Você já reparou que o desempenho de tráfego de um site varia em ciclos anuais? Isso ocorre devido a um fator chamado sazonalidade. A demanda por produtos e serviços é diretamente impactada pelo período do ano em que estamos. Por conta disso, é fundamental entender e utilizar o marketing sazonal. 

Um exemplo dessa flutuação são os sites B2B em comparação aos B2C. É comum que nos meses de dezembro e janeiro haja uma queda grande de tráfego nos sites focados em fazer negócios com empresas (B2B), por serem períodos de festas e férias. Já no mercado B2C, a demanda cresce exponencialmente devido aos presentes de fim de ano e compras para as viagens de verão.

Outro ótimo exemplo é a Black Friday. Em 2018, o volume total de vendas foi de mais de 2,1 bilhões de reais, de acordo com dados da consultoria Ebit Nielsen. Porém, nem todas as lojas virtuais conseguiram obter resultados significativos nesse período.

Quer entender mais sobre o assunto? Então acompanhe este texto até o fim.

O que é marketing sazonal?

O termo pode ser entendido como a estratégia de ajustar as campanhas de marketing às atividades que estão ocorrendo.  

Em outras palavras, é direcionar a comunicação para importantes eventos, feriados nacionais e internacionais, e datas importantes para o nicho em que seu negócio está inserido. 

É a arte de olhar para o calendário, identificar oportunidades apropriadas e ganhar dinheiro com elas. É conseguir chamar atenção para o seu produto ou serviço a partir da conjuntura momentânea do mercado.

Marketing sazonal para e-commerce

Como planejar uma campanha sazonal?

É necessário entender que é possível prever os picos de acesso de um site. Por isso, um bom estrategista de marketing digital sabe que é preciso planejar suas ações com antecedência.

Uma das melhores formas para construir um calendário de ações de marketing é analisar o histórico de acessos da sua página nos últimos anos. Faça um comparativo e veja quais são os meses, semanas e dias com maiores acessos.

A partir dessa pesquisa, veja quais são as palavras-chave mais buscadas online durante esses períodos e trabalhe campanhas que as utilizem de forma adequada. Dessa forma, é muito mais fácil atrair a audiência desejada no período certo de compra.

Prepare seu site da seguinte forma:

  • comece a campanha sazonal com dois a três meses de antecedência. Assim, você garante tempo de exposição para suas ações de Google Ads e indexação das suas páginas de conteúdo;

  • atualize a identidade visual e o logo da página para remeter à data que está sendo divulgada;

  • diferencie-se da concorrência e não use o mesmo texto para os anúncios;

  • analise as campanhas anteriores e aprenda com os erros e acertos.

Quais datas devem ser exploradas?

É claro que sua loja virtual deve sempre estar focada nas grandes datas festivas. Dia das mães, dos pais, dos namorados, Natal, Páscoa e Black Friday são alguns exemplos que não podem ser ignorados.

Porém, há no calendário uma infinidade de datas especiais que podem ser usadas para capitalizar o seu e-commerce. Confira alguns exemplos:

  • Dia do livro;

  • Dia do médico;

  • Dia das crianças;

  • Dia do lojista;

  • Dia do trabalho;

  • Dia do consumidor.

Marketing Sazonal no e-commerce

Estratégias voltadas a datas específicas são fundamentais para lojas virtuais que queiram identificar e monetizar as diferentes oportunidades e períodos do ano, que são propícios para campanhas de divulgação.

Ao utilizar o marketing sazonal de forma correta se constrói uma estrutura de conteúdo, mídias sociais e de layout do site que favorecem o lançamento de promoções temporárias.

marketing sazonal

Gostou das dicas? Quer aplicar o marketing sazonal na sua loja virtual?

Para  aproveitar ao máximo as datas comemorativas e aquecer o seu e-commerce, confira o Calendário E-commerce 2019 da Bertholdo. Tenho certeza que você vai encontrar ótimas oportunidades para aumentar suas vendas durante todo o ano. 

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