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Como melhorar a descrição de produto do seu e-commerce

Conheça algumas dicas que podem ser aplicadas na descrição de produtos do seu e-commerce para alavancar as vendas.

Fazer a correta descrição de produto com certeza causa maior impacto e convencimento de compra em uma loja virtual. A descrição é o seu discurso de venda, sendo necessário citar todas as características e funções da mercadoria para fortalecer o desejo de compra. Além de fazer com que o cliente tenha a sensação de que aquele item é o que vai preencher a sua necessidade.

Por esse motivo, é essencial que se invista nas melhorias no seu e-commerce. É interessante inserir novas estratégias para intensificar a experiência dos clientes e otimizar o processo de consumo.

Continue a leitura para descobrir 5 dicas importantes de como fazer descrições modernas e envolventes dos produtos do seu e-commerce!

1. Pesquise palavras-chaves

O primeiro passo é definir uma palavra-chave principal para a sua página. Você precisa descobrir a trajetória dos potenciais clientes para pesquisar os itens que você vende. Diversas ferramentas de SEO (Otimização para Motores de Busca) ajudam nessa estratégia de ranqueamento. O Google oferece essa função gratuitamente, por meio do buscador de palavras-chave. Ao descobrir a palavra, você pode inseri-la na descrição do seu produto e otimizar a busca por ele.

Como melhorar a descrição de produto do seu e-commerce

2. Incorpore todos os detalhes relevantes

Ao entrar em sua loja virtual, o consumidor não busca apenas o preço. Ele quer conhecer mais detalhes sobre o produto que você oferece. Você pode inserir informações valiosas na descrição do produto, como:

  • cores;
  • textura;
  • do que é confeccionado;
  • dicas de uso;
  • tamanho;
  • local de fabricação.

3. Use um tom de voz adequado à persona

A sua loja virtual tem personalidade, sabia? Sendo assim, adote uma linguagem nos textos que faz a descrição de produto de acordo com o tom de voz do seu e-commerce. Essa ação promove uma marca forte no seu negócio, o que cativa e atrai os consumidores.

4. Conte uma história

Além de falar das descrições do produto, encontre uma forma de se aproximar do cliente ao fazer um breve comentário que desperte o lado sentimental ao ler a descrição. Os gatilhos emocionais provocam sensações de pertencimento e conquista. Faça comentários, como: “Imagine você chegando na roda de amigos com aquele casaco com o material e a cor que são as tendências do momento? Além de atrair olhares, você ainda vai receber elogios.”

5. Conecte os benefícios do produto

As pessoas pesquisam na web soluções para os seus problemas, realização de sonhos ou o suprimento do que elas consideram seu ponto fraco. Então, é importante fazer dessa condição o momento de apresentar todos os benefícios, de maneira minuciosa, ao fazer a descrição do produto. Aponte:

  • vantagens;
  • sensações;
  • cuidados;
  • tendências;
  • funcionalidades.

Quando você encaixa os benefícios do produto na sua descrição, ela se torna mais conectada às necessidades dos clientes. Imagine que uma pessoa queira comprar um notebook para trabalhar em casa, por exemplo.

Aí, ela entra em um site de produtos eletrônicos e encontra o seguinte: “Memória RAM de 16 GB, SSD de 512, monitor de 21 polegadas”. Apesar de precisa, essa descrição não fala muito dos benefícios do equipamento.

Papo de Loja

Seria bem melhor se fosse algo como: “Memória de 16 GB para não travar, SSD de 512 para garantir aquela velocidade para suas tarefas e, como se não bastasse, um monitor 4K de 21 polegadas para que você não perca um só detalhe na sua tela!”. Perceba a diferença!

6. Não copie descrições de outras lojas

Em um dia de trabalho excessivo, pode bater aquela dúvida: “Hmm, e se eu simplesmente copiasse as descrições dos concorrentes? Ninguém vai notar…”. Nem mesmo considere essa hipótese! Conteúdos duplicados nos serviços de busca só farão sua página ser jogada lá para baixo.

Isso porque o Google identifica facilmente as cópias (principalmente agora, com a inteligência artificial tão evoluída) e penaliza sites que usam as mesmas descrições que outras. Além disso, pense em todas as dicas que demos até aqui, que enfatizam a criatividade e a singularidade do seu trabalho.

Caso você simplesmente copie as descrições, todo o seu trabalho de diferenciação cai por terra. Por isso, junte mais um conselho às dicas que repassamos: criatividade e originalidade, sempre!

Como melhorar a descrição de produto do seu e-commerce

7. Inclua palavras que despertam os sentidos

Vincule suas descrições a termos que causem bem-estar nas pessoas. Isso é muito comum em produtos alimentícios: um vinho “encorpado”, um kit “completo” de churrasco, um conjunto “versátil” de facas.

Mas é possível usar essa técnica em qualquer tipo de produto. Em períodos de alta temperatura, dá para reforçar o “frescor” das suas ofertas de ventiladores e ar-condicionado. Já no inverno, deixe bem claro como aquele suéter “expulsa todo o gelo do seu corpo”, por exemplo.

8. Adote a escaneabilidade

As técnicas de SEO apontam para a necessidade de escaneabilidade. Isto é: frases concisas, orações curtas e parágrafos pequenos — no máximo, com quatro linhas. Ainda que você já saiba dessas características, a grande questão é: você também aplica esses princípios nas suas descrições?

Algumas das nossas indicações nesse sentido são:

  • tente utilizar até 20 palavras por frase (pode passar um pouquinho às vezes, mas preste atenção a essa média);
  • mantenha um máximo de quatro linhas por parágrafo;
  • reúna informações em tópicos, quando puder;
  • use o negrito para chamar a atenção para determinados termos e propiciar uma leitura mais rápida por parte do cliente.

9. Utilize as provas sociais

Junto às descrições dos produtos, coloque algumas opiniões de clientes já satisfeitos. Inclusive, é válido utilizar os bons pontos apontados pelas pessoas que compraram de você para gerar descrições que são, simultaneamente, honestas e elogiosas.

Percebeu como existem formas bem atrativas de realizar a descrição de produto para conquistar novos compradores? Portanto, invista de forma maciça e correta nesse recurso. Essa técnica aumenta as chances de conversão e potencializa a força de vendas do seu e-commerce. Ao agir dessa maneira, sua loja virtual vai estar no topo e ranquear facilmente novos visitantes e clientes.

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