8% na média, mas com aumentos na ordem de 51% para algumas praças;
  • Reembolso referente aos atrasos serão pagos em até 90 dias;
  • Redução do valor pago de indenização em caso de extravios ou roubo;
  • Taxa extra de R$ 3,00 para cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana;
  • Redução do minimo para mensuração do peso cúbico de 10kg para 5kg;
  • Adicional de grandes formatos no valor de R$20,00;
  • Cobrança adicional de formatos cujas embalagens não sejam quadradas ou retangulares no valor de R$ 20,00;
  • Aumento das quantidades mínimas para desconto em contratos já feitos.

Agora, vamos te dar dicas mais que amigas para que o reajuste de frete dos Correios não atrapalhe as suas vendas!

Reajuste de fretes dos Correios: não deixe que isso atrapalhe as vendas do seu e-commerce!

Utilize a estratégia cross-selling como sua aliada

O cross-selling é a estratégia utilizada para que o cliente compre outros produtos complementares a escolha do carrinho. Sabe quando você está fechando a compra de uma bolsa e aparece, como opção, um cinto e uma meia? É isso!

O cross-selling eleva o valor da compra e faz com que o frete não pareça tão alto. Afinal, pagar, por exemplo, R$ 20 de frete para a entrega de três produtos é melhor do que arcar com o mesmo valor e receber apenas uma mercadoria em casa. Aposte nisso!

Insira a opção de retirada na loja física

Se a sua loja virtual também tem unidade física, ofereça essa opção aos clientes da sua cidade. Além de economizarem no frete, eles conhecem de perto os seus produtos e podem, inclusive, comprar mais!

Quando for entregar a mercadoria ao seu cliente, dê atenção a detalhes como: atendimento, cuidado com a embalagem e faça de tudo para que ele se sinta especial. 

Crie um clube de benefícios focado nos seus melhores clientes

Como dissemos acima, fazer com que a pessoa se sinta especial é fundamental. Afinal, quem não gosta de ser mimado?

Uma boa estratégia é criar um clube de benefícios, de forma a oferecer facilidades aos seus melhores clientes. E, claro, que o frete gratuito é uma ótima maneira de presentear a sua base. Que tal, a cada 3 compras, a sua loja virtual oferecer entrega gratuita? Garantimos que as pessoas vão amar!

Além dessa ideia, há outras formas de oferecer gratuidade de frete sem que a sua renda seja prejudicada Veja abaixo:

  • Frete grátis para compras acima de um determinado valor;
  • Códigos de desconto para quem interage nas redes sociais da sua marca;
  • Datas comemorativas em que a possibilidade de aumento do ticket médio cresce. Ex: Dia das Mães e Natal;
  • Promoções relâmpagos: “só hoje, frete gratuito!”

Viu como o reajuste de fretes dos Correios pode ser driblado?

Não perca tempo e coloque seus planos de venda e marketing em prática agora!

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