fbpx

BoletoOnline: Como disponibilizar boletos SAP na internet?

Nesse post tiramos dúvidas sobre a versão do BoletoOnline 3.0 integrado ao SAP ERP e SAP S/4HANA.

Disponibilize seus boletos SAP na Internet

O Boleto Online é uma aplicação Web SAP para disponibilização de boletos bancários na internet, totalmente integrado ao SAP ERP e SAP S/4HANA. O BoletoOnline teve sua primeira versão implementada em 2002. Logo, já é um sistema bastante maduro e testado exaustivamente.

Em maio de 2015, a Bertholdo lançou a versão 3.0 do BoletoOnline.

Desde então, temos recebido diversas dúvidas sobre o produto. Nesse texto, vamos detalhar características e diferenciais do produto e esclarecer as principais dúvidas.

Ainda vale a pena realizar cobrança SAP com Boletos?

Essa talvez seja a dúvida mais comum entre profissionais de Contas a Receber.

Apesar da introdução do PIX em 2020, o boleto bancário mantém sua relevância nas transações entre empresas no mercado B2B. Criado em 1993, o boleto oferece praticidade, flexibilidade e segurança, sendo amplamente aceito.

PIX ou Boleto SAP?

Muitas empresas ainda não adotaram o PIX devido à necessidade de adaptação de sistemas e processos internos, tornando o boleto uma opção acessível e inclusiva. Embora o PIX tenha avançado o sistema financeiro, a substituição completa do boleto no mercado B2B requer tempo e disseminação das tecnologias de pagamento instantâneo, mantendo o boleto como uma opção relevante nesse contexto.

As taxas cobradas pelos bancos para transações via PIX têm sido um fator relevante para empresas que optam por manter a cobrança via boleto. Alguns bancos têm implementado tarifas para transações de alto valor, o que pode impactar os custos das empresas.

Além disso, o governo brasileiro sinalizou a possibilidade de cobrança de impostos sobre o PIX, o que aumenta as preocupações das empresas em relação aos custos adicionais.

Essas questões reforçam a opção de muitas empresas em continuar utilizando o boleto bancário, que, apesar de suas limitações, ainda é uma alternativa acessível e amplamente aceita, proporcionando maior controle sobre as despesas empresariais.

Novidades da versão 3.0

A nova versão 3.0 realiza uma grande atualização na infraestrutura do sistema, que passou a utilizar tecnologias mais modernas como HTML5 e SAPUI5. Essas tecnologias permitiram tornar a interface do sistema mais amigável e rápida.

BoletoOnline da Bertholdo

Além disso, todo o código-fonte do sistema foi revisado e novas transações de customização foram implementadas.

O resultado é que o sistema pode ser implantado com mais agilidade, reduzindo prazos e permitindo melhor adequação aos cenários de negócio da empresa.

Mais seguro

Devido ao grande volume de golpes envolvendo boletos bancários, sobretudo em 2014, o mecanismo de geração dos boletos foi totalmente reestruturado utilizando as tecnologias PDF e SmartForms.

Isso trouxe muito mais segurança para empresas e consumidores. Visto que a modificação do boleto por vírus e programas maliciosos torna-se muito mais complexa do que seria com a simples utilização de documentos em formato HTML.

Mecanismos adicionais de segurança, implementados exclusivamente pela Bertholdo, foram incluídos na impressão dos boletos e garantem um nível superior de confiabilidade e tranquilidade para as empresas e consumidores que utilizam o Boleto Online.

Principais dúvidas

Voltando ao esclarecimento das dúvidas que recebemos.

Realizando uma simples busca na internet é muito fácil encontrar mais de uma dezena de sistemas de boleto online. Então, qual é a diferença do sistema da Bertholdo?

Para responder essa pergunta é importante destacar que qualquer sistema de boleto online deve realizar pelo menos três tarefas básicas: emitir boletos bancários, permitir a impressão ou reimpressão desses boletos e gerenciar os boletos gerados.

Você deve ter pensado: isso é bastante óbvio e espero que o Boleto Online da Bertholdo faça todas essas tarefas. Realmente, nosso sistema faz tudo isso mas com alguns importantes diferenciais. Irei detalhar cada um deles.

Totalmente integrado ao SAP ERP ou S/4HANA

O primeiro e mais importante é que o BoletoOnline é uma aplicação SAP, escrita em Abap e SAPUI5. Mas qual o significado disso?

Significa que o BoletoOnline é indicado apenas para empresas que utilizam o sistema de gestão SAP ERP. Para essas empresas o grande diferencial do Boleto Online é que nada precisa ser alterado na rotina de trabalho da equipe de contas à receber.

Os boletos podem ser gerados normalmente no sistema SAP ECC ou SAP S/4HANA, utilizando-se os procedimentos e transações já conhecidos (como por exemplo a transação F110).

Após gerado o boleto, o mesmo já estará disponível no portal BoletoOnline da empresa de forma totalmente automática e sem demandar nenhuma atividade adicional.

Clientes, representantes e funcionários da empresa podem acessar e imprimir os boletos utilizando qualquer computador conectado à internet.

Além disso, o processo de gestão dos boletos também continua sendo realizado diretamente no SAP ERP. Isso significa que os impactos operacionais na implantação do Boleto Online são mínimos.

E quem não utiliza SAP?

Acredito que talvez algumas empresas que não utilizam o SAP ERP possam perguntar: então não podemos utilizar o Boleto Online?

Infelizmente, a resposta é que essas empresas não podem utilizar.

Mas a boa notícia é que pensando nessas empresas a Bertholdo também oferece o sistema BRT Boleto, que pode ser utilizado por qualquer empresa mediante o pagamento de mensalidade.

Os sistemas Boleto Online e BRT Boleto são “irmãos” e possuem funcionalidades similares, mas destinam-se à públicos distintos.

Diferenciais do BoletoOnline

Retornando aos diferenciais do BoletoOnline, outra pergunta recorrente é: quais são as vantagens para a empresa?

Basicamente podemos citar três vantagens: segurança, confiabilidade e agilidade.

Apenas para ficar mais claro, imagine quanto tempo os funcionários do departamento de contas à receber consomem diariamente em tarefas como:

  • Atender telefonemas e responder e-mails de clientes solicitando segunda via de boleto,
  • Enviar e-mails com boletos,
  • Imprimir e reimprimir boletos,
  • informar vendedores e representantes sobre clientes com débitos,
  • Calcular e regerar boletos para pagamentos em atrasos,
  • Consultar pagamentos efetuados pelo cliente
  • Conferir se pagamentos já foram compensados no sistema.

Tudo isso gera um enorme volume de trabalho que pode ser distribuído com o modelo de autoatendimento implementado pelo BoletoOnline.

Clientes, funcionários, representantes e outros podem consultar informações financeiras e imprimir boletos diretamente na internet, contando com a segurança e a confiabilidade do acesso via usuário e senha.

Boleto Online possui diversos métodos de login que podem ser parametrizados de acordo com a necessidade da empresa, inclusive com a opção de utilizar apenas CNPJ ou CPF.

Disponibilize um novo canal de interação

O cliente ganha mais um importante canal de interação com a empresa que utiliza o BoletoOnline.

Caso o boleto tenha sido extraviado ou mesmo encontre-se vencido, o próprio cliente pode imprimir outro à qualquer hora e utilizando qualquer computador conectado à internet.

O acesso é realizado por meio de um site seguro hospedado na própria estrutura SAP da empresa, podendo utilizar uma URL como boleto.suaempresa.com.br.

Isso significa praticidade e agilidade, mesmo em situações adversas como uma eventual greve dos correios ou até mesmo problemas técnicos que impossibilitem temporariamente a impressão de boletos na expedição da empresa.

Consumidores e parceiros de negócio esperam qualidade de atendimento quando precisam resolver problemas junto às empresas. O objetivo do Boleto Online é garantir que todos os clientes consigam efetuar seus pagamentos de forma ágil e fácil.

Pois clientes que possuem ferramentas para manter seus pagamentos em dia significam saúde financeira para o fluxo de caixa da empresa. A marca da empresa sai sempre ganhando quando clientes e parceiros sentem-se bem atendidos.

Como disponibilizar boletos SAP na internet

Quem utiliza o BoletoOnline?

Para finalizar gostaria de deixar o exemplo de uma grande empresa que utiliza o Boleto Online.

A MRV Engenharia utiliza o Boleto Online desde 2009 e isso é motivo de grande orgulho para toda equipe da Bertholdo.

Primeiro, porque a MRV possui um volume enorme de boletos gerados e disponibilizados pelo sistema Boleto Online.

Em dias de pico, normalmente no quinto dia útil, apenas em um dia podem ser gerados mais de 5.000 boletos.

Apesar do alto volume de transações, da necessidade de alta disponibilidade e da própria complexidade do negócio, a MRV encontrou no Boleto Online uma solução eficaz para o atendimento de seus milhares de clientes.

Prova disso é que, desde sua implantação, o BoletoOnline está sendo aprimorado constantemente.

Recentemente a Bertholdo ampliou as possibilidades do BoletoOnline ao integrá-lo ao Portal Financeiro MRV. Esse portal oferece um conjunto completo de soluções financeiras aos clientes da MRV, além de incluir todas as funcionalidades do BoletoOnline.

O Portal Financeiro MRV foi implementado pela equipe da Bertholdo em parceria com a MRV.

Conheça também o caso de sucesso da Aço Cearense, que implantou o BoletoOnline para cobranças tanto em Instituições Bancárias quanto em FIDC.

Agende uma demonstração

Convido você e sua equipe a conhecer o BoletoOnline. Tenho certeza que você vai se surpreender.

Entre em contato conosco e agende uma demonstração online para sua equipe. Você poderá esclarecer dúvidas, entender detalhes do funcionamento do sistema e também o passo a passo da implantação.

5/5 - (4 Votos)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima