Você tem prestado atenção na hora de embalar e enviar produtos pelos Correios? Essa é uma importante etapa  do pós-venda e um cuidado fundamental para a fidelização dos clientes do seu e-commerce. A maneira como a mercadoria chega diz muito sobre o seu branding. Confira mais nesse texto.

Como embalar e enviar produtos pelos correios

Sua loja virtual está vendendo bem e o negócio está crescendo, com isso, vem a preocupação em estreitar laços com a base que vem sendo construída, certo? Como contamos acima, a apresentação do produto, quando chega na casa do consumidor, é fator primordial para que o primeiro contato seja o início de um relacionamento de sucesso.

Essa estratégia é essencial quando falamos em posicionamento de marca e construção da mesma. Além disso, enviar o produto em perfeitas condições também vai evitar com que o seu e-commerce apareça em sites como o “Reclame Aqui” e demais fóruns na internet.

Outra questão bastante importante, e que não podemos esquecer, é que há custos embutidos em devoluções onde a “culpa” foi do lojista. Então, se a mercadoria chegar danificada, você terá que pagar dois fretes, pelo menos. Além de lidar com um cliente insatisfeito.

Guia para embalar e enviar produtos pelos Correios

Embalagem interna

Embalar uma mercadoria, e deixá-la em segurança, começa pela proteção utilizada dentro da caixa. Abaixo, listamos dicas para que produtos frágeis resistam à viagem via Correios:

  • embalar com plástico bolha: Famoso e querido por muitos, o plástico bolha evita atritos e protege utensílios de porcelana e vidro, por exemplo;
  • Isopor ou bolinhas de isopor: Colocar o produto em um ambiente de isopor, evitando com que ele fique de um lado para o outro dentro da caixa principal é outra dica de ouro quando falamos em enviar produtos pelos Correios;
  • Espuma: Essa ideia funciona para evitar o mesmo problema acima;
  • Jornais e revistas e retalhos de tecidos: Uma forma muito fácil e barata de manter a mercadoria firme dentro da caixa principal, sendo também uma maneira de reciclar papéis que você não usaria mais;
Uau box -
O cuidado na entrega dos produtos da Uau Box, empresa de assinatura com foco em produtos de beleza

Junto a isso, ter diferenciais como mimos (como um cupom de desconto para a próxima compra, balinhas, amostras e etc), um cheirinho agradável e até um cartão de agradecimento vai deixar o recheio ainda mais atraente aos olhos do seu cliente!

Embalagem externa

Após preparar a mercadoria, é hora de colocá-la na última proteção: a caixa externa. Lembre-se que esse será o primeiro contato visual do cliente com o produto adquirido no seu e-commerce, então, a primeira dica é ter caixas de papelão resistentes e de boa qualidade.

É indicado que a caixa seja um pouco maior do que a mercadoria. Aqui, no site dos Correios, tem dicas das dimensões, assim como limites de peso. Para pesar, tenha uma balança doméstica (daquelas de cozinha ou de banheiro).

Depois de embalado, ainda é necessário medir o comprimento, a largura e altura, tudo em centímetros. Isso ajudará na hora do envio, evitando imprevistos já que tudo isso impacta no valor final do frete. Nesse momento, também indicamos encapar a caixa com papel pardo, o que ajudará, ainda mais, na proteção e na estética. 

Enviar produtos pelos Correios também é uma chance de fazer propaganda da sua loja virtual, sabia? Colocar adesivos da sua marca, na caixa, além de deixar um ar profissional também reposiciona seu nome para quem tiver contato com a entrega.

Para isso, elabore adesivos onde tenha, além do nome e logo, o endereço do seu e-commerce e o segmento! Por fim, e não menos importante, nunca se esqueça de anexar, dentro de um plástico transparente, a nota fiscal, combinado?

#DicaBertholdo: evite comprar caixas dos Correios, o valor é mais elevado. Compre junto a empresas especializadas e em maior quantidade.

Como embalar e enviar produtos pelos correios

Hora de enviar os produtos pelos Correios!

Chegou o momento de colocar os endereços: destinatário e remetente. Não coloque-os juntos, mas sim em frente e verso. Também passe fita adesiva larga e transparente sobre o papel. Essa dica evita que a folha se rasgue pelo caminho e haja algum problema com a entrega.

Agora, você está pronto para enviar a mercadoria ao cliente! Não esqueça de perguntar, por e-mail, se tudo correu bem e pedir sugestões de como a entrega pode ficar ainda melhor! Veja nosso conteúdo sobre SAC e aproveite essa ferramenta tão importante para o sucesso do seu e-commerce! Boas vendas 😉

(Visited 189 times, 2 visits today)
Como embalar e enviar produtos pelos Correios Como embalar e enviar produtos pelos Correios Como embalar e enviar produtos pelos Correios 2020-08-14 09:39:53
5 5 1