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O que são micro-momentos e como usá-los no e-commerce?

Descubra o que são micro-momentos e como usá-los na estratégia de marketing digital da sua loja virtual!

✓ Conteúdo criado por humano

Atrair, engajar e converter leads em clientes é um desafio diário para analistas e gestores de e-commerces, não é mesmo? Entre os melhores aliados para ter sucesso nisso estão os micro-momentos.

Não sabe o que é isso ou como eles impactam em sua estratégia de marketing e vendas? Pois saiba que é urgente conhecer esse conceito para quem quer crescer no marketing digital. Pensando em ajudar você, vamos fornecer informações relevantes sobre o assunto. Não perca e continue a leitura!

O que são os micro-momentos?

Tratam-se de curtas interações na jornada do cliente voltadas a responder a uma vontade ou necessidade pontual do consumidor. Normalmente ocorrem por meio de pesquisas nos smartphones e tendem a gerar o desenvolvimento de uma ação.

Pode-se separar os impulsos do consumidor que levam aos micro-momentos em:

  • eu quero saber: visa o acesso a uma informação;
  • eu quero fazer: envolve as buscas por dicas práticas;
  • eu quero comprar: abrange as pesquisas com o real objetivo de compra;
  • eu quero ir: relaciona-se à localização.

O que são os micro-momentos?

Qual é a importância de micro-momentos para a estratégia de marketing digital do e-commerce?

Os micro-momentos são fundamentais para o progresso do potencial cliente na jornada de compra. Caso ele esteja pesquisando por informações, tutoriais, localizações ou produtos e serviços, a tendência é a tomada de uma nova ação pelo consumidor que o aproxima da decisão de compra.

Além de contribuir para a captação de leads, os dados decorrentes disso geram importantes insights para o vendedor, o que permite aprimorar a estratégia de marketing digital e e-commerce.

Como usar os micro-momentos?

Com tamanha relevância nos resultados da empresa, usar os micro-momento de maneira eficiente é fundamental. Veja a seguir algumas dicas para isso!

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Conheça o perfil do cliente

Conhecer os padrões de comportamento do consumidor na internet, como termos mais pesquisados, tipos de dispositivos etc., permite entender as intenções do público e ajuda a montar uma estratégia de micro-momentos para melhor atendê-las.

Torne o site responsivo

A usabilidade e a interatividade de um site contam muito para a decisão de compra do cliente. Ainda mais quando se trata do uso de smartphones. Nesse caso, otimizar o design para qualquer tamanho de tela e garantir uma boa velocidade de carregamento aprimoram a experiência do usuário na página.

Estruture sua campanha

Os tipos de conteúdos, canais de comunicação, linguagem, horários de postagem, segmentação do público-alvo, entre outros elementos, devem ser minuciosamente planejados para cada micro-momento ter sucesso.

Otimize as estratégias de comunicação

Como a informação é a chave do uso de pesquisas para atrair e engajar potenciais clientes, desde SEO até o omnichannel, podem ajudar na melhor comunicação com seu público-alvo, criando micro-momentos que geram resultados efetivos.

Como mensurar os resultados dos micro-momentos na estratégia de marketing?

Nem todo o micromomento gera diretamente uma venda. Além das eventuais desistências, é preciso levar em conta as ações que contribuem para a evolução na jornada de consumo, mas ocorrem antes de chegar ao final dela.

Assim, para mensurar se o impacto está sendo positivo ou negativo, deve-se entender que tal progressão também é um resultado. Logo, é importante que os indicadores avaliados englobem a conversão entre as etapas. Mais do que isso, os objetivos da empresa necessitam prever metas para cada fase.

Com a ajuda de ferramentas tecnológicas, tanto colocar as estratégias em prática quanto coletar dados e gerar relatórios deixa tudo mais simples. De qualquer forma, acompanhar o desenvolvimento é imprescindível para fazer ajustes.

Os micro-momentos são fruto da transformação digital que colocou informações ao alcance de um clique. Por meio deles, clientes descobrem produtos ou serviços online. Portanto, não é viável ignorar sua importância para os resultados da empresa. Siga nossas dicas e tenha sucesso nisso.

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

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