Você está pensando em aumentar as vendas em relação ao ano anterior? Então, vamos conversar sobre dicas para seu e-commerce vender no início do ano. Afinal, sabemos que essa época nunca é fácil para os lojistas, seja do comércio eletrônico ou físico.

O motivo é que a maior parte das pessoas precisa lidar com diversos gastos e compromissos financeiros, desde impostos até material escolar. Sem falar que muita gente sai de férias, o que cria uma barreira a mais para as compras online.

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Ainda assim, o lojista não pode se dar por vencido. Com um pouco de criatividade e persistência, é possível trazer soluções para atrair o público e aumentar as vendas do e-commerce.

Foi pensando nisso que separamos as 5 melhores dicas do setor para você aproveitar. Papel e caneta na mão e vamos lá!

1. Crie uma promoção de verão

Não dá para negar que no início do ano as pessoas estão em clima de férias e verão. Em vez de nadar contra a maré, junte-se à elas. Inclua em seu e-commerce banners e peças promocionais que combinem com a estação, trazendo cores quentes e transmitindo alegria.

Uma ideia é brincar com a temperatura. Quanto mais desconto um produto tiver, mais “quente” ele será na comunicação. Para isso, você pode usar ícones como termômetros, além de frases compatíveis.

Por exemplo: um produto com 10% de desconto pode ganhar um “selo” com a palavra “Caliente”, enquanto um item com 30% de desconto pode receber o selo “Pegando fogo”.

2. Publique conteúdo relevante

Educar o público também é parte do trabalho de uma loja virtual. Independentemente da sua área de atuação, sempre existe a possibilidade de publicar materiais informativos e educativos. Eles ajudam a construir um relacionamento com o consumidor e gerar confiança — o que leva a mais vendas.

Se você atua no ramo da moda, digamos, pode desenvolver blog posts e cards de Facebook ou Instagram com conteúdos variados. Alguns exemplos seriam: dicas para montar o look, tendências para o ano que está começando ou até mesmo sugestões de acessórios bonitos e versáteis.

3. Ofereça produtos complementares em seu e-commerce

Janeiro costuma ser um mês com menos clientes. Mas isso não impede que cada um gaste um pouquinho a mais levando um segundo produto.

Nas lojas virtuais, assim como no offline, o passo mais difícil é convencer o cliente a comprar. Depois que ele decidiu levar um produto para casa, fica mais fácil sugerir um segundo item que complemente o primeiro.

Ao oferecer um desconto no segundo produto, você tem grandes chances de aumentar seu ticket médio. Por exemplo: ao comprar uma saia, é provável que a cliente também queira levar um cinto. Assim, você ganha um pouquinho a mais e ela também fica satisfeita!

4. Fale com seus clientes fiéis

Como comentamos, muita gente se sente sobrecarregada com as contas do início do ano. Imagine se a sua loja preferida mostrasse que entende sua situação e oferecesse um desconto exclusivo? Sensacional, né?

Por isso, essa é a hora ideal para resgatar a lista dos clientes mais fiéis e manter a relação viva. Mostre que, no seu e-commerce, clientes antigos são sempre bem-vindos — e, mais do que isso, possuem condições e descontos a que só eles têm acesso.

5. Divulgue as formas de pagamento

Para você, lojista, pode parecer óbvia a possibilidade de pagar no cartão e parcelar a compra. No entanto, muitos consumidores ainda estão se acostumando com a ideia de comprar online.

Não custa nada você lembrar a eles as formas de pagamento. Mostre que é possível parcelar as compras em cartões de crédito de várias bandeiras. Esse é um daqueles detalhes simples que fazem toda a diferença.

Sem dúvida, o volume de impostos e contas que chegam em janeiro é um agravante para as vendas. Contudo, isso não precisa arruinar sua loja virtual. Essa é uma boa época para queimar o estoque que sobrou do final de ano, preparando sua loja para novos produtos e promoções futuras.

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