fbpx

Google Shopping gratuito: como se preparar para vender mais?

O Google Shopping gratuito tem tudo para movimentar o comércio digital brasileiro. Leia o nosso artigo e tire suas dúvidas!

✓ Conteúdo criado por humano

O presidente de comércio da Google, Bill Ready, anunciou que o Google Shopping gratuito estará disponível no mundo inteiro. A medida, impulsionada pela crise da COVID-19, é uma mudança significativa no marketing digital, que garante oportunidades para pequenos e médios e-commerces, além de facilidades para compradores online.

A alteração na plataforma entrou em vigor desde o final do mês de abril nos Estados Unidos. Segundo a Google, a expansão da novidade para marcas e compradores do restante do mundo tem o objetivo de dar oportunidades para gestores que estão migrando para o comércio digital.

Como a recente mudança tem despertado muitas dúvidas, reunimos aqui os impactos desse novo contexto e as melhores estratégias para você se preparar para as vendas no Google Shopping gratuito. Acompanhe!

O que é o Google Shopping gratuito?

O Google Shopping é uma vitrine virtual que apresenta inúmeros produtos de diversas lojas e marcas. Sendo assim, ao realizar o cadastro, uma loja pode exibir seus produtos junto com outras marcas, elevando a visibilidade do negócio.

Nesse sentido, o Google Shopping foi lançado em 2011 e se tornou uma grande tendência no mundo. É uma ferramenta gratuita e que permite apresentar os produtos ao consumidor, que avalia diferentes marcas e compara os preços para tomar decisões.

Google Shopping gratuito

Como o Google Shopping gratuito funciona?

O Google Shopping gratuito é uma possibilidade oferecida para as lojas apresentarem seus produtos sem custos. Assim, quando uma pessoa pesquisa no Google algum item, é exibido todas as opções e os preços, em diversas lojas. Tudo funciona de forma automática!

Além disso, o Google Shopping tem sua própria página na aba Shopping, que fica ao lado da aba Notícias. Ela permite que a pessoa pesquise os produtos com ferramentas para filtrar informações, como margem de preço e características do produto.

Sendo assim, qualquer loja que tenha um catálogo de produtos e realize o cadastro no Merchant Center pode anunciar pelo Google Shopping. Também é indispensável ter atenção às políticas e regulamentos para ter acesso aos serviços gratuitos.

No entanto, é importante salientar que a prioridade — ou seja, aqueles que saem no topo — ainda são dos anúncios pagos. Porém, utilizar o Google Shopping Gratuito é um importante passo para começar a explorar o comércio digital e elevar as possibilidades.

Como anunciar gratuitamente pelo Google Shopping?

Pode parecer algo complexo, mas publicar seus produtos no Google Shopping gratuito é simples e muito prático. Isso significa que, em poucos passos, você poderá exibir seus anúncios no shopping sem grandes dificuldades e ampliar a visibilidade do seu negócio.

Sendo assim, para anunciar no Google Shopping gratuito, você deverá seguir os seguintes passos:

  • crie uma conta no Merchant Center;
  • avalie todas as políticas de listagens do Google;
  • verifique a página de requisitos de qualificação do Google;
  • faça as configurações da conta;
  • desenvolva ou faça o download dos seus produtos;
  • acesse a opção “Crescimento”, depois “Gerenciar Programas” e “Aderir”, na opção “Listagens de produto gratuitas”.

Para evitar complicações, é importante cadastrar todas as informações corretamente, assim como prezar pela qualidade das imagens e por descrições completas. Afinal, esses fatores contribuem para melhorar a experiência do cliente e otimizar os resultados nas buscas no Google.

Quais são os impactos do Google Shopping gratuito nas vendas?

O varejo vem sofrendo baixas que se intensificaram com as medidas de isolamento social. Com as lojas físicas fechadas, uma gama de itens essenciais também passou a ser alvo dos compradores online. A procura por itens farmacêuticos, por exemplo, teve um aumento de 938% no comércio digital brasileiro.

Essa nova dinâmica impulsiona a migração de empresas, de diversos nichos, para o meio digital. Para lojistas que estão nessa transição e para aqueles que querem crescer no ambiente, a vitrine do Google Shopping, concedida gratuitamente, significa a exposição para milhões de pessoas que usam a ferramenta de pesquisas para comprar.

Ano Novo Loja Nova

Vale lembrar que os anúncios pagos que aparecem no topo da página principal de busca, antes dos primeiros resultados, continuarão em destaque com as alterações do Google Shopping. A mudança acontecerá quando o usuário clicar na aba “Shopping”, onde também aparecerão os produtos anunciados gratuitamente.

A modificação no Google Shopping é um dos sinais que apontam para a necessidade de as empresas investirem em marketing digital e criarem uma loja virtual — no caso, aquelas que ainda não estão dentro desse setor.

Quais são as estratégias para vender mais no Google Shopping?

Para anunciar no Google Shopping, o lojista deve cadastrar seu e-commerce na plataforma Google Merchant Center. Se o e-mail cadastrado estiver vinculado ao Google Ads, é possível configurar os anúncios por lá.

Nesse sentido, é uma atividade importante para ampliar a visibilidade da marca e ter novas oportunidades de negócio. No entanto, é preciso investir em boas estratégias para garantir uma atuação promissora e usufruir de todos os benefícios do comércio online.

Nessa etapa, é importante adotar boas práticas, que vão fazer a diferença na performance do negócio. Veja, a seguir, quais são elas!

Feed caprichado

O feed é o espaço no qual o anunciante deve falar um pouco sobre os produtos que estarão disponíveis no Google Shopping. Use palavras-chave relacionadas ao seu nicho e frases convidativas.

Títulos chamativos

Apresente cada produto de maneira concisa e com palavras simples, que identifiquem facilmente o item anunciado. Tome cuidado, pois títulos longos não aparecem por completo no anúncio.

Boa descrição dos produtos

Dê preferência às atribuições técnicas do produto, use palavras claras e evite símbolos (&,*, @, #) ou letras maiúsculas. Além disso, destaque as características do produto que o usuário consegue ver na imagem.

Imagens de qualidade

Certifique-se de que as características do produto na descrição não se confundem com a imagem — por exemplo, foto de uma cadeira azul com a descrição de uma cadeira vermelha. Também priorize imagens de alta qualidade, para aumentar a relevância do anúncio.

Como foi a estreia do Google Shopping gratuito no Brasil?

O Google Shopping gratuito é uma novidade no Brasil e começou a ser implementado desde o final de 2020. Hoje em dia, é possível contar com esse recurso para anunciar produtos sem custos adicionais e ter todas as vantagens para a loja virtual.

Os e-commerce já cadastrados no Google Merchant Center terão os seus produtos anunciados automaticamente na aba “Shopping”. Se você ainda não fez uma conta, vale a pena se preparar para a chegada da novidade ao comércio digital brasileiro!

O Google Shopping gratuito tem tudo para ajudar muitas lojas virtuais e otimizar os resultados de busca de milhões de compradores digitais. Para os lojistas, seguir as estratégias de vendas dentro da ferramenta é uma excelente maneira de investir em marketing digital e obter um retorno rápido.

Como vimos, o Google Shopping Gratuito é um grande aliado para os pequenos e médios negócios aumentarem as vendas. Portanto, considerá-lo como uma estratégia comercial é determinante para potencializar os resultados e se destacar dos concorrentes.

Gostou de saber mais sobre o Google Shopping gratuito? Agora que viu estas informações relevantes, compartilhe conosco sua opinião e experiência! Deixe aqui o seu comentário e vamos conversar sobre esse importante assunto!

teste

5/5 - (4 Votos)
Calendário Comercial 2025 – Aumente suas Vendas

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima