Em um e-commerce, é importante buscar por ações e estratégias que contribuem para que haja resultados mais efetivos e garantam lucratividade maior. Dessa forma, você consegue alcançar as metas pré-estabelecidas em seu planejamento, além de contribuir para a atração e fidelização de clientes. As vendas multicanal é um desses pontos. Como o próprio nome sugere, ela ocorre em diferentes canais, como o próprio e-commerce, redes sociais, anúncios Ads, entre outros.
Neste material, a gente explica mais detalhes sobre como é possível garantir uma ação de forma efetiva e impactar as suas ações de forma positiva, gerando cada vez mais números mais concretos. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Conheça o seu ICP
Antes de qualquer estratégia de vendas e de marketing, é importante ter o entendimento sobre o seu ICP. Por meio dele, você vai entender no detalhe o perfil ideal de cliente, de modo que saiba quais são os canais que ele mais usufrui, como ele se comporta no momento da compra, se decide por impulso ou se pensa bastante, entre outros pontos.
Faça automação de campanhas
Independentemente de qual a sua ação, automatizar as campanhas contribuirá de forma direta para tornar o processo mais mensurável e menos manual. Com isso, a sua equipe tem a possibilidade de se dedicar mais tempo a tarefas mais estratégicas e menos operacionais, o que contribui para que as metas e objetivos da empresa sejam alcançadas com mais facilidade.
Por isso, entenda qual ferramenta de CRM mais agrega às suas necessidades e se alinha com o perfil de sua audiência. Dessa forma, você tem a oportunidade de identificar o comportamento de compra dentro do site, analisar quais são os conteúdos consumidos por parte de sua base, entender os assuntos que eles mais interessam, além de criar fluxos de nutrição de acordo com o interesse de cada um.
Não deixe de ter em seu e-commerce um chatbot, principalmente para questões de suporte. Dessa forma, antes de seguir para um profissional, você tem a possibilidade de identificar do que se trata a dúvida e ainda direcionar para o profissional certo.
Conte com bons fornecedores
Por fim, esse é um cuidado que deve ter em qualquer situação. No caso das vendas multicanais, é preciso fazer a integração da sua estratégia com a plataforma, independentemente se trata de Magento, WooCommerce ou Shopify. Assim, aumentam as possibilidades de tudo sair como o esperado e torna a experiência do cliente mais positiva, o que contribui para que o seu negócio se destaque no mercado.
E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a estratégia de vendas multicanal? Como vimos, trata-se de uma solução útil para que seu empreendimento ofereça uma experiência rica ao cliente, de modo que ele opte por diferentes locais para fazer a sua compra de acordo com o seu momento. Naturalmente, os números serão melhores e você tem a possibilidade de conquistar mais pessoas para o seu negócio.
Existe, ainda, a estratégia omnichannel. Quer saber um pouco mais sobre ela? Continue no blog e confira outro material que produzimos!