Saber calcular o preço de venda dos seus produtos, de forma apropriada, é essencial para manter uma loja virtual competitiva e financeiramente saudável. 

Afinal, será a partir dessa lógica que você ganhará espaço no mercado e, consequentemente,  atrairá consumidores para expandir seus negócios.

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Por mais que pareça simples, saber calcular o preço de venda dos produtos de uma empresa vai além do que estará apresentado na etiqueta. Isso porque, ao mesmo tempo em que há a necessidade de gerar lucro, também é preciso agregar valor ao cliente, de forma a buscar a fidelização dos compradores

Tudo muito complexo? Garantimos que não! Vamos entender mais sobre isso agora:

Quais os aspectos que envolvem a precificação?

O aspecto mercadológico considera que o preço de venda deve ser próximo ao valor cobrado pelos concorrentes diretos. Alguns fatores que influenciam o custo sobre o produto são: tempo de mercado, conhecimento da marca, agressividade e volume de vendas.

Do ponto de vista financeiro, o preço de venda deve cobrir os custos do produto ou serviço, assim como as despesas fixas e variáveis da empresa. O restante será lucro e poderá ser adequado de acordo com as necessidades do mercado. 

Como calcular o preço de vendas?

Calcular o preço dos seus produtos envolve algumas etapas:

1. Calcule o preço do produto

Independentemente se você fabrica um produto ou compra pronto para revender, é preciso saber o custo unitário do item. Para começar, calcule o gasto de produção de cada unidade ou verifique o preço da mercadoria na nota fiscal.

2. Calcule suas despesas 

Inclua, nesta etapa, as despesas fixas que seu negócio tem como aluguel, salários de funcionários, taxas de uso de máquina de cartão de crédito, água, luz, embalagens e outros.

Você pode contar com a sua planilha de fluxo de caixa para fazer esse cálculo. O ideal é pegar seus custos nos últimos 12 meses e dividir pelo lucro obtido do mesmo período.

Exemplo: (R$ 13.000,00 / R$ 61.000,00) x 100 = 21,3%

Essa é a porcentagem média das suas despesas. Utilize esse resultado no cálculo do seu preço.

3. Defina sua margem de lucro

Defina uma margem de lucro mínima para obter com cada venda (caso você tenha diferentes produtos, as margens podem ser específicas para cada um).

4. Realize o cálculo final

Vamos usar um exemplo de cálculo. O preço de vendas (PV) equivale a 100% do que você deseja obter. 

Preço por produto = R$ 13,00

Despesas fixas = 21%

Margem de lucro = 18%

100% (PV) = 13 + 21% + 18% 
100% (PV) = 13 + 39%
100% (PV) – 39% = 13 
61% (PV) = 13
PV= 13/61%
PV = 0,2131 x 100 = R$ 21,31

Neste cálculo, o preço de vendas seria de R$ 21,31.

Qual a importância de uma precificação adequada?

Depois de obter o preço com os cálculos acima, você deve avaliar sua postura perante os concorrentes. Avalie se você cobra mais por ter um atendimento diferenciado, se respeita o praticado pelos seus competidores e se seus valores são mais competitivos.

Caso o seu preço esteja muito mais alto do que os dos concorrentes, considere diminuir suas margens de lucro para ficar ativo no mercado. Você deve encontrar um equilíbrio entre o faturamento e a atratividade dos produtos. Lembre-se de que o cliente tem que estar disposto a pagar pela oferta. Não queira acabar com um estoque cheio de produtos obsoletos.

Independentemente dos preços que você estipular para os seus produtos, busque sempre se diferenciar por um bom atendimento. Muito mais do que ser competitivo, o seu negócio deve manter e atrair, cada vez mais, clientes satisfeitos. Um bom atendimento mantém a fidelidade até de marcas mais caras.

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