fbpx

O que é SEO local e como utilizar no e-commerce?

Um e-commerce pode aumentar suas vendas a partir de um bom SEO local. Leia o artigo e descubra as vantagens dessa estratégia!

O sucesso de um e-commerce está conectado a uma série de fatores, e um dos mais relevantes é o modo como os clientes chegam ao negócio. Essa realidade torna estratégias como o SEO local extremamente importantes. Isso porque o empreendedor consegue qualificar seus leads de maneira mais inteligente e, assim, cria condições para aumentar suas vendas.

Que tal descobrir mais a respeito da estratégia de SEO local? Leia o artigo para entender como ela funciona e os passos essenciais da implementação!

O que é SEO local?

Podemos descrever o SEO (Search Engine Optimization) como um conjunto de técnicas para que sites e blogs fiquem bem posicionados em motores de busca. Quando a estratégia é adotada de maneira eficiente, as páginas tendem a aparecer nas primeiras posições entre os resultados apresentados pelo Google. Assim, atraem um número maior de cliques.

O SEO local não foge a essa regra. A grande questão é que essa estratégia foca uma região específica, em uma área onde o público de interesse do negócio está localizado.

Como utilizar SEO local no e-commerce

Por que investir nessa estratégia?

Uma estratégia de SEO local pode apresentar benefícios para negócios de todos os portes e áreas de atuação. Para um e-commerce, por exemplo, ela permite que a loja seja apresentada a pessoas em áreas em que os custos de entrega são mais baratos, tornando o preço do frete mais amigável para o cliente.

Essa estratégia também pode beneficiar lojas virtuais que oferecem a seus clientes a possibilidade de retirar os produtos em suas dependências, o que é mais rápido e barato tanto para o comprador quanto para o lojista.

Como aplicar uma estratégia de SEO local?

Agora que você entende o que é SEO local e conhece algumas de suas vantagens para e-commerce, continue a leitura e descubra como implementá-lo no seu negócio!

Calendário do e-commerce 2024: melhores datas para vender online

Cadastre-se no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google. Ao fazer uso dela, o lojista pode selecionar uma área de atuação específica para seu negócio. Desse modo, as pessoas encontrarão sua loja virtual com mais facilidade quando fizerem uma busca nessa região.

A ferramenta ainda conta com a função Google Post, que permite ao empreendedor criar postagens relevantes para seu público. Sempre que um cliente potencial fizer uma busca, ele poderá visualizar essas publicações.

Use a geolocalização

Ao marcar no Google Maps o endereço do seu e-commerce, o lojista dá para o motor de buscas a indicação clara da região em que atua. Esse recurso pode levar o buscador a indicar o negócio para pessoas que fazem pesquisas nessa região específica.

Além disso, a ferramenta é extremamente útil para empresas que permitem que o cliente pegue o produto direto na loja. Isso porque ela apresenta o endereço de maneira clara.

Escolha as palavras-chave adequadas

Por fim, como em toda estratégia de marketing para e-commerce, a pesquisa e a escolha de palavras-chave precisam ser feitas com o devido cuidado. Nesse momento, o responsável pela tarefa deve escolher termos que ajudem a posicionar bem a página nas pesquisas feitas em determinada região.

Acrescentar o nome de cidades e bairros ao termo pode ser uma ideia eficiente. Como exemplo, podemos citar “sandálias personalizadas em São Gonçalo”.

Ao focar o público de determinada região, os donos de e-commerce podem qualificar seus leads de uma maneira mais eficiente. Obviamente, essa estratégia demanda alguns cuidados, o que torna recomendado o apoio de especialistas.

Agora que você sabe o que é e como funciona o SEO local, siga nossos perfis no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn para acompanhar mais conteúdos relevantes!

5/5 - (2 Votos)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima