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9 Super Dicas para seu E-commerce vender no início do ano

No início do ano, é importante adotar estratégias para aumentar as vendas do e-commerce. Saiba mais!

✓ Conteúdo criado por humano

Você está pensando em aumentar as vendas no início do ano? Então, vamos conversar sobre dicas para seu e-commerce vender mais. Afinal, sabemos que essa época nunca é fácil para os lojistas, seja do comércio eletrônico ou físico.

O motivo é que a maior parte das pessoas precisa lidar com diversos gastos e compromissos financeiros, desde impostos até material escolar. Sem falar que muita gente sai de férias, o que cria uma barreira a mais para as compras online.

Ainda assim, o lojista não pode se dar por vencido. Com um pouco de criatividade e persistência, é possível trazer soluções para atrair o público e aumentar as vendas do e-commerce.

Foi pensando nisso que separamos as 9 melhores dicas do setor para você aproveitar. Papel e caneta na mão e vamos lá!

Dicas para vender mais no inicio do ano

1. Crie uma promoção de verão

Não dá para negar que, no início do ano, as pessoas estão em clima de férias e verão. Em vez de nadar contra a maré, junte-se à elas: inclua em seu e-commerce banners e peças promocionais que combinem com a estação, trazendo cores quentes e transmitindo alegria.

Uma ideia é brincar com a temperatura. Quanto mais desconto um produto tiver, mais “quente” ele será na comunicação. Para isso, você pode usar ícones como termômetros, além de frases compatíveis.

Por exemplo: um produto com 10% de desconto pode ganhar um “selo” com a palavra “Caliente”, enquanto um item com 30% de desconto pode receber o selo “Pegando fogo”.

2. Publique conteúdos relevantes sobre início do ano

Educar o público também é parte do trabalho de uma loja virtual. Independentemente da sua área de atuação, sempre existe a possibilidade de publicar materiais informativos e educativos. Eles ajudam a construir um relacionamento com o consumidor e gerar confiança — o que leva a mais vendas.

Se você atua no ramo da moda, digamos, pode desenvolver blog posts e cards de Facebook ou Instagram com conteúdos variados.

Alguns exemplos seriam: dicas para montar o look, tendências para o ano que está começando ou, até mesmo, sugestões de acessórios bonitos e versáteis.

3. Ofereça produtos complementares

Janeiro costuma ser um mês com menos clientes. Mas isso não impede que cada um gaste um pouquinho a mais, levando um segundo produto.

Nas lojas virtuais, assim como no offline, o passo mais difícil é convencer o cliente a comprar. Depois que ele decidiu levar um produto para casa, fica mais fácil sugerir um segundo item que complemente o primeiro.

Ao oferecer um desconto no segundo produto, você tem grandes chances de aumentar seu ticket médio. Por exemplo: ao comprar uma saia, é provável que a cliente também queira levar um cinto. Assim, você ganha um pouquinho a mais e ela também fica satisfeita!

4. Fale com os seus clientes fiéis

Como comentamos, muita gente se sente sobrecarregada com as contas do início do ano. Imagine se a sua loja preferida mostrasse que entende a sua situação e oferecesse um desconto exclusivo? Sensacional, né?

Por isso, essa é a hora ideal para resgatar a lista dos clientes mais fiéis e manter a relação viva. Mostre que, no seu e-commerce, clientes antigos são sempre bem-vindos — e, mais do que isso, contam com condições e descontos exclusivos.

5. Divulgue as formas de pagamento

Para você, lojista, pode parecer óbvia a possibilidade de pagar no cartão e parcelar a compra. No entanto, muitos consumidores ainda estão se acostumando com a ideia de comprar online.

Checkup de Loja Virtual

Não custa nada você lembrar a eles as formas de pagamento disponíveis. Mostre que é possível parcelar as compras em cartões de crédito de várias bandeiras.

Esse é um daqueles detalhes simples, mas que fazem toda a diferença!

Como aumentar as vendas no início do ano

6. Realize campanhas promocionais

Independentemente da época do ano, realizar campanhas promocionais contribui para que o seu negócio possa se destacar perante os clientes e o mercado. Porém, elas devem ser pensadas de forma estratégica.

Antes de mais nada, é preciso contar com um objetivo para a sua campanha: a intenção realmente é de aumentar as vendas, ou há o desejo de trazer um novo público ao seu negócio? Existem produtos que precisam ter mais saída?

Ao responder a perguntas como essas, certamente os resultados serão mais efetivos, uma vez que as ações serão pensadas especialmente para suprir com essa demanda.

Além disso, é preciso que você saiba mais detalhes sobre o público-alvo das campanhas. Muitas vezes, existe segmentação dentro de uma mesma audiência. Ao realizá-las de forma efetiva, você vai atrair quem de fato se interessa por aqueles materiais.

7. Faça anúncios específicos para o início do ano

O tráfego orgânico é um importante aliado para qualquer tipo de negócio. No entanto, sabemos que o retorno é a longo prazo. Se você começar a investir em produção de conteúdo hoje, só vai colher os frutos daqui a, pelo menos, 12 meses. Nesse sentido, é preciso contar com uma ferramenta além — o tráfego pago é uma delas.

Para esse caso, o ideal é contar com um profissional capacitado para fazer as segmentações e os anúncios. Assim, as chances de conversão aumentam consideravelmente, uma vez que vai fazer uma pesquisa mais bem detalhada sobre a sua audiência, além de investir uma quantia que de fato é necessária para os objetivos pré-estabelecidos.

Também é importante estar atento ao calendário. No início do ano, existem argumentações que podem ser interessantes de acordo com o seu público, de modo que os textos dos anúncios sejam mais atrativos e tragam mais pessoas querendo conhecer os seus produtos.

8. Observe a concorrência

Fazer uma análise da concorrência também é um tipo de ação que deve ser priorizado em qualquer época do ano.

Por meio dessa prática, há a oportunidade de entender as campanhas promocionais realizadas, qual é o tom de voz trazido nas ações, como é a performance nas redes sociais e quais são os produtos nos quais eles estão focando, entre outros pontos relevantes.

Para isso, o ideal é fazer uma lista dos negócios que mais oferecem riscos ao seu e, periodicamente, realizar um monitoramento. Traga alguns dados para os relatórios gerados e, a partir deles, tire insights para que as suas ações sejam revistas continuamente.

9. Personalize as estratégias

Ao longo do material, mencionamos a necessidade de segmentar as ações. Afinal, isso impacta diretamente a pessoa que se interessa especificamente sobre determinado item. Porém, o ideal é que as estratégias sejam personalizadas, uma vez que isso gera mais humanização.

Imagine que você vai fazer um disparo de e-mail para os leads que autorizaram o envio de comunicação. Se encaminhar um texto genérico, dificilmente vai chamar a atenção.

No entanto, se personalizar aquele item, trazer o nome da pessoa em algum momento do texto e se colocar à disposição para qualquer tipo de dúvida, certamente os ganhos serão maiores.

Pronto para vender mais no início do ano?

Sem dúvida, o volume de impostos e contas que chegam em janeiro é um agravante para as vendas. Contudo, isso não precisa arruinar a sua loja virtual. Essa é uma boa época para queimar o estoque que sobrou do final de ano, preparando-se para novos produtos e promoções futuras.

E então, gostou das dicas para aumentar as vendas no início do ano? Aproveite e siga a Bertholdo nas redes sociais para não perder nenhuma novidade: estamos no Facebook, no LinkedIn e no YouTube!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

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