Esse post foi escrito pela equipe da Secnet, empresa especializada em hospedagem e parceira da Bertholdo.

Você já teve problemas com a hospedagem da sua loja virtual?

Diversas lojas virtuais enfrentam problemas de estabilidade, desempenho e suporte. Esses tipos de complicações são constantes em diversos hosts e outros problemas podem surgir em decorrência deles.

Pensando nisso, neste artigo, apresentamos os pontos positivos de uma boa hospedagem de sites e como a qualidade da infraestrutura pode afetar os resultados do seu e-commerce.

Como a qualidade da hospedagem afeta os resultados do e-commerce

Principais fatores que afetam a qualidade da hospedagem

Uptime

Uma das coisas mais importantes para um site é ter um ótimo uptime, pois permite que os seus clientes o visitem a qualquer momento.

O Uptime é o tempo que o hosting garante que sua infraestrutura estará online. A grande maioria oferece Uptimes de 97 a 99% de tempo de estabilidade.

Se você estiver usando alguns serviços de hospedagem de baixa qualidade ou de hospedagem barata, então você pode esperar péssimos Uptimes para seu site.

Existem muitas empresas de hospedagem que oferecem uma hospedagem barata ou mesmo gratuita, mas nenhum deles será capaz de lhe dar a mesma qualidade de serviço que uma hospedagem de valor.

Um baixo Uptime significa que o servidor que está mantendo sua aplicação na Web não está funcionando corretamente ou está completamente inoperante, impedindo que seus visitantes acessem seu site e façam suas compras.

Em uma hospedagem de qualidade, seu site terá um Uptime estável, sem quedas constantes e extremamente prejudiciais. Com isso, seu site continua pronto para receber todos os seus clientes e efetuar ainda mais vendas.

Segurança

Quando se trata de hospedar serviços e empresas na internet, uma das partes mais importantes para os clientes é que o site tenha medidas de segurança para seus dados.

Se você possuir um e-commerce que armazene ou necessite de vários tipos de informações confidenciais, a segurança deve ser a sua principal preocupação. Pois diversos problemas podem surgir se alguma dessas informações vazar e chegar em mãos erradas.

Em um ambiente sem HTTPS e Certificado SSL todos os dados que forem compartilhados entre o seu e-commerce e o servidor ficam reconhecíveis, pois não há nenhum tipo de criptografia.

A melhor opção é adquirir uma hospedagem de sites que disponibilize um Certificado SSL para seu ambiente. Com isso, todos os dados recebidos em seu servidor estarão seguros ao passar por uma criptografia infalível antes de chegar ao seu banco de dados.

Rapidez

Um dos principais fatores que influenciam na decisão de compra para seus clientes é o tempo que seu e-commerce leva para abrir.

Além de seus clientes, o Google também “desaprova” sites que levam muito tempo para carregar, pois o motor de busca dá prioridade na SERP para sites mais velozes.

Então, se seu e-commerce demora mais que 2 segundos para carregar, é hora de buscar otimizações seja no desenvolvimento de seu site ou em sua hospedagem.

Busque por uma hospedagem que ofereça um ambiente otimizado para sua loja virtual, independente de qual plataforma de e-commerce estiver usando. Dessa forma, você mantém seus clientes satisfeitos e sua loja com um bom posicionamento no Google, gerando mais vendas e consequentemente mais lucro.

Algumas empresas oferecem ainda um sistema de  CDN, que aumenta ainda mais o desempenho e melhora a velocidade do seu e-commerce ao “entregar” cópias do seu site estrategicamente posicionadas mais próximo de seus clientes.

Espaço em Disco

Se você está começando uma loja virtual ou se já têm um grande e-commerce, sabe como pode ter uma expansão e crescimento muito rápido. Com esse crescimento, novos produtos são criados, novas imagens são adicionadas e diversas alterações são feitas.

Neste momento você precisa de uma hospedagem com um bom espaço em disco.

Em hospedagens “extremamente baratas”, seu e-commerce é colocado em um servidor compartilhado com diversos outros sites. Nesse servidor todos os recursos são divididos, inclusive o disco de armazenamento, porém cada usuário tem acesso apenas a sua divisão da hospedagem.

Isso limita e “freia” o crescimento de sua loja virtual até o limite do pacote contratado com a hospedagem, o que faz com que seu lucro, da mesma maneira, não cresça.

Uma boa hospedagem de sites que ofereça um espaço em disco adequado para acompanhar o crescimento de seu e-commerce vai te ajudar a continuar lucrando cada vez mais.

Suporte especializado

Ter um suporte especializado à sua disposição é um dos quesitos mais importantes que deve observar ao contratar uma hospedagem para sua loja virtual.

Diversas empresas de hosting que oferecem servidores muito baratos ou mesmo gratuitos não possuem qualquer tipo de suporte para quem os contrata. Ou ainda, um ticket que for aberto no suporte pode demorar dias, senão semanas para ser respondido.

Mas nesse tempo, a sua dificuldade não para.

Outro problema muito comum em hospedagens mais “econômicas” é o suporte não ter conhecimento da plataforma que você usa. Dessa forma seu problema não pode ser resolvido adequadamente.

Um suporte especializado e disposto para resolver quaisquer problemas e dúvidas que você possa ter, pode não só te livrar de muitas dores de cabeça como manter e melhorar cada vez mais a sua loja virtual e suas vendas.

hospedagem para e-commerce

A hospedagem no e-commerce faz diferença

Ter um site no melhor ambiente possível é essencial para evitar problemas. Tanto para você como para seus clientes.

E para um e-commerce, cada segundo que você perder com sua loja virtual é dinheiro que pode ser perdido com vendas “frustradas”. Problemas com hospedagem causam grandes “furos” e dificuldades para os donos de e-commerce em diversas situações.

Ao contratar uma hospedagem, faça muitas comparações e procure saber tudo o que cada uma pode te oferecer de positivo.

Uma ferramenta que pode te ajudar é o Reclame Aqui. Nele você pode ver todos as reclamações que aquela empresa já recebeu, como ela se portou e resolveu cada uma delas.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a perceber como a qualidade da hospedagem de seu e-commerce afeta positivamente ou negativamente seus resultados.

Um forte abraço e bons negócios! Se quiser nos conhecer: secnet.com.br

(Visited 7 times, 1 visits today)