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As melhores estratégias de Google Ads para e-commerce

Conheça os tipos de campanhas de anúncios e as melhores estratégias no Google Ads para e-commerce. Descubra como trazer mais resultados.

Saiba por que o Google Ads é um forte aliado em diversos negócios, principalmente para e-commerces. Confira como essa estratégia aumenta a visibilidade da loja virtual e impulsiona as vendas!

Plataformas de anúncio online cresceram muito ao longo dos anos. Tanto as redes sociais quanto os buscadores criaram opções de publicações pagas que tornaram possível atingir mais pessoas por meio dos canais que elas mesmas utilizam.

A Google foi pioneira nessa ideia, criando o Google Adwords – plataforma de anúncios direcionados para os resultados de pesquisa e sites parceiros. Ele se tornou um grande aliado de diversos negócios, incluindo lojas virtuais.

Quer saber a importância do Google Ads para e-commerce? Continue a leitura e descubra!

Google Ads para e-commerce

Saiba mais sobre o que é o Google Ads

O Google Ads é uma plataforma de anúncios criada pela Google para ajudar empresas a alcançarem uma parcela ainda maior do seu público. Por meio das buscas realizadas e do acesso a sites parceiros, o usuário tem contato com anúncios de empresas de acordo com o seu interesse.

Por exemplo, se ele digitou na pesquisa “ração para cachorro”, os anúncios referentes a essa palavra-chave serão exibidos. No caso de sites parceiros, esses anúncios têm o formato de banners e de imagens que procuram divulgar um produto ou serviço, sempre de acordo com o interesse do usuário.

Descubra a diferença entre a rede de display e a rede de pesquisa

Essas são as duas formas mais utilizadas para anunciar no Ads: por meio dos resultados de busca (rede de pesquisa) ou por meio de sites parceiros (rede de display). O anúncio na página de resultados tem o formato de um resultado comum, aparecendo para o usuário de acordo com a palavra-chave estipulada pelo anunciante.

A rede de display funciona da mesma forma, porém, banners e imagens animadas (gifs) são utilizados como formato. Ambos direcionam o usuário para uma página de destino em que ele terá acesso ao produto que deseja.

Mergulhe no Discovery Ads

Já o Discovery Ads te permite incluir anúncios nativos em canais do Google como Youtube, feed de busca no Google e o Gmail. Essa é uma maneira de gerar intenção de clique qualificado, levando à conversão. Sobre isso, você pode selecionar as seguintes intenções de campanha:

  • vendas
  • leads
  • visitas
  • outras ações ( como, por exemplo, o tempo de sessão, visualização de produtos e mais).

De acordo com o próprio Google Ads, uma das principais particularidades do Discovery é a função Optimized Targeting. A partir dela será possível ampliar o alcance para que um número maior de compradores, com o perfil similar ao seu público-alvo, encontrem a sua campanha. Como resultado, você poderá atingir 52% a mais de conversões com o mesmo CPA (custo por aquisição) habitual ou, até mesmo, mais baixo.

Formatos de criativos disponíveis no Discovery Ads

Para a construção de criativos, o Discovery Ads disponibiliza múltiplos formatos, esses que se adequam aos canais principais do Google – que citamos no início desse tópico.

São eles: paisagem, quadrado, carrossel, retrato e formulário de leads. Diante a essa gama, marcas importantes, a nível mundial, já alcançaram números bastante atrativos. Veja:

Calendário do e-commerce 2024: melhores datas para vender online
  • SoFi: alcançou crescimento de captura de lead em 30%;
  • Starbucks: diminuiu o CPM em 42%;
  • Ulta Beauty: diminuiu o CPC em 57%, aumento o CRT em 4x e teve o seu ROAs 11% melhor em remarketing;
  • Blissy: aumento a receita em 20%.

Vale ou não vale a pena testar o Discovery Ads no seu e-commerce? Os dados mostram que sim! Bora colocar a mão na massa?

Observe como funciona o Google Ads para e-commerce

Como ferramentas de anúncio, os links patrocinados (outro nome do Ads) são excelentes para ajudar as empresas a expandirem o seu negócio e aumentarem as vendas. Dentro de um e-commerce, você tem diversos produtos e tem a necessidade de mostrá-los para o público. Muitas vezes, é complicado criar um conteúdo relativo a cada um deles.

O Ads é uma “mão na roda” nessa hora. Por meio da escolha de boas palavras-chave e da criação de um bom anúncio, é viável atingir o seu possível comprador logo que ele inicia uma busca no Google, facilitando a tomada de decisão e tornando o seu negócio visível para ele. Para isso, é importante desenvolver o planejamento estratégico adequado, criando campanhas no Google Ads para o seu e-commerce.

Confira dicas para criar bons anúncios

Criar um novo anúncio no Ads é muito simples. A plataforma facilita todo o processo! Mas, para fazê-lo e se destacar frente à concorrência, vamos dar algumas dicas valiosas para você começar a anunciar por lá! Confira os principais pontos a observar:

  • utilize a palavra-chave no título e na descrição;
  • crie descrições que deixem clara a oferta que você oferece;
  • utilize caracteres especiais, como: @, #, $, % e similares;
  • crie uma boa página de destino, pois o Google avalia isso;
  • insira palavras-chave negativas — aquelas por meio das quais o seu anúncio não será exibido;
  • exclua determinadas palavras, como: “barato”, “preço baixo” e similares.

Veja como melhorar campanhas de Google Ads para e-commerce

Apostar em anúncios pagos é uma ideia muito boa para quem quer melhorar os resultados de um e-commerce. Afinal, essa estratégia tende a conseguir um retorno rápido e atuar diretamente nas vendas, sendo uma aliada importante para as campanhas do calendário do e-commerce. Se você quiser potencializar a performance dos seus anúncios, então, vale a pena ter atenção a alguns detalhes.

O primeiro deles é relacionado à CTA — ou Chamada Para Ação —, que é o gancho que você usa para que o leitor caminhe em direção aos seus objetivos de marketing. Então, se a ideia for levar o usuário para a página do produto, as CTAs têm o foco de direcionar essa pessoa para a URL. Se o propósito for a conversão, elas serão mais específicas, convidando a persona para comprar.

Lembre-se de usar um endereço de destino legível, aumentando as chances de levar a pessoa para a outra página. Afinal, se o endereço for cheio de números e caracteres especiais, é possível que o usuário considere a página como não confiável. Ainda em relação às landing pages, garanta que elas sejam atrativas, com títulos relevantes para o público e que instiguem a curiosidade, chamando a atenção.

Google Ads para e-commerce

Entenda como o Google Ads para YouTube está funcionando

Com os vídeos cada vez mais em alta como tendência de acesso do usuário, o YouTube Ads (plataforma para anúncios pagos do YouTube) tem se transformado em uma excelente opção para que e-commerces atinjam os seus objetivos de marketing. Da mesma forma que o Google Shopping destaca os seus produtos nos resultados de busca, o YouTube Ads é o ideal para destacar o seu e-commerce na mais popular plataforma de vídeos.

As vantagens de anunciar no YouTube Ads

Se você gostou dessa ideia e quer conferir outros motivos para implementar a estratégia de anúncio para o seu e-commerce usando o YouTube, então, veja quais são os principais benefícios:

  • tráfego — representa uma excelente oportunidade para aumentar o tráfego qualificado para as suas páginas;
  • posicionamento da marca — por ser uma plataforma de vídeo, a tendência é de que a influência dos anúncios seja maior do que em outras mídias, aumentando também a credibilidade e ajudando nas vendas;
  • tendência — é uma chance de estar presente em um formato de anúncio que acompanha os novos hábitos de comportamento;
  • indicadores — é muito válido ter o Google Analytics como fonte de dados relevantes para monitorar a performance dos anúncios.

Os tipos de anúncios para o YouTube

Se você quiser usar o YouTube Ads, então, confira os principais formatos de anúncio que podem ser empregados nesse espaço:

  • bumper ads — anúncios curtos, de até 6 segundos de duração;
  • in-stream — anúncios maiores inseridos dentro do vídeo, que você só paga se o usuário assistir a, pelo menos, 30 segundos deles;
  • discovery — uma espécie de Google Ads para YouTube, que funciona como o modelo do Google Ads, porém aparecendo nos resultados de busca da plataforma de vídeos;
  • masthead — banner na parte superior da página inicial do YouTube;
  • video action — novo formato muito importante para quem deseja destacar o e-commerce. Afinal, esse modelo de anúncio permite apresentar um catálogo de produtos, inserir preços e adicionar o botão de CTA “comprar agora”.

Como construir criativos para Youtube

Além de escolher o objetivo da campanha e os tipos de anúncio, o Google indica que o criativo siga a seguinte trilha – muito conhecida como Os ABCDs do Google:

  • Atenção: inicie o vídeo chamando a atenção do usuário, de maneira a prendê-lo ainda nos 5 segundos iniciais;
  • Branding: reforce a sua identidade desde o inicio, tornando sua marca frequente em todo o vídeo;
  • Conexão: cria conexão! Leve o usuário a pensar ou sentir algo;
  • Direcionamento: feche o vídeo com uma chamada para a ação clara e objetiva. Exemplo: clique para saber mais.

Hora de utilizar o Google Ads no seu e-commerce

O Google Ads é uma ferramenta excelente para aumentar a visibilidade do seu e-commerce e atrair novas possibilidades de negócio. Ele impacta o usuário durante a sua pesquisa e mostra o seu negócio como uma excelente opção. Desenvolva estratégias criativas de acordo com o seu público e lembre-se de acompanhar os indicadores mais relevantes para ter bons resultados.

Se você gostou deste texto, então, aproveite os comentários abaixo para nos deixar as suas principais dúvidas quando o assunto é usar o Google Ads. Teremos o maior prazer em responder às questões apresentadas!

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