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Millennials: saiba como vender para a maior fatia do mercado

Os millennials são a maior fatia do mercado de consumo online. Por isso, é tão importante saber mais sobre eles e, assim, aumentar as suas vendas! Confira

✓ Conteúdo criado por humano

Com certeza, você já ouviu falar sobre os Millennials, que também podem ser chamados de Geração Y. Eles são muito estudados atualmente, principalmente pela área do marketing, já que, por estarem no topo do mercado de consumo atual, compõem a maior fatia dos consumidores online.

Aqui, vamos saber mais sobre esse público, compreendendo como eles utilizam e compram por meio da internet. Como resultado: você conseguirá direcionar melhor as suas campanhas de e-mail marketing, redes sociais e, também, estruturar melhor a sua loja virtual. No final, mais vendas e mais fidelidade para o seu negócio!

Millennials: saiba como vender para a maior fatia do mercado

Quem são os millennials?

A geração dos millennials é composta por pessoas nascidas entre 1979 e 1995. Porém, nesse intervalo de tempo há uma distinção de comportamento, já que alguém nascido nos anos 80 não se comporta da mesma forma que um nascido nos anos 90.

Sendo assim, marcas não podem considerar a mesma estratégia para todos esses jovens consumidores, unidos em uma única fatia denominada Millennials. Mas há como, de forma geral, uni-los em um importante denominador comum, que vamos ver ao final da comparação feita abaixo:

Old millennials – 25 a 34 anos

Os “velhos” millennials são considerados os que têm maior poder aquisitivo e decisão de compra e possuem as seguintes características:

  • Cresceram (crianças ou pré-adolescentes) nos 90 e, por isso, não possuíam acesso à internet, não utilizando, também, smartphones. Viveram boa parte de suas vidas no modo offline.
  • Foram diretamente impactados pela crise econômica de 2008.
  • Possuem mais caraterísticas otimistas, sendo mais flexíveis e agindo com colaboração e justiça.
  • Têm preocupações e objetivos como mudar ou conseguir um emprego, viajar para outros países, comprar um imóvel e investir em estudos acadêmicos ou línguas.
  • Procuram por mais momentos de “pausa” e “detox”, utilizando mais serviços para relaxamento e bem-estar.
  • São nostálgicos e consomem produtos, serviços ou narrativas que os remetam à infância.

Young millennials – 18 a 24 anos

Os “jovens” millennials são considerados os mais conectados atualmente e possuem as características abaixo:

  • Tiveram a infância e adolescência nos anos 2000 e, por isso, já cresceram com acesso à internet, utilizando smartphones e redes sociais.
  • São adaptados a um mundo mais frágil economicamente.
  • São mais realistas e questionadores em relação às finanças, mudanças climáticas e consumo.
  • Vivem a filosofia YOLO (You Only Live Once/Só Se Vive Uma Vez) e querem ter mais experiências do que coisas.
  • Não têm paciência para anúncios e comerciais nas plataformas de conteúdo como redes sociais e Youtube.
  • 4 entre 10 têm o diploma universitário como maior sonho de vida.

Dito isso, vamos ao que eles têm em comum: após os estudos, feitos pelo Google Brasil, concluiu-se que ambos possuem o comportamento de viverem com acesso à informação 24 horas por dia, com foco em educação, inspirações, entretenimento e compras.

E o que isso pode te ajudar em suas estratégias? Listamos 3 dicas!

Técnicas para vender mais para os millennials, a maior fatia do mercado online

Como vimos acima, os millennials estão mais conectados e mais abertos a receberem informações do seu negócio, seja por aplicativo, e-mail ou redes sociais. Como colocar isso em prática?

Não venda coisas, agregue experiências ao seu produto/serviço

Os millennials querem consumir de maneira mais ética e com foco em experiências. Por isso, eles não irão comprar um tênis apenas para desfilar tal marca por aí. Eles querem saber de onde esse produto veio, se usa couro animal ou não, quanto tempo ele irá durar e se a empresa que o confeccionou está envolvida em algum escândalo. 

Calendário E-commerce 2025

Por isso, ao colocar um produto em seu e-commerce, cadastre o mesmo de maneira completa, contando tudo sobre ele, de forma transparente. Não minta ou esconda informações, já que os millennials pesquisam sobre tudo e, caso encontrem algo ruim, não retornarão mais ao seu site para nenhuma outra busca.

Se a sua loja virtual comercializar produtos ou serviços com pegada ecológica, sem testes animais, com parte revertida a alguma causa, utilize isso nas descrições e banners, além das redes sociais e e-mail marketing.

Conte histórias e humanize as relações entre marca e consumidor

Eles não querem apenas comprar, mas querem viver experiências através das suas escolhas de consumo. Por isso, conte histórias na hora de vender o seu peixe.

Nas redes sociais, principalmente no Instagram, faça stories e posts no FEED contando sobre a sua empresa, sobre como tudo começou e, o mais importante, porque tudo começou. Inspire as pessoas que estão ali e as aproxime do seu negócio. 

Quando for falar de algum produto ou serviço, conte o motivo pelo qual é tão importante investir nele. Por exemplo: se você está vendendo uma bolsa, fale sobre a confecção da mesma, quantas mãos foram necessárias para que ela fosse produzida, quantos empregos essa peça gera e como isso impacta no mundo. Ao final, diga sobre a durabilidade da mesma, fazendo o investimento valer a pena!

Não envie muitos e-mails marketing, nem encha os millennials de push em aplicativo

Em resumo, não encha eles de informação o tempo todo! Por mais que gostem de internet, e estejam conectados sempre, eles não querem publicidade e informação aos montes. Isso porque os  millennials utilizam o acesso à rede para meditações, aulas de yoga e conversa com amigos e família, por exemplo. 

Ao montar a sua estratégia de e-mail marketing, veja se é, realmente,  necessário enviar e-mails todos os dias, ou mais de um e-mail ao dia. Será que 1 a 2 e-mails, com informações realmente úteis e uma narrativa interessante, não será mais eficaz? Apostamos que sim!

O mesmo vale para push em aplicativos. Não envie notificações a todo momento e, principalmente, muita cautela com envios tarde da noite, finais de semana e feriados. Quer saber o que eles realmente querem receber e quando? Faça uma pesquisa com os próprios (isso pode ser feito por e-mail marketing, por exemplo).

Então, vamos recaptular as 3 dicas essenciais para um ótimo relacionamento e fidelização do seu e-commerce junto aos millennials? Veja:

  • Coloque valor no seu produto ou serviço: por que você faz o que faz?
  • Na hora de vender algo, conte a história por trás do produto/serviço e, também, fale sobre a sua trajetória. Pessoas se conectam com pessoas e não com coisas.
  • Monte a sua estratégia de comunicação no estilo “menos é mais”. É melhor fazer de um a dois post’s no Instagram, todos os dias, de maneira realmente útil, do que encher a timelime de informações vazias. O mesmo funciona para o envio de e-mail marketing e push no aplicativo.

Por fim, converse e escute essa geração. Os millennials querem fazer parte de algo maior, e a empresa que os escuta, de verdade, será onde depositarão sua fidelidade e onde fixarão comunidade online.

Quer saber mais sobre redes sociais, algo tão importante atualmente para a comunicação de um e-commerce? Baixe o nosso ebook sobre o tema. É gratuito!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

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