O lançamento de loja virtual é um momento que pode causar certo frio na barriga do empreendedor. Sabemos dos grandes potenciais que o comércio eletrônico possui, mas é preciso ter um cuidado especial no planejamento e na execução das estratégias.

Estratégias de Lançamento

Pensando nisso, criamos este artigo com uma espécie de checklist. Apresentamos tudo o que você precisa fazer para que o lançamento da sua loja online seja um sucesso. Acompanhe!

1. Resolva pendências do plano de negócio

Muitas organizações são prejudicadas, simplesmente por não estarem prontos ainda. No lançamento de loja virtual, o ideal é que não haja nenhuma pendência do seu plano de negócios.

Pense exatamente na solução que você vai oferecer, produtos ou serviços, na logística, condições de pagamento ofertadas, garantia, entre outros pontos. Ter essas questões bem resolvidas garante que você foque naquilo que realmente interessa no momento: o lançamento da sua loja!

2. Prepare as redes sociais do e-commerce

As redes sociais são ótimas ferramentas para qualquer empresa, atualmente, ainda mais quando é uma loja virtual. O alcance das estratégias, os recursos disponíveis sem utilizar investimento direto e, ainda, a possibilidade de mensuração dos resultados são ótimos atrativos.

Então, o ideal é que você já tenha preparado as redes sociais. Insira as fotos, logo, descrição e tudo o que for pertinente e que descreva a marca. Antes do lançamento, pode fazer postagens nas plataformas, atraindo os potenciais clientes a conhecerem a novidade.

Criar uma estratégia de lançamento de loja virtual

3. Elabore um blog para a sua loja

Uma grande tendência que vem chamando a atenção das empresas é apostar no compartilhamento de conteúdo. Colocá-los de forma organizada em um blog pode atrair muitos interessados em adquirir suas soluções.

Além disso, com um blog otimizado e relevante, você pode alcançar as primeiras posições no Google e demais buscadores, o que eleva bastante o tráfego no site e gera a possibilidade de maior conversão em vendas.

4. Organize a estratégia de e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma das técnicas mais interessantes que existe no marketing digital. Enviando conteúdos adequados, você consegue construir um bom relacionamento com o público e atrair as pessoas para o seu ambiente online.

É fundamental que você siga boas práticas para essa estratégia, tais como manter um envio periódico, produzir conteúdos relevantes para as mensagens, apostar em um bom título e criar uma chamada para ação, indicando ao leitor o que fazer. No lançamento de loja virtual, o e-mail pode ser uma das armas para apresentar a novidade ao público.

5. Estabeleça os KPIs

Quantas pessoas visitaram a sua loja virtual durante o lançamento? Quantas dessas pessoas fizeram uma compra? De qual canal de comunicação os visitantes estão chegando? Essas perguntas são importantes para entender melhor o comportamento do público e, assim, traçar melhores estratégias.

Para isso, defina os KPIs, ou Key Performance Indicators (indicadores de desempenho), de que você precisa. É crucial que essa definição seja feita antes do lançamento de loja virtual para que nada seja perdido no caminho.

6. Instale o Google Analytics

Uma vez definidos os indicadores, você deve instalar o Google Analytics no seu site para que os dados sejam buscados. Essa ferramenta monitora todo o desempenho do seu ambiente digital e é capaz de gerar informações altamente relevantes para a criação das estratégias.

Vimos que, antes de fazer o lançamento de loja virtual, tem vários pontos que devem ser trabalhados. Siga o nosso checklist para que nada saia fora do esperado!

Para garantir os resultados e alcançar os melhores ganhos no seu lançamento, conte com a nossa ajuda! Somos uma empresa especializada em tecnologias digitais e podemos auxiliá-lo no seu negócio. Entre em contato!

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