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Prepare seu e-commerce para o Dia dos Pais 2023 e venda mais

Será que você, realmente, sabe o que os consumidores buscam no Dia dos Pais? Conheça os hábitos de consumo masculinos e inove!

O Dia dos Pais no e-commerce vem mudando a cada ano. Sim! Já foi o tempo em que eles gostavam de ganhar apenas eletrônicos e produtos similares. Em 2023, o Dia dos Pais será celebrado no dia 13 de agosto.

O destaque das vendas no Dia dos Pais 2022 foi o forte crescimento do e-commerce, com um aumento de 33%, impulsionado pelas categorias de Cosméticos e Higiene Pessoal e Óticas e Joalherias.

Em 2021, o Dia dos Pais no e-commerce bateu todos os recordes no Brasil. O faturamento superou os R$ 6,2 bilhões, representando crescimento de 15,99% em comparação com a mesma data do ano anterior.

Os tempos são outros e homens estão, cada vez mais, vaidosos e deixando de lado o velho e batido estereótipo masculino. Por isso, chegou a hora de reinventar as campanhas para a data!

Dia dos Pais no e-commerce: o que eles realmente querem?

Para te ajudar nessa mudança, vamos falar sobre o crescimento das vendas do Dia dos Pais em 2016 e, também, conversar sobre a mudança comportamental dos homens. Assim, você poderá focar em estratégias mais certeiras e inovadoras!

Dia dos Pais no e-commerce: os números só crescem!

O conforto de receber os produtos em casa, a facilidade em comparar preços em um clique e, claro, a correria diária, são apenas alguns dos fatores que têm feito com que os brasileiros comprem mais online. E, as datas comemorativas são campeãs!

No cenário das vendas no Dia dos Pais de 2022 no Brasil, os números revelaram um desempenho notável no setor varejista. Apesar de ter registrado um faturamento ligeiramente abaixo do ano anterior, com uma diferença de 3,4%, o comércio eletrônico (e-commerce) emergiu como grande protagonista, apresentando um crescimento expressivo de 33%.

O aumento vertiginoso nas vendas online não apenas impulsionou o total de vendas, atingindo um faturamento de 5,9 bilhões de reais, como também refletiu a mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros, evidenciando a preferência crescente pelas compras online.

Dentro das categorias de presentes, os números ressaltaram dois setores específicos que se destacaram no Dia dos Pais de 2022. Os segmentos de Cosméticos e Higiene Pessoal e Óticas e Joalherias se sobressaíram com crescimentos significativos de 18,1% e 14,2%, respectivamente.

Segundo dados da Neotrust a data comemorativa em 2021, superou em vários quesitos os números do ano anterior. Além do aumento de 15,99% no faturamento, o valor do ticket médio também aumentou, saltando para R$ 450,00, aumento de 11,3% em comparação com 2020. Esse dados reforçam a forte tendência de aumento nas vendas neste período.

Sobre o Dia dos Pais, de acordo com dados da Worldpay, na semana que antecedeu a data, as transações online aumentaram 12% em comparação a uma semana típica de vendas.

Outro dado interessante, visto na pesquisa, mostra que, a 3 dias da data, houve um crescimento de 31% das vendas. Esse é exatamente o prazo médio para a entrega dos produtos. Isso te soa familiar? Afinal, quem nunca deixou as compras pra última hora?

Porém, isso está mudando um pouco! A Worldpay também destacou que, o segundo momento com o maior pico de vendas, foi 11 dias antes da comemoração do Dia dos Pais. Esse dado é importante para lojistas, mostrando que muitos brasileiros estão se planejando com mais antecedência.

Mas, por ora, vamos focar em 2023, já que a maioria dos trabalhadores recebem na semana do Dia dos Pais e vão comprar, sim, os presentes pertinho da data!

Então, vamos à pergunta: o que eles, realmente, querem ganhar de presente?

O Dia dos Pais e os novos hábitos de consumo dos homens

Sim, eles ainda amam produtos eletrônicos e vamos falar, um pouco mais à frente, sobre isso. Mas, vamos começar por outra descoberta interessante!

Uma pesquisa nacional registrada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que os homens também deixam de economizar, e até mesmo se endividam, na hora de comprar produtos ou serviços de beleza e estética.

Segundo a pesquisa, cerca 25,4% dos entrevistados contaram que já guardaram dinheiro para esse tipo de consumo Já outros 6,5% já acumularam dívidas para priorizar esse tipo de compra. Está espantado(a)? Vamos ver mais!

Sobre o consumo de roupas e acessórios, 74,9% dos homens disseram que se esforçam para estarem sempre bem vestidos e, também, que acreditam que cuidar da aparência é uma necessidade e não um luxo. Por isso, se você tem um e-commerce de beleza, bem-estar e moda, não se esqueça de focar em campanhas para o Dia dos Pais.

Papo de Loja

Agora, eles também focam em eletrônicos e demais compras relacionadas ao universo digital. De acordo com pesquisa da e.life, homens acima dos 40 anos acessam a internet por meio de tablet, Smart TV, Google Chromecast, Apple TV.

Já a maioria, independente da idade, tem o celular como o substituto do jornal impresso. O levantamento mostrou que 76% deles leem notícias no celular todos os dias; 70% utilizam o aparelho para jogos;  e 2 em cada 3 entrevistados acessam streaming pelo smartphone.

Pegando carona nesse tema, os filhos estão, cada vez mais, observando essa preferência pelos conteúdos digitais. As compras de downloads aumentaram 7% na semana anterior ao Dia dos Pais de 2016, sendo que o valor médio foi 25% maior do que em outros períodos (R$ 21,00). Tudo isso faz com que filmes, jogos e músicas sejam uma tendência, que ainda vai crescer muito, na hora de presentear o paizão.

Viu como é preciso sair do senso comum e inovar? Agora, coloque a sua loja virtual em evidência e divulgue os seus produtos. Afinal, há um tipo de pai para todos os gostos e bolsos!

Prepare o seu e-commerce para o Dia dos Pais: 5 dicas imperdíveis

Após entender mais sobre o cenário do vareja no período das comemorações do Dia dos Pais, chegou o momento de colocar a mão na massa e preparar a sua loja virtual para receber os clientes.

Abaixo, separamos 5 principais dicas que irão te ajudar a vender mais!

Dicas para vender no Dia dos Pais

Prepare o seu e-commerce

Essa dica é, digamos, básica, mas é a mais importante de todas e, por isso, vale ressaltar. Estar com a sua loja virtual preparada para a data é fundamental para o sucesso da sua campanha.

Prepare banners com ofertas, posicione os principais produtos logo na primeira página e faça testes com foco na experiência do cliente tanto no desktop quanto no mobile.

Ah, e se você tiver um blog, prepare um conteúdo especial com dicas de presentes para os papais!

Selecione os produtos certos

No momento de divulgar as promoções, selecione produtos que mais têm potencial de vendas, de olho, claro, no público-alvo.

Aposte em itens citados nos hábitos de consumo, que listamos nos tópicos acima: eletrônicos, camisas, sapatos, perfumes e etc!

Divulgue as ações de maneira estratégica

Além de utilizar o tráfego orgânica, que tal separar um budget para divulgar a ação de Dia dos Pais por meio das mídias pagas? Campanhas no Google e no Instagram, por exemplo, chegarão, em tempo hábil, nas pessoas que estão propensas a comprar com você!

Aqui temos um conteúdo completo sobre como utilizar esses canais!

Se programe para os prazos de entrega

Receber o presente até o domingo dos pais é mais que importante para a experiência positiva do cliente. Então, se organize para que os prazos sejam cumpridos.

Uma dica: para pessoas que estão na mesma cidade que você, envie os produtos por meio de parceiros como o Loggi ou motoristas de aplicativo. Já para pessoas que estão em outras partes do Brasil, estabeleça uma data limite para que a compra seja feita, de maneira com que a entrega não atrase.

Ah, e divulgue tais informações em todos os canais de comunicação. Mantenha as pessoas informadas sobre todos os seus processos. Garantimos que elas ficarão felizes com tanta transparência!

Treine sua equipe para o pré e pós-vendas

Estar atento a todas as etapas da jornada do consumidor fará com as pessoas retornem ao seu e-commerce para novas compras.

Então, treine sua equipe para atendimentos ágeis em chats de atendimento, e-mail e outros canais que estejam ligados ao pré-vendas. Quanto mais rápido for o retorno, mais chances há de haver conversão. Além disso, as mensagens devem demonstrar gentileza e disponibilidade em ajudar.

E, olha, essa atenção se mantém no pós, viu? Pergunte ao clientes como foram as entregas, peça avaliação em relação ao atendimento e a experiência no site, esteja aberto para solicitações de trocas e afins. Dessa maneira, as pessoas irão perceber que você, realmente, se importa com elas. Como resultado, elas voltarão. Fidelizar clientes é o momento mais importante de todo o processo, não é mesmo?

Para ajudar, baixe o nosso e-book e saiba como divulgar a sua loja virtual nas redes sociais!

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