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Semana do Brasil 2025: estratégias para aumentar suas vendas

A Semana do Brasil que acontece no mês de setembro é uma excelente oportunidade para impulsionar as vendas on-line. Veja como preparar o seu negócio para a data!

✓ Conteúdo criado por humano

Datas sazonais são uma excelente oportunidade para impulsionar as vendas. A Semana do Brasil foi criada justamente para aquecer o comércio e trazer um novo tipo de Black Friday para o nosso país. Essa estratégia é muito importante e já teve um retorno otimista de lojistas participantes no ano anterior.

Neste artigo, mostraremos como você pode se preparar para a Semana do Brasil 2025. Descubra por que essa data foi criada e veja as principais dicas para você se planejar e conseguir bons resultados nesse período, também conhecido como Black Friday brasileira. Programe-se com antecedência e impulsione as suas vendas. Boa leitura!

Quando e para que foi criada a Semana do Brasil?

A Semana do Brasil foi criada em 2019 com a finalidade de diminuir a competitividade entre duas grandes datas para o comércio do nosso país: a Black Friday e o Natal. Apesar de ser um sucesso para o público brasileiro, a Black Friday traz uma desvantagem, que é o foco nos descontos e nos preços baixos justamente no momento em que o consumidor está mais motivado a fazer compras.

A ideia é adiantar essa semana, fomentando as vendas em um período de baixa para o comércio, que é o mês de setembro, e ainda manter o bom desempenho na época do Natal.

A Semana do Brasil em 2025 acontecerá no começo de setembro. Popularmente chamada de Black Friday Verde e Amarela, essa iniciativa oferece uma excelente chance para impulsionar as vendas e renovar o estoque da sua loja, aproveitando o aumento no consumo gerado pela ocasião.

Como participar da semana do Brasil?

  • Inscreva sua loja no site oficial para receber o Selo Oficial do Manual de Identidade e materiais promocionais.
  • Planeje suas ações, como lançamentos de produtos, promoções e campanhas de descontos.

Semana do Brasil: entenda como ela pode aumentar suas vendas!

Como se preparar para vender mais nessa data?

Assim como em outros períodos de sazonalidade, é fundamental direcionar o marketing da empresa com estratégias voltadas para a data. Algumas ações que podem contribuir para aproveitar a Semana do Brasil são:

  • planeje promoções exclusivas — as pessoas já se acostumaram com comerciantes que usam o termo “desconto” para impulsionar seus resultados, e o novo consumidor está mais consciente, pesquisando antes de comprar. Sendo assim, ofereça ofertas de verdade, que sejam irresistíveis para o seu público;
  • crie uma campanha de divulgação — apesar de ser uma iniciativa interessante, a Semana do Brasil ainda não é tão conhecida. Desse modo, crie estratégias para que a sua audiência saiba o que é e que você está participando;
  • acompanhe a concorrência — o que os outros comerciantes estão fazendo para se destacar? Ver outras estratégias pode servir de inspiração para as suas ações;
  • acione os clientes inativos — sabe aquela lista que tem potencial de comprar, mas ainda não fechou negócio? Essa data pode ser uma excelente oportunidade para ativar essas pessoas e aumentar o potencial de vendas do seu e-commerce.

 Novas estratégias para aproveitar melhor a Semana do Brasil (em 2025)

A Semana do Brasil é mais do que uma simples ação promocional, ela representa uma oportunidade estratégica para marcas se conectarem com o público por meio do consumo consciente, da valorização do mercado nacional e de campanhas criativas.

Em 2025, o desafio é ir além dos descontos e explorar novas abordagens que realmente engajem o consumidor, fortaleçam a identidade da marca e gerem resultados consistentes. A seguir, reunimos algumas estratégias atualizadas que podem elevar sua campanha ao próximo nível.

1. Parcerias com influenciadores locais e micro‑influenciadores

Calendário do e-commerce 2025: principais datas para vender mais – Versão Mini

Envolva influenciadores com público geograficamente próximo para reforçar o impacto local da campanha. Isso traz autenticidade ao selo verde e amarelo e ajuda a atrair consumidores que valorizam iniciativas nacionais.

2. Campanhas sustentáveis — alinhadas ao propósito do selo verde e amarelo

Destaque produtos com atributos sustentáveis (como embalagens recicláveis, fornecedores locais ou produção ética). Use essa narrativa para fortalecer a identidade da marca durante a semana.

3. Gamificação com clientes: concursos e cupons surpresa

Crie quizzes ou desafios interativos no site ou redes sociais com prêmios imediatos (cupom válido apenas durante a semana). Isso estimula o engajamento e acelera a decisão de compra.

4. Formação de kits temáticos com senso de urgência

Monte “Kits Brasil” com produtos complementares e ofereça descontos combinados exclusivos durante a Semana do Brasil. Use contagem regressiva para aumentar a urgência.

Como manter o e-commerce em ordem para essa sazonalidade?

Se você deseja vender mais, claramente será preciso analisar o desempenho do seu e-commerce também. Para ter uma loja virtual segura — tanto para você quanto para os seus clientes —, além de garantir um carregamento e uma interface amigáveis, é preciso contar com a ajuda na área de TI. O ideal é optar por empresas que ofereçam um suporte, acompanhando os seus clientes.

Você deve ter percebido que a Semana do Brasil tem o potencial de se transformar em uma nova oportunidade de vendas, equilibrando duas grandes datas que seriam a Black Friday brasileira e o Natal. Para que as lojas on-line apostem nessa solução e consigam aumentar as vendas na data, é fundamental se planejar e contar com um e-commerce estruturado para receber um maior número de visitantes.

Quer descobrir como a sua loja virtual pode ter o melhor desempenho na Semana do Brasil? Entre em contato com a gente e descubra como alcançar o melhor potencial do seu negócio!

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Autor/a

Flávio Augusto Bertholdo

Fundador da Bertholdo, Especialista em E-commerce, Consultor SAP, Apaixonado por Marketing, Finanças e Cultura Pop

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