A logística para e-commerce é o componente essencial para o crescimento do negócio. Ter uma boa estratégia nesse campo faz com que a sua loja virtual saia na frente dos seus concorrentes e aumente a fidelização de clientes.

Contudo, é necessário que exista um processo de logística eficiente para que não haja complicações, como o cancelamento de compras e a diminuição do número de consumidores, por exemplo.

logística para e-commerce

Neste artigo, vamos mostrar a você 5 dicas de logística para e-commerce que são fundamentais para a sua loja virtual. Confira!

1. Tenha um  bom planejamento

O planejamento logístico é um diferencial competitivo, pois é ele que fornece o suporte para que tudo funcione de maneira eficiente para satisfazer o cliente.

Se a empresa não possuir uma estrutura de logística eficaz, existe um grande risco de a mercadoria chegar para o consumidor fora do prazo, com danos no produto adquirido ou até mesmo pode acontecer de o item enviado não ser o que foi pedido, causando a insatisfação do cliente.

2. Invista em plataformas eficientes

Plataformas como o Magento são muito eficientes para garantir o sucesso da sua loja online, pois ele possui integrações importantes com ferramentas que vão ajudar a alavancar seu negócio.

Essa plataforma é a mais utilizada no mundo não é à toa: ela oferece várias vantagens e possui recursos bem avançados de tecnologia para ajudar na otimização de buscas do seu site. Para que uma loja virtual tenha sucesso no mercado, a escolha de uma boa plataforma é indispensável, já que um e-commerce que funciona bem fideliza ainda mais os seus clientes.

3. Mantenha seu estoque atualizado

Quando o consumidor adquire um produto pela internet, ele fica ansioso para que aquela compra chegue em seu endereço. Porém, quando acontece de a mercadoria estar em falta no estoque, a possibilidade de frustração é enorme e ele, provavelmente, irá realizar a compra em outro lugar.

Para evitar esse tipo de situação, é de extrema necessidade que seu estoque esteja sempre atualizado para que o cliente não venha se decepcionar e queira voltar a comprar de você no futuro.

4. Forneça a possibilidade de troca na sua logística para e-commerce

O consumidor se sente mais seguro quando sabe que pode realizar a troca do produto adquirido. Então, é de suma importância que a sua loja virtual possa investir na logística reversa, pois você não pode tornar o ato da troca um martírio para o seu cliente.

É importante que você garanta que o seu consumidor não seja prejudicado, oferecendo a ele um sistema de troca e de devolução eficientes, tudo para que ele se sinta contente e confiante no seu negócio. Fornecer a possibilidade de troca do produto é uma questão de respeito ao cliente, lembre-se disso.

5. Utilize a integração com o SIGEP dos Correios

SIGEP é um sistema disponibilizado pelos Correios para poder otimizar a logística interna. A ferramenta facilita a preparação e a gestão de informações das postagens, possibilitando ao cliente o rastreio do seu objeto, fator que diminuirá a  ansiedade em relação ao recebimento da compra.

A utilização dessa ferramenta é uma maneira de aumentar a satisfação do seu cliente e, consequentemente, a lucratividade do seu negócio.

Para o lojista ter ainda menos esforço e mais resultados, a Bertholdo desenvolveu um módulo de integração SIGEP, para lojistas que utilizam a plataforma Magento. Utilizando o módulo Postagem Inteligente da Bertholdo, os processos de preparação da postagem, impressão de etiquetas e comunicação com os sistemas dos Correios são realizados automaticamente. 

Pronto! Essas foram algumas dicas de logística para e-commerce para que sua loja virtual consiga atender seus clientes cada vez melhor. Gostou das nossas dicas? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossos vídeos no Youtube, no Google+ e no LinkedIn também.

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