Marketing digital: 5 dicas para combater a crise durante o Coronavírus

Quando falamos que a prática é tão importante quanto a teoria, não é da boca para fora. Nenhum livro ou curso focado na gestão empresarial pode te preparar completamente para todos os desafios que podem surgir para o seu negócio. Por isso, é importante agir com inteligência diante de crises dos mais variados tipos. No momento, o assunto é a pandemia do novo Coronavírus.

A crise, embora seja assunto de saúde pública, tem forte impacto em empresas de todos os tamanhos ao redor do planeta. Com a recomendação de isolamento social e a vasta mudança de prioridades do público, companhias precisam tomar decisões delicadas para, ao mesmo tempo, proteger seus colaboradores, garantir sua sustentabilidade e manter o bom relacionamento com o cliente.

Mas, afinal, como fazer isso? Embora seja preciso ter paciência para aguardar os desdobramentos e consequências da pandemia, é possível, sim, empregar o marketing digital para combater a crise. Quer saber como? Confira estas 5 dicas!

Dicas de Marketing digital para combater a crise durante o Coronavírus

1. Humanize ainda mais sua marca

Se você conhece os ensinamentos de Philip Kotler, professor americano responsável pelo conceito de marketing 4.0, já sabe a importância de humanizar sua marca. É que o consumidor moderno, graças à democratização da internet, se posiciona no topo da cadeia de mercado, se dando ao luxo de selecionar as empresas com que faz negócio.

Um dos critérios de seleção é o nível de humanidade apresentado pela empresa. O cliente não quer que a relação entre comunidade e companhias seja meramente comercial. De fato, ele espera que as empresas se comportem como verdadeiros membros da sociedade.

Em um momento como o atual, em que todos os setores estão de algum modo abalados pela pandemia, essa humanização se mostra ainda mais importante. Por isso, é fundamental que você mostre ao público que sua marca não está alheia aos acontecimentos, mas sim tomando medidas para lidar com eles.

2. Utilize seus canais para divulgar medidas tomadas pela empresa

Uma das formas mais eficazes de escancarar a humanização abordada no último tópico é explorar os canais utilizados por sua empresa. Se você faz uso de uma estratégia de e-mail marketing, por exemplo, separe algumas mensagens de âmbito não comercial, com o fim de se comunicar com o contato em um momento de dificuldade.

Fale sobre medidas de prevenção ao coronavírus, recomende que ele siga orientações de saúde e, se for o caso, mostre como sua marca pode ajudar nesse processo. Se você conta com um serviço estruturado de entregas que segue em atividade, por exemplo, pode oferecer descontos para que o consumidor receba os produtos sem sair de casa.

As redes sociais também são excelentes aliadas nesse contexto. No Instagram, por exemplo, você pode criar posts mostrando as medidas de segurança e higiene que estão sendo tomadas em sua empresa. É importante demonstrar apreço pela saúde dos colaboradores, ou seu público pode criar uma imagem negativa da marca.

Como muitas empresas estão adotando o home office, é interessante criar conteúdos que mostrem seus profissionais exercendo suas funções de casa. Além de humanizar sua empresa, esse tipo de ação pode criar um vínculo duradouro com seus clientes.

3. Invista em conteúdos de valor. Fale do Coronavírus.

Com a suspensão de diversas atividades, tanto profissionais, quanto de entretenimento, as pessoas estão aumentando o consumo de conteúdos na internet. Naturalmente, é uma boa opção para qualquer empresa intensificar a produção de posts em blogs e redes sociais. Contudo, é ainda mais fundamental que os materiais oferecidos sejam qualificados.

Como a demanda por conteúdos aumentou, a oferta seguiu o mesmo ritmo. Isso quer dizer que o volume de posts está maior que o normal, logo, é ainda mais difícil atrair a atenção da sua persona. Sendo assim, faça um mapeamento dos assuntos que já foram abordados e identifique os formatos de conteúdos mais aceitos entre sua audiência.

É importante, também, oferecer novidades. Se você tem condições de oferecer, por exemplo, uma palestra ou um webinar, essa é a hora de fazer isso.

4. Explore como nunca o SEO. Não deixe o Coronavírus prejudicar seu tráfego orgânico.

Seguindo a linha do aumento do volume de conteúdos na internet, as práticas de SEO se tornam ainda mais relevantes para o seu marketing digital. Com uma estratégia baseada nos critérios de avaliação dos algoritmos de busca, você vai conseguir aumentar o alcance de suas páginas na web.

Por isso, dê ainda mais importância à seleção de palavras-chave. É fundamental que elas, além de contemplar as características de sua persona, apresentem certo nível de popularidade no momento. Lembre-se, ainda, de otimizar seus posts, prezando pela escaneabilidade e relevância dos conteúdos, fatores que pesam no SEO.

5. Trabalhe a longo prazo e mensure seus resultados

Por mais que você queira colher frutos o mais rápido possível, é importante compreender o momento atual e aceitar que os maiores benefícios virão a longo prazo. Por isso, não force a barra na tentativa de fechar vendas e parcerias. Mais importante do que isso é construir relacionamentos duradouros.

Em tempos de crise do Coronavírus, as pessoas formam memórias afetivas que dificilmente são desconstruídas. Por isso, se a sua marca for notada pela boa atuação enquanto a pandemia não é solucionada, terá uma imagem mais positiva quando as coisas voltarem ao normal.

Sendo assim, estabeleça objetivos a longo prazo, como o aumento de inscritos em seus canais ou a fidelização dos consumidores. Além disso, determine métricas que podem ser avaliadas com facilidade para determinar o progresso da estratégia. Em redes como o Instagram, a própria plataforma fornece dados e relatórios essenciais para esse processo.

A crise desencadeada pela disseminação do novo Coronavírus representa um desafio sem precedentes para todos os setores comerciais. Para superar esse momento, gestores devem agir com cuidado e prezar, acima de tudo, por ações de humanização da marca, seja perante colaboradores, seja perante clientes.

Desse modo, utilizar o marketing digital para combater a crise é uma estratégia que pode render bons frutos em médio e longo prazo.

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