Junto com a pandemia, que pegou o mundo de surpresa em 2020, novos meios de consumir e se comportar no universo digital começaram a surgir. Com eles, uma gama de oportunidades se abrem e muito se fala nas tendências pós-COVID.

Elencamos, então, as principais novidades listadas pelo site Trendwatching (clique e conheça o estudo completo) e , que podem ajudar o seu e-commerce a sair à frente no mercado. Afinal, desde a Revolução Industrial, que aconteceu nos séculos 18 e 19, não víamos um evento tão impactante a nível global. 

COVID e e-commerce

Já se inscreveu em nossas redes sociais? Por lá compartilhamos, diariamente, novidades do mercado e muitas dicas para o seu negócio crescer. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn!

5 tendências pós-COVID para o seu e-commerce

Crescimento de compras pela internet

Uma das principais tendências pós-COVID é o crescimento, contínuo, de compras online. Muitas pessoas, com o isolamento social, passaram a utilizar ainda mais a internet para essa finalidade. Já outras, que antes eram receosas com essa dinâmica, colocaram o costume em suas rotinas. 

Por isso, ter uma loja virtual preparada para receber o usuário é essencial. Pensar no layout do seu e-commerce, assim como a qualidade das fotos e textos otimizados com SEO são alguns importantes exemplos. 

Shopstreaming

O comércio eletrônico vai se unir, cada vez mais, às transmissões ao vivo, isso com o intuito de gerar interações, experimentações e demais engajamentos em tempo real. A ideia nasceu na China, bem no pico da pandemia, como uma saída para entreter e vender.

Por isso, aproveite as redes sociais e faça lives mostrando os seus produtos e lançamentos. Convide seus clientes para participar e tirar dúvidas no famoso “ao vivo”. Essa é uma forma viável de inovar e, com certeza, está ao seu alcance. 

A-Commerce

Sim, uma das tendências pós-COVID é a inteligência artificial para o e-commerce. Essa é uma bola já cantada e que estávamos vendo muito por aí, principalmente em grandes lojas virtuais como é o caso do Magazine Luiza

O que acontece, agora, é que entra a aceleração da IA também em pequenos e médios negócios. Quer uma dica? Que tal implementar um chat em sua loja virtual? Automatizar os processos, por meio da robótica, é tendência forte, isso porque as pessoas podem fazer compras a qualquer momento, inclusive de madrugada, necessitando daquela mãozinha para decidir se compra ou não determinado produto.

The Burnout

O cansaço e stress provocados pelo isolamento social fez com que muitas pessoas desenvolvessem a síndrome de Burnout, que traz, como consequência, o esgotamento físico e mental. 

Por isso cresceu, e irá crescer ainda mais, negócios online que visam o bem-estar do usuário. Como loja virtual, independente do segmento, você pode trazer dicas sobre saúde mental em seus conteúdos e/ou promover lives em suas redes sociais falando sobre o tema.

Lembre-se de que fidelizar um cliente está em todos os processos da compra, desde quando ele conhece a sua marca até o momento do pós-vendas. Esse tipo de entrega, que o enxerga para além de um simples consumidor, será um dos seus principais diferenciais e, com certeza, a relação desenvolvida será forte e duradoura. 

Símbolos de Status Virtual

Segundo o estudo da plataforma especialista em tendências, a Trendwatching, a sociedade é obcecada por status, independente da classe social. O intuito é pertencer a grupos de alguma maneira.

Agora, com o isolamento social e novos meios de consumir produtos e serviços, surgirá uma demanda associada às escolhas sustentáveis, por exemplo. Em resumo, vamos continuar comprando, mas nos preocupando mais com o impacto disso no planeta.

A dica é, então, ficar de olho para trazer esses detalhes para a sua loja virtual. Que tal usar embalagens recicláveis ou presentear, na primeira compra, o consumidor com uma sementinha de árvore? Há um universo de possibilidades. Aproveite!

Receba mais notícias sobre tendências pós-COVID e outras novidades do setor!

Gostou desse conteúdo? Semanalmente, publicamos textos sobre o mercado do e-commerce e tendências para você ficar sempre por dentro das novidades e conseguir inovar o seu negócio. Para receber as principais em seu e-mail é só assinar a nossa newsletter. Clique aqui e confira!

(Visited 39 times, 1 visits today)
Tendências pós-COVID: comportamentos de consumo digital no e-commerce Tendências pós-COVID: comportamentos de consumo digital no e-commerce Tendências pós-COVID: comportamentos de consumo digital no e-commerce 2020-09-08 15:55:28
5 5 1