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Loja virtual responsiva Magento: o que é?

Você sabia que uma loja virtual responsiva Magento pode te ajudar na fidelização dos seus clientes e, consequentemente, aumento das vendas?

✓ Conteúdo criado por humano

Ter uma loja virtual responsiva Magento é essencial para o bom retorno do seu negócio. Se analisarmos o cenário em que vivemos, vamos perceber que a maioria dos nossos acessos são feitos por meio mobile e, é aí, que entra a importância de ter um layout que forneça uma perfeita experiência ao usuário.

Por isso, nesse texto, vamos falar sobre a importância em pensar uma loja virtual não apenas para desktop, mas para todos os meios disponíveis para acesso à internet. Vale lembrar que os dispositivos móveis crescem, cada vez mais, entre todas as faixas etárias e renda.

loja virtual responsiva

Antes de mergulharmos fundo no assunto, vamos conversar brevemente sobre o que é um site responsivo e a importância da ideia para o seu e-commerce. Para saber mais, você pode clicar aqui para ler o conteúdo completo sobre o tema.

Por fim, vamos conversar sobre a tendência do mobile first e como a escolha pela plataforma Magento pode ajudar na otimização da sua loja virtual responsiva.

O que é uma loja virtual responsiva

Site ou layout responsivo é levar ao seu público a melhor experiência de compra e pesquisa. Por meio de códigos específicos, você permite que o usuário acesse a sua loja virtual por meio de smartphones, tablets, notebooks, desktop e outros.

Então, estar atento ao mercado e às necessidades das pessoas vai fazer com que o seu negócio não estagne e, consequentemente, cresça! Imagine que alguém acesse a sua loja virtual pelo celular e, por causa de uma navegação inadequada, essa potencial cliente vai parar no concorrente? Não. Você nem quer pensar sobre isso!

Quer ver como isso é importante? Dados da pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), publicados no site E-commerce News, mostra que cerca de 30% das compras em lojas virtuais em 2016 serão com o uso de dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Quer mais? Essa fatia equivale a 57,2 milhões de compras,  o que representa R$ 56,8 bilhões até o fim deste ano, de acordo com a ABComm.

Além de tudo isso que citamos acima, o Google também usa o layout responsivo como uma das maneiras de rankear os sites. Então, se você tem uma loja maravilhosa e otimizada para desktop, mas não pensou nos acessos mobile, o Google tira pontos de você.

Loja virtual responsiva + Magento

O Magento, como explicamos nesse texto, é a principal plataforma para e-commerce em todo o mundo. Por isso, ela possui diferenciais que também facilitam a construção das lojas virtuais responsivas.

Vamos saber mais!

Códigos abertos (open source)

Conhecido como um dos principais diferenciais do Magento, o sistema open source, que significa código aberto, permite a customização da loja virtual da melhor forma. Essa facilidade é essencial para a criação de layouts responsivos, já que haverá mais flexibilidade no desenvolvimento da ideia.

SEO para versão responsiva

A plataforma Magento facilita a organização de palavras-chave e títulos para que a sua loja virtual ganhe espaço nos buscadores da internet como o Google, já citado por aqui.

Porém, é importante ressaltar a importância de uma equipe especializada durante todo o processo. Só assim, seu e-commerce alcançará as primeiras páginas de busca. Aposte nisso! As pessoas sempre vão à internet para procurarem informações sobre um produto.

Temas responsivos

Agora, vamos falar sobre os temas responsivos para Magento.

Checkup de Loja Virtual

Em resumo, o tema ou layout responsivo será o design da sua loja virtual. A partir dele, seu e-commerce vai passar ao público a identidade da marca. Vale lembrar que o layout responsivo sempre deve acompanhar a ideia da versão para desktop, ok?

É importante ressaltar que a construção desses temas é uma tarefa complexa e, por isso, indicamos que você contrate uma equipe especializada em Magento. Nossos especialistas frisam que conhecimentos em criação de wireframe, design no Photoshop e desenvolvimento frontend serão exigidos de maneira aprofundada.

Aqui, uma dica: o Magento possui alguns temas padronizados já instalados como é o caso dos modelos DEFAULT, BASE e RWD. Dos três citados, indicamos o RWD, já que ele é o mais flexível e indicado para o uso responsivo.

+ Segurança

Ter uma loja virtual segura é primordial. Principalmente na versão responsiva, já que guardamos muitas informações nos dispositivos mobile.

Com esse foco, destacamos a criptografia de dados, também compatível com o Magento, por meio dos certificados SSL e o protocolo HTTPS, que permitem mais segurança aos usuários na hora do fechamento da compra.

Outra possibilidade é a permissão para gerenciar sua loja virtual em diversos níveis, deixando, assim, seu e-commerce mais seguro.

Quer saber, na prática, como ter uma loja resposiva pode aumentar as suas vendas? Leia o nosso case, que traz o crescimento da nossa cliente Arte e Artefato!

A tendência do first mobile

First mobile significa desenvolver uma página com foco nos dispositivos móveis. Como assim?

O que acontece é que, na maioria das vezes, as empresas/pessoas pensam no site responsivo apenas após a criação da página para desktop.

Em outras casos, a situação melhora quando ambas as versões são geradas juntas, desde o início. Mas o melhor dos mundos é desenvolver um site visando, em primeiro lugar, o mobile. Por que isso?

O acesso móvel é a nossa realidade e é onde as pessoas mais acessam a internet. Observar esse comportamento é estar atento às necessidades do seu cliente, de forma a fidelizá-lo. Temos pouco tempo e buscamos lojas e serviços que facilitem a nossa busca e compra.

Como funciona a criação de páginas focando o mobile

Quando desenvolvemos um site para dispositivos móveis, temos, em média, 80% menos espaço do que teríamos se pensássemos o mesmo conteúdo para o desktop. Por isso, acabamos por eliminar informações, deixando apenas conteúdos que realmente importam.

Assim, Luke Wroblewski criou a ideia do Mobile First, que visa otimizar o desenvolvimento desktop, iniciando o projeto pelos dispositivos móveis, reforçando o acompanhamento de uma equipe especializada em todas as etapas da ideia.

Isso se torna essencial, já que o poder de síntese será trabalhado já no início, tudo porque a versão para mobile pede objetividade e síntese. Então, ter profissionais te orientando será muito importante para evitar erros.

Então, dá próxima vez que você for pensar o layout e informações para a sua loja virtual, foque no mobile e, depois, o desktop. Jamais pense em pegar uma versão convencional e espremê-la para ser visualizada em um celular, por exemplo. A navegação não atenderá as necessidades de um público, cada vez mais, exigente.

Quer conversar mais sobre o assunto e saber se o seu e-commerce possui versão responsiva? Faça um check-up gratuito com a gente! Por ele, vamos te ajudar a saber o que falta para que a sua loja virtual tenha o retorno esperado.

Até a próxima 😉

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

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