Como aparecer no Google

Por que meu site não aparece no Google? Descubra 7 motivos comuns!

Ter uma presença digital forte é praticamente uma obrigação se o seu objetivo for alcançar e converter muitos clientes. Porém, ter um site, um blog ou alguns perfis nas redes não é suficiente para alcançar o sucesso. É preciso saber ser encontrado pelos usuários, um desafio que gera a grande dúvida: por que meu site não aparece no Google?

Antes de qualquer coisa, é necessário saber que, sim, seu site sempre aparece no Google. O problema é que ele pode estar mal ranqueado. Sites que não estão nas primeiras páginas dificilmente adquirem um bom fluxo de tráfego orgânico, pois o comportamento normal do usuário é priorizar links nas primeiras posições em buscas no Google. Se quer conhecer melhor os motivos que fazem seu site não aparecer no buscador, continue a leitura!

Por que meu site não aparece no Google?

Quais são as maiores consequências de não aparecer no Google?

O Google pode ajudar sua empresa a potencializar o alcance e garantir melhores resultados nas vendas. Logo, ao não aparecer nesse mecanismo de buscas, seu negócio fica atrás da concorrência e tem queda na taxa de conversão de seu negócio.

Sabe aquele famoso ditado de “quem não é visto não é lembrado”? Ao não ter sua empresa no principal buscador utilizado pelos usuários, as chances de sua empresa ter boa visualização cai de forma considerável.

Desse modo, é importante investir em maneiras de fazer com que sua organização garanta uma boa presença e colocação na primeira página do Google. Para parar de se preocupar com a pergunta “por que meu site não aparece no Google?”, vale continuar a leitura e conferir nossas dicas, a seguir!

Quais erros prejudicam o desempenho do seu site no Google?

Alguns problemas impedem seu site de ganhar as primeiras posições, tornando a presença dele nas páginas de busca do Google quase nula. A seguir, explicamos 7 erros comuns que provocam essa situação. Veja quais são eles e dê o primeiro passo para resolvê-los!

1. Páginas muito lentas

Este talvez seja o principal fator que prejudica o posicionamento de sites no Google. Isso acontece porque as atualizações do buscador estão cada vez mais focadas na experiência do usuário (UX). Nesse sentido, páginas que demoram mais de 2 minutos para carregar por completo são facilmente dispensadas pelas pessoas que pesquisam no Google.

O problema pode ser causado pela qualidade do serviço do domínio ou até pelo excesso de anúncios, imagens pesadas e banners. Em alguns casos, a programação malfeita do site pode retardar ainda mais o tempo de resposta de todos os detalhes dele.

2. Informações irrelevantes ou mal-estruturadas

A organização das informações é importante não apenas para a estética do site, mas também para a qualidade da navegação. Se o usuário não encontrar o que ele quer com facilidade, é bem provável que saia imediatamente e continue a busca em outras fontes.

Isso faz com que sua página perca relevância rapidamente no Google. Dessa forma, é importante apostar em conteúdos escaneáveis e que facilitem a hierarquia de informações e a leitura por parte do usuário.

3. URL não amigável

O motivo da sua dúvida “por que meu site não aparece no Google?” pode ser a própria URL do site. Links com informações em excesso, números e símbolos, não passam confiança ao usuário e são penalizados pelo Google.

O algoritmo identifica esse problema como um sinal de que o site é confuso e irrelevante para a maioria dos usuários. Para deixar a URL amigável, é importante evitar informações desnecessárias, usar a palavra-chave, não usar acentos e caracteres especiais e deixá-la mais curta.

Motivos que impedem seu site de aparecer no Google

4. Falta de indexação do site

Se o site não estiver devidamente indexado no Google, não há técnica de SEO útil para levar suas páginas às primeiras posições. Existe uma maneira simples de descobrir essa informação: basta pesquisar na barra de busca “site: https://nomedoseusite.com.br”. Se o seu site aparecer como primeiro resultado, a princípio está tudo certo.

5. Má utilização das palavras-chave

O estudo das palavras-chaves é essencial para acertar nas estratégias da empresa. Por meio de uma boa pesquisa, fica mais fácil atingir seu público-alvo, além de possibilitar a retirada das que podem prejudicar os resultados do negócio.

Portanto, vale a pena investir um tempo para ter boas Keywords para sua empresa. Há ainda ferramentas que auxiliam nessa tarefa. Por meio delas, você compreende quais são as tendências para o seu nicho e as incorpora nas estratégias.

6. Conteúdo rasos

O algoritmo do Google é capaz de verificar se o conteúdo apresentado pelo site ou blog é original, além de recompensar ou punir a página por conta da qualidade do material oferecido.

Outro ponto importante refere-se ao tempo de permanência dos usuários na página. Quando o conteúdo é de baixa qualidade técnica, normalmente os leitores logo seguem para outros canais mais eficientes. Esse baixo tempo também é um dos requisitos que atrapalham o ranqueamento da sua página, sendo um importante fator para correção.

7. Site não responsivo

Um site responsivo é aquele que consegue se adaptar automaticamente ao tamanho da tela dos usuários, otimizando a experiência de navegação, independentemente do aparelho que o leitor está utilizando.

Essa capacidade de preservar a identidade visual do site e a organização das ferramentas em diversos tipos de aparelhos ajuda a melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, torna o seu site mais atrativo. Portanto, vale a pena investir em meios para garantir um site responsivo.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

Contar com uma empresa parceira que já trabalha no mercado digital contribui para que seu negócio evite alguns erros graves que prejudicam seu ranqueamento no Google. Por isso, vale contar com as orientações de quem já conquistou diversos resultados nesse mercado.

A Bertholdo conta com diversas soluções para quem deseja alcançar resultados pelo mercado digital. Com serviços de consultoria, planejamento, operações assistidas e uma plataforma completa para seus clientes, é possível encontrar qual pacote de serviços se enquadra nas necessidades de sua corporação. Assim, você se concentra apenas em melhorar seus produtos e serviços para conquistar novos clientes.

Se a pergunta que trouxe você até aqui era “por que meu site não aparece no Google?”, o nosso artigo trouxe algumas respostas possíveis. Ao utilizá-las em suas novas estratégias, é possível fazer seu site alcançar as primeiras páginas do buscador. Para potencializar seus resultados, a melhor alternativa é contar com uma parceria especializada em e-commerce.

Ainda não conhece a Bertholdo? Oferecemos suporte, treinamentos, ferramentas e estratégias para turbinar o seu site. Se deseja fazer seu negócio crescer, fique à vontade para acessar o site da Bertholdo e entrar em contato conosco.

5/5 - (3 avaliações)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima