fbpx

OpenMage: Suporte Continuado ao Magento 1

Existe uma alternativa para quem não pode ou não quer abandonar sua loja virtual Magento 1.x. Conheça o OpenMage!

Hoje, vou te mostrar a melhor alternativa para quem não pode ou não quer abandonar sua loja virtual Magento 1.x. Vou te apresentar o OpenMage. Tenho certeza que vai gostar.

Aqui no Blog da Bertholdo, já falamos sobre o fim do suporte oficial ao Magento 1.x e os seus impactos.

Agora, vamos apresentar uma alternativa para manter sua loja virtual Magento 1 segura e atualizada. Confira!

Open Mage

A verdadeira história do Magento

Para começar, eu preciso te contar um pouco da história real do Magento.

Tudo começou quando, no final dos anos 90, a empresa americana Varien Inc., na tentativa de trabalhar com e-commerce, iniciou testes em uma ferramenta, de origem alemã, chamada osCommerce.

Porém, a plataforma com código aberto, não recebia atualizações frequentes e demostrava sinais de estar ficando desatualizada (um cenário parecido com o atual!).

Então, a Varien decidiu criar sua própria plataforma. Durante cinco anos, o Magento viveu sua fase de testes.

Uma das curiosidades é que, em 2007, uma comunidade foi criada pelos usuários. Em 2008, o Magento Community foi lançado com êxito!

Resumindo: O Magento foi criado com base em outro projeto Open Source chamado osCommerce.

No mundo Open Source, projetos bem sucedidos são criados (ou derivados) de outros.

O que é OpenMage?

Algo parecido com o início do Magento está acontecendo agora.

O OpenMage é um fork do Magento 1.9. Este é um projeto open source incrível.

Fork nada mais é que uma cópia de um projeto de software. Essa cópia vira um clone, permitindo realizar mudanças e novas funcionalidades independente do projeto original.

Ou seja, algo muito similar ao que foi feito pela Varien no início do Magento.

Uma equipe de mais de 100 desenvolvedores decidiu pegar o código-fonte do Magento 1.9 e implementar suas próprias modificações, melhorias e correções.

Desde que a Adobe comprou a plataforma Magento em 2018, novos recursos significativos não tem sido adicionados ao Magento 1.x.

Alguns problemas que afetam a performance do sistema não foram tratados por patches de atualização oficial, mesmo tendo sido identificados pela comunidade.

O OpenMage é uma resposta da comunidade ao descuido e fim do suporte ao Magento 1.x.

Vale a pena usar OpenMage?

A Bertholdo está trabalhando com OpenMage intensivamente. Os resultados são excelentes.

Então, se você possui uma loja virtual em Magento 1 e não quer ou não pode migrar, minha sugestão é avaliar seriamente o OpenMage.

Excelentes projetos de lojas foram criados em Magento 1, consumindo grande investimento de tempo e dinheiro. Para muitos deles não faz sentido jogar esse esforço fora.

Estamos acompanhando diversos lojistas que não gostariam de “estragar” uma loja virtual que funciona muito bem. Não querem se expor ao risco de uma migração.

Para essas pessoas, considero o OpenMage a solução ideal. Pois trata-se de uma plataforma estável, segura e sem o risco da migração.

O maior risco de continuar utilizando o Magento 1 é a segurança devido a falta de atualização. O OpenMage resolve isso, oferecendo as atualizações necessárias.

Migrar para Magento 2 ou OpenMage?

Migrar para Magento 2 também resolve o problema da segurança e atualização. Talvez você tenha pensado isso.

Então, para terminar, quero te mostrar os motivos que consideramos o OpenMage a melhor alternativa:

  1. A migração para Magento 2 apresenta grandes desafios. Infelizmente, não se trata de um upgrade de rotina. Magento 1 e 2 são plataformas bastante diferentes;
  2. A hospedagem (infraestrutura) exigida pelo Magento 2 é mais complexa e cara do que a utilizada pela versão 1, significando aumento de custo fixo;
  3. Algumas funcionalidades, implementadas como módulos ou extensões do Magento 1, ainda não estão disponíveis para o Magento 2;
  4. As integrações e customizações desenvolvidas para sua loja terão que que ser refeitas, podendo exigir significativo investimento de tempo e dinheiro;
  5. Extensões e Módulos prontos para Magento 2, em geral, custam mais caro;
  6. Várias Extensões e Módulos para Magento 1.x continuam a ser comercializadas com grandes descontos. Algumas são oferecidas gratuitamente, principalmente devido ao fim do suporte oficial;
  7. Confira estudo que demonstra que OpenMage é 6 (seis) vezes mais rápido que Magento 2. Loja mais rápida significa: melhor SEO, +visitas e +vendas.

Espero que essa alternativa te ajude no momento difícil que estamos enfrentando. A pandemia afetou significativamente nossas empresas. Então, acredito que soluções com menor custo devam ser consideradas e priorizadas.

Open Mage

Existe alguém usando OpenMage no Brasil?

Pela nossa experiência prática, identificamos que OpenMage reduz prazo e investimento.

Inclusive, nós já migramos nossa própria loja virtual (Bertholdo Connect) para OpenMage. Nunca indicamos algo sem primeiro testar na nossa própria pele. O resultado foi excelente!

Se precisar de ajuda ou quiser conhecer casos de sucesso de empresas que estão utilizando o OpenMage, fale com a equipe da Bertholdo.

Nós podemos te apoiar e indicar alguns atalhos!

4.7/5 - (8 Votos)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima