O que são dados sensíveis e a relevância para seu e-commerce?

Hoje em dia, o termo dados sensíveis têm sido muito utilizado — o que é natural, quando pensamos na importância desse tipo de informação. Afinal, o seu vazamento pode acarretar uma série de prejuízos.

Apesar da importância desse tema, muitas pessoas não sabem exatamente quais dados são sensíveis. A questão é como implementar políticas eficientes para proteger esse tipo informação sem compreender suas características.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para ajudar você a lidar com esse problema em seu e-commerce! Leia o artigo e descubra o que são dados sensíveis e como agir para protegê-los!

Dados sensíveis para e-commerce

O que são dados sensíveis?

Ao invés de recorrer a conceitos vagos, que podem variar de pessoa para pessoa, o melhor método para se descrever os chamados dados sensíveis é recorrer à sua descrição na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Segundo a legislação, entende-se por dado sensível qualquer informação que possa identificar os seguintes fatores em uma pessoa:

  • sua crença religiosa;
  • seu estado de saúde;
  • sua orientação sexual;
  • sua etnia;
  • sua convicção política;
  • seu endereço, suas informações bancárias e de contato.

Levando esses fatos em consideração, podemos chegar à conclusão de que qualquer informação que permita que as características de uma pessoa sejam identificadas pode ser considerada um dado sensível. Isso inclui documentos como RG e CPF, números de telefone, endereços de e-mail e os cookies captados por sites e redes sociais.

Como proteger esse tipo de informação?

Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, cabe à empresa a tarefa de administrar e proteger as informações sensíveis. Isso significa que, frente a um vazamento, o e-commerce pode ser responsabilizado. Por essa razão, preparamos algumas dicas para ajudar você a evitar esse problema! Acompanhe!

Recorra à tecnologia

Quando pensamos na proteção de dados sensíveis, o uso da tecnologia é indispensável! Por meio de soluções, como o armazenamento em nuvem, todas as informações da empresa podem ser guardadas em um servidor externo, especializado na administração de dados e em sua proteção.

Já ferramentas como a criptografia conseguem codificar as informações de uma maneira que apenas pessoas com a devida autorização podem decifrá-las. Isso a torna muito útil para a proteção de informações confidenciais.

Implemente um controle rígido de acesso

Por melhores que sejam as ferramentas de proteção, a sua eficácia será comprometida se a loja virtual não implementar um controle rígido de acesso. Isso porque, sem esse cuidado, indivíduos não autorizados podem acabar tendo acesso às informações.

Esse problema pode ser resolvido por meio da implementação de logins e senhas. Além disso, é interessante que o login de cada usuário tenha um nível limitado de acesso, que lhe permita verificar apenas informações pertinentes à execução de suas atividades.

Capacite os colaboradores

O e-commerce também precisa investir na capacitação de seus colaboradores, para eles serem capazes de lidar adequadamente com as informações de terceiros. É indispensável que os funcionários entendam, por exemplo, a importância de se conectar ao sistema da empresa apenas em redes realmente seguras. Além disso, eles precisam ser orientados sobre a criação de senhas e os meios de evitar que elas sejam vazadas.

Proteja seus dados sensíveis

Por fim, é importante ressaltar que a proteção de dados sensíveis exige uma série de processos e cuidados. Afinal, para que o e-commerce, de fato, se alinhe à LGPD, ele precisa atender a critérios específicos.

Nesse contexto, o suporte de especialistas é extremamente útil. Um profissional capacitado é capaz de apoiar tanto a elaboração de uma estratégia quanto a sua implementação, de modo que ele possa otimizar a operação de uma loja virtual em todos os sentidos, sem se resumir apenas à questão da segurança de informações.

Que tal contar com o suporte de um time de técnicos altamente especializado na gestão de e-commerces? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Bertholdo para a sua loja online!

5/5 - (1 avaliações)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima