fbpx

Google Shopping gratuito: como se preparar para vender mais?

O Google Shopping gratuito tem tudo para movimentar o comércio digital brasileiro. Leia o nosso artigo e tire suas dúvidas!

✓ Conteúdo criado por humano

O presidente de comércio da Google, Bill Ready, anunciou que o Google Shopping gratuito estará disponível no mundo inteiro. A medida, impulsionada pela crise da COVID-19, é uma mudança significativa no marketing digital, que garante oportunidades para pequenos e médios e-commerces, além de facilidades para compradores online.

A alteração na plataforma entrou em vigor desde o final do mês de abril nos Estados Unidos. Segundo a Google, a expansão da novidade para marcas e compradores do restante do mundo tem o objetivo de dar oportunidades para gestores que estão migrando para o comércio digital.

Como a recente mudança tem despertado muitas dúvidas, reunimos aqui os impactos desse novo contexto e as melhores estratégias para você se preparar para as vendas no Google Shopping gratuito. Acompanhe!

O que é o Google Shopping gratuito?

O Google Shopping é uma vitrine virtual que apresenta inúmeros produtos de diversas lojas e marcas. Sendo assim, ao realizar o cadastro, uma loja pode exibir seus produtos junto com outras marcas, elevando a visibilidade do negócio.

Nesse sentido, o Google Shopping foi lançado em 2011 e se tornou uma grande tendência no mundo. É uma ferramenta gratuita e que permite apresentar os produtos ao consumidor, que avalia diferentes marcas e compara os preços para tomar decisões.

Google Shopping gratuito

Como o Google Shopping gratuito funciona?

O Google Shopping gratuito é uma possibilidade oferecida para as lojas apresentarem seus produtos sem custos. Assim, quando uma pessoa pesquisa no Google algum item, é exibido todas as opções e os preços, em diversas lojas. Tudo funciona de forma automática!

Além disso, o Google Shopping tem sua própria página na aba Shopping, que fica ao lado da aba Notícias. Ela permite que a pessoa pesquise os produtos com ferramentas para filtrar informações, como margem de preço e características do produto.

Sendo assim, qualquer loja que tenha um catálogo de produtos e realize o cadastro no Merchant Center pode anunciar pelo Google Shopping. Também é indispensável ter atenção às políticas e regulamentos para ter acesso aos serviços gratuitos.

No entanto, é importante salientar que a prioridade — ou seja, aqueles que saem no topo — ainda são dos anúncios pagos. Porém, utilizar o Google Shopping Gratuito é um importante passo para começar a explorar o comércio digital e elevar as possibilidades.

Como anunciar gratuitamente pelo Google Shopping?

Pode parecer algo complexo, mas publicar seus produtos no Google Shopping gratuito é simples e muito prático. Isso significa que, em poucos passos, você poderá exibir seus anúncios no shopping sem grandes dificuldades e ampliar a visibilidade do seu negócio.

Sendo assim, para anunciar no Google Shopping gratuito, você deverá seguir os seguintes passos:

  • crie uma conta no Merchant Center;
  • avalie todas as políticas de listagens do Google;
  • verifique a página de requisitos de qualificação do Google;
  • faça as configurações da conta;
  • desenvolva ou faça o download dos seus produtos;
  • acesse a opção “Crescimento”, depois “Gerenciar Programas” e “Aderir”, na opção “Listagens de produto gratuitas”.

Para evitar complicações, é importante cadastrar todas as informações corretamente, assim como prezar pela qualidade das imagens e por descrições completas. Afinal, esses fatores contribuem para melhorar a experiência do cliente e otimizar os resultados nas buscas no Google.

Quais são os impactos do Google Shopping gratuito nas vendas?

O varejo vem sofrendo baixas que se intensificaram com as medidas de isolamento social. Com as lojas físicas fechadas, uma gama de itens essenciais também passou a ser alvo dos compradores online. A procura por itens farmacêuticos, por exemplo, teve um aumento de 938% no comércio digital brasileiro.

Essa nova dinâmica impulsiona a migração de empresas, de diversos nichos, para o meio digital. Para lojistas que estão nessa transição e para aqueles que querem crescer no ambiente, a vitrine do Google Shopping, concedida gratuitamente, significa a exposição para milhões de pessoas que usam a ferramenta de pesquisas para comprar.

Calendário Comercial 2025 [ebook gratuito]

Vale lembrar que os anúncios pagos que aparecem no topo da página principal de busca, antes dos primeiros resultados, continuarão em destaque com as alterações do Google Shopping. A mudança acontecerá quando o usuário clicar na aba “Shopping”, onde também aparecerão os produtos anunciados gratuitamente.

A modificação no Google Shopping é um dos sinais que apontam para a necessidade de as empresas investirem em marketing digital e criarem uma loja virtual — no caso, aquelas que ainda não estão dentro desse setor.

Quais são as estratégias para vender mais no Google Shopping?

Para anunciar no Google Shopping, o lojista deve cadastrar seu e-commerce na plataforma Google Merchant Center. Se o e-mail cadastrado estiver vinculado ao Google Ads, é possível configurar os anúncios por lá.

Nesse sentido, é uma atividade importante para ampliar a visibilidade da marca e ter novas oportunidades de negócio. No entanto, é preciso investir em boas estratégias para garantir uma atuação promissora e usufruir de todos os benefícios do comércio online.

Nessa etapa, é importante adotar boas práticas, que vão fazer a diferença na performance do negócio. Veja, a seguir, quais são elas!

Feed caprichado

O feed é o espaço no qual o anunciante deve falar um pouco sobre os produtos que estarão disponíveis no Google Shopping. Use palavras-chave relacionadas ao seu nicho e frases convidativas.

Títulos chamativos

Apresente cada produto de maneira concisa e com palavras simples, que identifiquem facilmente o item anunciado. Tome cuidado, pois títulos longos não aparecem por completo no anúncio.

Boa descrição dos produtos

Dê preferência às atribuições técnicas do produto, use palavras claras e evite símbolos (&,*, @, #) ou letras maiúsculas. Além disso, destaque as características do produto que o usuário consegue ver na imagem.

Imagens de qualidade

Certifique-se de que as características do produto na descrição não se confundem com a imagem — por exemplo, foto de uma cadeira azul com a descrição de uma cadeira vermelha. Também priorize imagens de alta qualidade, para aumentar a relevância do anúncio.

Como foi a estreia do Google Shopping gratuito no Brasil?

O Google Shopping gratuito é uma novidade no Brasil e começou a ser implementado desde o final de 2020. Hoje em dia, é possível contar com esse recurso para anunciar produtos sem custos adicionais e ter todas as vantagens para a loja virtual.

Os e-commerce já cadastrados no Google Merchant Center terão os seus produtos anunciados automaticamente na aba “Shopping”. Se você ainda não fez uma conta, vale a pena se preparar para a chegada da novidade ao comércio digital brasileiro!

O Google Shopping gratuito tem tudo para ajudar muitas lojas virtuais e otimizar os resultados de busca de milhões de compradores digitais. Para os lojistas, seguir as estratégias de vendas dentro da ferramenta é uma excelente maneira de investir em marketing digital e obter um retorno rápido.

Como vimos, o Google Shopping Gratuito é um grande aliado para os pequenos e médios negócios aumentarem as vendas. Portanto, considerá-lo como uma estratégia comercial é determinante para potencializar os resultados e se destacar dos concorrentes.

Gostou de saber mais sobre o Google Shopping gratuito? Agora que viu estas informações relevantes, compartilhe conosco sua opinião e experiência! Deixe aqui o seu comentário e vamos conversar sobre esse importante assunto!

teste

5/5 - (4 Votos)
Solicite o check-up da sua loja virtual

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima