fbpx

Como vender pelo Pinterest: 7 dicas para colocar em prática

Veja como uma campanha de marketing digital pode ajudar o seu e-commerce vender mais pelo Pinterest. Confira agora!

Encontrar estratégias de como vender pelo Pinterest pode ajudar seu e-commerce a dar o salto que você sempre desejou para o seu negócio. De acordo com a Neal Schaffer, 47% dos usuários acessam a plataforma para fazer pesquisas e compras.

O crescimento do Pinterest, em 2020, no Brasil, foi de 31%, segundo pesquisa feita pela Comscore. A Comscore é uma empresa que avalia mídias em todas as plataformas.

O Pinterest é uma plataforma de mídia social que está ganhando cada vez mais popularidade, especialmente entre as mulheres. De acordo com pesquisas, as mulheres dominam o mundo virtual e essa tendência se reflete no Pinterest.

Com mais de 10 milhões de usuários em todo o mundo e um crescimento significativo mês a mês, o Pinterest se destaca como uma plataforma de compartilhamento de imagens. Os usuários podem criar painéis temáticos e compartilhar imagens dos mais diversos assuntos, chamadas de “pins”, que podem ser recompartilhadas por seus amigos, os “repins”.

Continue a leitura e descubra o que fazer para elevar seu fluxo de vendas pelo Pinterest. Acompanhe!

Como vender pelo Pinterest

O queridinho das mulheres

Segundo um estudo do ComScore, o Brasil é um dos países com maior presença no Pinterest, concentrando mais de 27% dos usuários na América Latina. Além disso, o estudo revela que 57,2% dos fãs do site são mulheres.

Esses números destacam a relevância do Pinterest como uma ferramenta de marketing para empresas que desejam atingir um público majoritariamente feminino. A plataforma oferece uma oportunidade única para divulgar produtos e serviços por meio de imagens visualmente atraentes e compartilháveis.

Seja você uma loja de roupas, decoração, alimentos ou qualquer outro tipo de negócio, o Pinterest oferece um espaço ideal para promover seus produtos e alcançar um público engajado. Aproveite as características únicas da plataforma, otimize suas imagens, crie painéis temáticos e interaja com a comunidade para obter resultados eficazes.

Com o crescimento constante do Pinterest, vale a pena explorar suas possibilidades e aproveitar essa plataforma visual para expandir a presença online de sua marca e alcançar um público feminino cada vez maior.

Dicas para vender pelo Pinterest

Pinterest é uma plataforma de mídia social baseada em imagens que pode ser extremamente útil para divulgar uma loja virtual e seus produtos. Abaixo estão algumas dicas para aproveitar o potencial do Pinterest para vender seus produtos:

#1 Crie uma conta de negócios no Pinterest

Comece criando uma conta específica para o seu negócio no Pinterest. Certifique-se de preencher todas as informações relevantes, como o nome da empresa, descrição, site e detalhes de contato.

Use fotos de qualidade no Pinterest

#2 Use fotos de qualidade

Sabe aquela hora que o cliente resolve dar um zoom para conhecer detalhes dos produtos? Isso é muito normal quando o usuário está interessado em conhecer detalhes do que está pretendendo comprar.

Loja Digital Newslleter

Ao entrar no Pinterest, você tem a oportunidade de usufruir de fotos de qualidade para motivar ainda mais os seus clientes. Portanto, exponha os seus produtos em ambientes modernos, com boa iluminação, em posições adequadas para ter fotos de alta resolução e qualidade, e com isso apresentar fotos originais dos seus produtos.

#3 Escreva boas descrições das imagens

Uma das estratégias fundamentais para alavancar as vendas no e-commerce é aplicar boas táticas de SEO para potencializar o ranqueamento, como fazem os demais sites presentes na web.

Fique atento para que todas as fotos apresentem descrições precisas sobre o produto e escolha palavras-chave que o definam bem. Procure escrever de maneira informal e leve. Uma dica é observar a plataforma dos concorrentes, já que você vai disputar com eles.

#4 Crie painéis temáticos

Organize seus produtos em painéis temáticos que sejam relevantes para o seu nicho. Por exemplo, se você vende roupas femininas, pode ter painéis como “Roupas de verão”, “Vestidos elegantes” ou “Acessórios da moda”. Certifique-se de que as imagens sejam visualmente atraentes e de alta qualidade.

#5 Conecte sua loja online ao Pinterest

Um método que pode potencializar as vendas é vincular a sua loja online ao Pinterest quando preencher as informações. Para isso, é importante que você adicione nas configurações o endereço do site que você usa para realizar suas vendas. Isso ajuda o cliente a acessar de forma fácil o site da sua loja toda vez que se interessar por algum produto.

Dessa forma, ele encontra informações precisas no perfil da sua loja sem ter que fazer buscas pelo Google. É fundamental fazer isso em todos os seus canais de venda. Coloque o link do Pinterest na área que contém informações sobre sua empresa para motivar e facilitar os usuários a entrarem em seu e-commerce.

#6 Colabore com influenciadores

Identifique influenciadores relevantes dentro do seu nicho e explore oportunidades de colaboração com eles. Eles podem fixar imagens dos seus produtos em seus próprios painéis ou até mesmo criar conteúdo promocional em conjunto.

#7 Conte com o apoio de especialistas

O Pinterest é um canal que tem elevado o fluxo de vendas de muitos comércios virtuais. Para que o seu negócio possa aproveitar bem essa metodologia de vendas, é interessante buscar os recursos certos para realmente ver bons resultados.

Sendo assim, o mais recomendado é você procurar uma empresa especialista em e-commerce e solicitar um serviço de consultoria de marketing digital.

A Bertholdo é especializada em implementar métodos inovadores, por meio de ferramentas adequadas para potencializar lojas virtuais. As campanhas de marketing para e-commerce da Bertoldo envolvem:

  • planejamento da campanha;
  • foco exato no público alvo;
  • desenvolvimento dos textos;
  • criatividade;
  • otimização dos anúncios;
  • gerenciamento das verbas;
  • relatórios e feedbacks;
  • escalamento e retenção.

Como iniciar o marketing para e-commerce no Pinterest?

Como iniciar o marketing para e-commerce no Pinterest?

Para iniciar o marketing para e-commerce no Pinterest de maneira rápida e assertiva, siga os seguintes passos:

  1. Pesquisa e análise: Comece pesquisando outras marcas e lojas do seu nicho que já estão ativas no Pinterest. Observe suas estratégias, os tipos de conteúdo que compartilham e como estão interagindo com sua audiência.
  2. Defina suas personas: Identifique o perfil do seu público-alvo e entenda quais são seus interesses, necessidades e comportamentos no Pinterest. Isso ajudará você a criar conteúdo relevante e direcionado para atingir as pessoas certas.
  3. Crie um plano de conteúdo: Desenvolva um plano de conteúdo para o Pinterest, incluindo os tipos de painéis que você criará, os temas dos painéis e como você irá promover seus produtos. Certifique-se de criar um calendário para manter a consistência na postagem.
  4. Otimize suas imagens: Certifique-se de que as imagens dos seus produtos estejam otimizadas para o Pinterest. Elas devem ser visualmente atraentes, de alta qualidade e no formato vertical recomendado.
  5. Interaja com a comunidade: Esteja ativo na plataforma interagindo com outros usuários, repinando conteúdo relevante, seguindo outros perfis e respondendo a comentários. Isso ajudará a aumentar a visibilidade da sua marca e a construir relacionamentos com potenciais clientes.
  6. Utilize anúncios pagos: Considere investir em anúncios pagos no Pinterest para alcançar um público maior. Os anúncios no Pinterest podem ser direcionados com base em interesses, palavras-chave e demografia, permitindo que você atinja seu público-alvo de forma eficaz.

Lembre-se de que o Pinterest é uma plataforma de longo prazo, e o sucesso no marketing para e-commerce requer tempo e consistência. Portanto, seja paciente, analise os resultados e ajuste suas estratégias com base no feedback dos usuários.

Agora que você está ciente de algumas dicas sobre como vender no Pinterest, é crucial entender a importância de contar com uma consultoria de marketing digital, considerando todas as vantagens mencionadas anteriormente. A Bertholdo é uma referência em e-commerce, com mais de 21 anos de experiência no mercado e mais de 1.000 projetos desenvolvidos.

Agora que você já conhece um pouco do nosso trabalho, vamos conversar? Podemos pensar em uma proposta personalizada para sua lojs virtual.

5/5 - (2 Votos)
Checkup de Loja Virtual

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima