A Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio brasileiro, atrás apenas do Natal. A data atingiu R$2.1 bilhões em vendas em 2017 no Brasil, segundo o site oficial.  A estimativa dos especialistas é de aumento nas vendas na Black Friday 2018.

De acordo com pesquisa realizada pelo Google, a maioria dos consumidores brasileiros pretendem comprar na Black Friday 2018, marcado para 23 de novembro.

O estudo realizado pelo Google em 2017 confirmou que o brasileiro já enxerga a data de forma positiva. A pesquisa mostrou que 55% dos participantes usaram termos positivos, como #descontodeverdade. Enquanto apenas 8% citaram o termo #blackfraude.

Isso demostra que aproveitar a Black Friday 2018 já deixou de ser questão de escolha. Trata-se de uma obrigação para as lojas virtuais que desejam aumentar seu faturamento no fim de ano.

E você? Sabe como aproveitar o grande dia de descontos e turbinar seu e-commerce? Aqui, vamos te mostrar 4 dicas para conquistar os clientes e alcançar ótimos resultados. Vamos nessa?

Black Friday 2018

Black Friday 2018 no Brasil

Antes de falar sobre as melhores estratégias de venda, vamos a um breve resumo sobre a Black Friday.

A campanha de vendas surgiu nos EUA e é realizada durante a última sexta-feira de novembro, após o dia de Ação de Graças. Nesse dia, grandes varejistas e lojas online oferecem descontos que podem chegar a 80%.

A primeira edição no Brasil ocorreu em 2010, quando o site Busca Descontos reuniu várias lojas com o intuito de oferecer promoções imperdíveis. Desde então, cada vez mais brasileiros consideram a data uma oportunidade para fazer ótimos negócios. Vamos aos números?

Confira algumas estatísticas da Black Friday no Brasil:

  • Em 2015, a data movimentou R$ 1,5 bilhão no e-commerce;
  • “Eletrodomésticos” foi a categoria com mais vendas, seguida de “Celulares e Smartphones”, “Eletrônicos” e “Informática”;
  • O site Reclame Aqui recebeu 4.400 reclamações sobre a Black Friday em 2015 — a maioria por propaganda enganosa;
  • Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai são exemplos de países que também aderiram à Black Friday.

Agora que você já conferiu a importância dessa data, fique atento às nossas dicas!

1. Faça uma boa estratégia de marketing digital

O primeiro passo é analisar a sua base de clientes. Se você trabalha com e-mail marketing, uma estratégia eficiente é a segmentação.

Para aqueles que já compraram na sua loja, um desconto mais agressivo, ou até mesmo um brinde, pode trazer resultados positivos. Já para os consumidores que nunca compraram em seu e-commerce, a dica é investir na divulgação do seu produto “carro-chefe”.

Também é muito importante ficar atento à divulgação nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa realizada pela (PwC) Brasil , 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais no momento de fechar um compra online. Por isso, invista em conteúdo de qualidade e use a criatividade.

estratégia de marketing na black friday

2. Invista na estrutura do site

Investir no marketing, sem ter um site estruturado, é como dar um tiro no pé. Por isso, fique atento!

De acordo com o Reclame Aqui, o segundo motivo de insatisfação dos consumidores na Black Friday de 2015, foi a dificuldade em finalizar a compra.

Então, para evitar tais reclamações, entre em contato com o seu servidor, com antecedência, e verifique as ações necessárias para que não haja lentidão e quedas.

3. Evite táticas do tipo “A metade do dobro do preço”

Há alguns anos, tem sido comum o uso do termo “Black Fraude”, que é quando as empresas “maquiam” os preços dos produtos, aumentando os valores antes da Black Friday e diminuindo no dia da campanha.

Os consumidores estão cada vez mais atentos a esse tipo de prática e, além de perder vendas, os lojistas que utilizam essa estratégia prejudicam a reputação da empresa. Por isso, seja transparente e ofereça descontos reais.

4. Ofereça um ótimo atendimento

Durante a Black Friday, e também alguns dias após a data, é importante que você conte com uma boa ferramenta de atendimento e, até mesmo, estenda a ideia para o pós-venda (saiba como isso fideliza o seus clientes).

Um atendimento diferenciado e de qualidade pode te destacar da concorrência, afinal, todas as lojas estarão oferecendo descontos, e a qualidade do serviço prestado será a chave para o sucesso da sua campanha.

A Black Friday pode alavancar o seu negócio e trazer ótimos resultados. Então, é só se planejar com antecedência e já colocar a mão na massa!

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Boa leitura!

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