Notificações push: descubra como engajar clientes no e-commerce

Notificações push: descubra como engajar clientes no e-commerce

As notificações push são uma ótima maneira de aumentar o engajamento dos consumidores com sua loja virtual ou aplicativo da sua marca. Entretanto, é preciso levar em consideração algumas regrinhas para utilizar melhor esse recurso.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então, continue com a leitura, entenda melhor o que são as notificações push e saiba como engajar sua clientela!

O que são as notificações push?

Notificações push são aquelas mensagens enviadas de dentro de um aplicativo. Elas simplesmente aparecem como uma nova mensagem na tela do celular do seu cliente, desde que ele as tenha habilitado.

Alguns navegadores, como o Google Chrome, também permitem o recebimento de notificações push de sites autorizados.

Uma notificação push é muito parecida com o SMS como abordagem, mas atinge apenas aqueles consumidores que voluntariamente aceitaram recebê-las.

Isso significa também que elas são mais que bem-vindas. Quando bem utilizadas, podem alavancar o marketing de uma empresa, promover seus produtos e aumentar o número de vendas, pois oferecem ao cliente conveniência e valor.

Notificações push

O que é preciso saber antes de enviar uma push?

Para enviar uma notificação push você terá de escrevê-la individualmente. Isso significa que compor a mensagem será mais ou menos como escrever um SMS Marketing, só que dentro do seu próprio aplicativo ou site.

As mensagens utilizam a API do app e são distribuídas automaticamente de acordo com alguns critérios como localização, perfil do cliente ou tipo de engajamento (uma notificação push pode ser enviada, por exemplo, quando alguém acabou de fechar um aplicativo sem concluir uma compra).

Definir de maneira adequada a audiência de cada mensagem é parte do sucesso da notificação push. Em alguns casos será possível deixá-las programadas para serem enviadas posteriormente, de acordo com gatilhos específicos. Isso depende de como foi criado o aplicativo da sua loja e quais recursos (automações) estão à disposição.

Quais tipos de mensagens têm melhor desempenho?

Alguns tipos de notificações push têm melhor desempenho que outras. Isso não significa que você não deva explorar ideias inusitadas, mas, sim, adicionar em seus planos mensagens como as seguintes:

Lembretes periódicos

Os lembretes são um tipo popular de notificação push. Para que funcionem, eles precisam ser baseados em duas coisas: o timing mais adequado e uma oferta irresistível.

Uma forma comum de enviar lembretes é depois de os clientes terem abandonado seus carrinhos, para oferecer a eles um cupom de desconto.

Notificações push com lembretes funcionam melhor quando tentam fazer vendas cruzadas. Inclua nelas produtos que se pareçam com o que o consumidor adicionou ao carrinho e aumente o ticket da venda!

Acompanhamento de fidelização

Chamamos de acompanhamento de fidelização aquelas mensagens que lembram seu consumidor quantos pontos ele ganhou em uma compra ou quantos faltam para que conquiste um prêmio no programa de fidelidade.

Elas estimulam a compra de maneira indireta e permitem promover novos benefícios, como um produto que acabou de ser disponibilizado para resgate.

Confirmações de compra e entrega

Uma das melhores partes de fazer uma compra online é acompanhar quando ela chegará em nossas casas. Notificações push podem ser utilizadas para acompanhar a logística de uma encomenda, da hora em que ela é preparada para o envio até quando chega em nossa porta.

Utilize-as também como forma de oferecer transparência e não apenas para promover os produtos do e-commerce!

Quais são as métricas para analisar o engajamento das notificações push?

Como todas as iniciativas de marketing que dão certo, notificações push obtêm melhor desempenho quando acompanhamos algumas métricas. Conheça algumas delas!

Taxa de abertura

Métrica básica a ser acompanhada: mostra quantas pessoas abrem suas notificações push. De acordo com ela, é possível adequar as mensagens enviadas até compreender melhor o perfil dos usuários.

Taxa de entrega

É importante saber como funcionam as notificações push no seu aplicativo para realizar ajustes no código. Portanto, acompanhe quantas delas chegaram aos usuários.

Número de cliques

Sua notificação push tem um CTA? Confira quantas vezes ele foi clicado!

Aberturas de app

O quanto uma notificação faz com que as pessoas interajam com o aplicativo é importante. Por isso, verifique essa métrica para determinar se as suas estão funcionando.

Já está pensando em como utilizar notificações push para melhorar a performance do seu e-commerce?

Além disso, você sabia que um e-commerce pode se destacar investindo em outras melhorias, como a troca de plataforma? Pois bem! Acesse e entenda mais sobre esse assunto!

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