O marketing digital trouxe várias mudanças para as empresas. Com estratégias eficientes, grande alcance e ótimo retorno sobre investimento, os empreendedores enxergaram o potencial e estão explorando as possibilidades. Nesse sentido, surgiu o digital branding.

É preciso ter uma preocupação constante com a forma de utilização dos canais de comunicação. Cada ponto de interação gera uma experiência ao cliente e é preciso unificar os sentidos para não perder a identidade da marca.

Se você deseja conhecer a importância da reputação online para uma marca e como ela influencia nos resultados e objetivos, confira nosso post de hoje!

Digital Branding

O que é branding?

Antes de entrar no conceito de digital branding, vamos falar um pouco sobre branding em geral.

O sucesso de uma marca não está só em seus produtos ou serviços. Marcas reconhecidas são famosas pelos seus posicionamentos, formas de agir e pensar. É como a personalidade de uma pessoa. Se alguém varia de personalidade a cada instante, certamente ele não conseguirá ter credibilidade.

A Apple é um exemplo de empresa que consegue explorar muito bem o trabalho de branding. Ela mostra que o conhecimento é capaz de melhorar a vida das pessoas e que o acesso à informação pode trazer resultados incríveis. Para que ele seja possível, a empresa disponibiliza no mercado os seus dispositivos eletrônicos.

Outro exemplo emblemático vem da indústria de cosméticos. A Natura apresentou uma campanha que valoriza a beleza natural das mulheres. A estratégia era que seus produtos servissem para realçar o que cada uma tem de melhor, não forjar uma característica inexistente. Ou seja, por trás de um produto, há uma ideia principal, um posicionamento que cria a identidade da marca.

A Chilli Beans é outro exemplo que podemos citar. Os produtos têm uma história que é destacada. Não é vendido somente um par de óculos. Quem entra em uma loja passa por uma experiência com a marca. Conhece sua cultura, sua história e porque aquele modelo específico do produto foi criado.

Então, o que é o digital branding?

Com o conceito de branding esclarecido, é importante entender que o digital branding consiste em utilizar os recursos digitais para fortalecer a identidade da marca. Muitas empresas cometem um erro ao acreditarem que basta criar um perfil nas redes sociais  que o marketing digital está feito. Não é assim. Na verdade, não é nada assim!

Cada ponto de interação digital gera uma experiência ao cliente. Seja no Facebook, Instagram, no chat online, no site ou em uma troca de mensagens via aplicativo, se cada um desses pontos apresentar uma postura diferente, a identidade da marca se perde e o público não terá uma referência, gerando um impacto muito forte e negativo nos negócios.

Por isso, é de suma importância avaliar e planejar a utilização de cada recurso digital para construir e fortalecer o posicionamento da empresa e sua cultura. Aumentar a rede de comunicação é muito positivo, mas é necessário gerir bem esses pontos. 

Qual é a sua importância?

O digital branding tem a função de utilizar os diferentes canais digitais para trabalhar o branding, a identidade da marca.

Infelizmente muitas empresas acreditam que precisam estar em todas as plataformas digitais e fazem isso sem qualquer planejamento. O resultado é uma postura diferente em cada ponto e o público fica confuso; e não reconhece a empresa que está se oferecendo para atender uma necessidade dele.

Ter uma sólida identidade é um diferencial. Falamos dela, mas vale ressaltar novamente a Chilli Beans como referência no Brasil. A empresa de acessórios de moda trabalha muito bem a sua identidade. Em cada produto, loja física, canais de comunicação ou estratégias de marketing a cultura da empresa fica bem estampada.

O público reconhece essa personalidade da marca e cria um vínculo que vai além da simples relação de empresa e cliente, gerando fãs, promotores do negócio. Não só novas compras por parte dessas pessoas são estimuladas, mas também novos clientes chegam por recomendação e pela boa reputação da empresa.

A diferença para o ambiente online e as lojas físicas é que os vendedores podem transmitir esses valores e cultura. Eles têm contato direto com os clientes, então podem evitar qualquer mal-entendido por conta do cliente. Na internet não tem isso. Uma frase mal colocada pode gerar uma grande insatisfação do público e isso pode refletir na reputação da empresa. 

Digital branding como conquistar a reputação online da sua marca

Quais são as melhores práticas?

Se você quer criar uma eficiente estratégia de digital branding, confira as melhores práticas que listamos a seguir.

Entenda qual é a cultura da sua marca

O primeiro e, talvez, mais importante passo é olhar para dentro. Você precisa ter bem claro o que a sua marca quer passar ao público e qual é a sua posição. Isso é fundamental, pois será essa cultura que norteará todas as estratégias.

Marcas que não definem sua cultura não conseguem gerar clientes fidelizados. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem empresas que representem seus ideais, além de ter boas práticas, como a preocupação com o meio ambiente, sustentabilidade e senso de comunidade.

Fale sobre a sua história e trajetória na estratégia de Digital Branding

Como vimos, o branding tem muito a ver com quem a sua marca é, e como isso será transmitido ao público.

Powered by Rock Convert

Por isso, contar sobre a sua história e motivações é uma forma de criar laços a partir de uma troca real e humana. Afinal, as pessoas querem fazer parte de algo maior do que apenas uma logo bem feita e produtos bem elaborados.

Em seu e-commerce, na parte de “Quem Somos”, fale sobre como nasceu a sua loja virtual, quem está por trás do projeto, quais são as causas que vocês abraçam e em que acreditam. Além do texto, isso pode ser feito por meio de um vídeo em formato storytelling.

Nas redes sociais, crie narrativas que também aproxime marca e pessoas. Fale sobre a trajetória do seu negócio, valores e equipe. Mostre que há mãos reais por de trás da tela. Esteja próximo. Evite publicar apenas produtos e promoções.

Escolha o tipo de linguagem

A linguagem utilizada faz parte da cultura. Sendo assim, é preciso conhecer seu público-alvo e saber como se comunicar com ele. Utilizar linguagem inapropriada pode dificultar ou até impossibilitar a comunicação.

De outra maneira, se a marca não tem uma linguagem definida, isso reflete na identidade.

Foque na experiência do cliente

Parte do Branding Digital é a experiência do cliente nos canais de comunicação que sua loja virtual possui na internet (redes sociais, site, e-mail, WhatsApp). Desde o primeiro contato, em uma pré-venda, até um e-mail de agradecimento por ter comprado em seu e-commerce, tudo faz parte dessa estratégia tão importante.

Prepare sua equipe para atender, de maneira humana e com treinamento adequado, em todos os canais digitais adotados no seu planejamento de Marketing e Branding Digital. Mas, não se prenda a apenas isso.

A experiência do cliente pode ser vasta em seu negócio! Negocie descontos com parceiros, ofereça suportes diferenciados, tenha programas de fidelidade, produza embalagens bonitas e com qualidade, e por aí vai. Tudo que faz o coração do seu público ficar quentinho e só querer comprar com você!

Planeje as estratégias de comunicação

Após esse trabalho de esclarecimento, reconhecendo a cultura e definindo a linguagem, você deve reunir toda a sua equipe e planejar as estratégias de comunicação.

O marketing digital tem diversas ações, como a produção de conteúdo, acompanhamento e postagem nas redes sociais, chat online e a construção de uma boa loja virtual responsiva, como conversamos aqui.

É crucial alinhar com todos os colaboradores que, não importa qual for o canal de comunicação, a experiência do usuário tem que seguir a identidade da marca. Esse é o grande ponto para construir a reputação online da sua marca e alcançar o sucesso no negócio.

A diferença entre loja virtual, blog e redes sociais na estratégia de Digital Branding

Agora, vamos conversar sobre uma dúvida: qual é a melhor forma de utilizar os principais canais de comunicação no planejamento de Digital Branding? E qual a diferença entre eles?

Confira abaixo:

Loja Virtual: ela será o seu cartão de visita e, consequentemente, a cara principal da sua empresa.

O e-commerce é mãe de todos os outros meios de diálogo e divulgação do seu negócio, além de ser onde as compras serão efetuadas. Ele precisa passar credibilidade e segurança.

Por isso, é essencial que você tenha um site bem desenhado, com design otimizado para uma eficiente experiência do usuário, assim como módulos de frete, pagamento, e outros, garantindo o funcionamento de forma adequada. Para isso, você pode ter uma empresa especializada em e-commerce com você.

Blog: o blog funciona como estratégia de marketing de conteúdo, em que a sua loja virtual construirá autoridade em relação a algum assunto ligado ao seu negócio.

Por exemplo, se você possui um e-commerce de moda, os textos irão falar sobre tendências, dicas para montar looks, novidades do mercado e por aí vai. Tudo isso é feito através de estratégias de SEO, que posicionam os seus conteúdos de maneira estratégica no Google. Dessa maneira, você será encontrado mais facilmente na internet.

Redes Sociais: as redes sociais funcionam para divulgar produtos, promoções, contar novidades, construir storytelling (como comentamos nos tópicos acima) e compartilhar dicas mais práticas e rápidas.

Hoje, é essencial ter um bom planejamento de redes sociais, já que elas são fundamentais para o seu Digital Branding. Baixe, gratuitamente, o nosso e-book sobre o tema e aprenda mais!

Aplique Digital Branding no seu e-commerce

Vimos que o digital branding deve ser levado em consideração no momento de planejar suas ações de comunicação. Saber explorar cada recurso digital pode aproximar a marca de seus clientes e transformá-los em verdadeiros fãs, melhorando a reputação online.

Agora que você sabe como criar um digital branding consistente, veja como funciona uma consultoria em e-commerce e os resultados que esse serviço pode alcançar.

(Visited 465 times, 1 visits today)
Digital Branding para e-commerce: dicas para construir sua marca Digital Branding para e-commerce: dicas para construir sua marca Digital Branding para e-commerce: dicas para construir sua marca 2020-05-24 21:57:55
4.9 5 1