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D2C: o que é esse modelo de negócio e como usar no e-commerce

Você deseja implementar o D2C em seu e-commerce, mas não sabe por onde começar? Leia o artigo e descubra como obter sucesso nessa tarefa!

Conforme a tecnologia avança, os clientes tornam-se mais exigentes. Isso ocorre por conta da eficiência nas soluções que estão à disposição deles. Sendo assim, as empresas e indústrias precisam inovar para melhorar sua interação com seu público consumidor. Dentre essas inovações, o D2C (direct-to-consumer) surge como uma estratégia interessante.

Nesse modelo de atuação, a empresa entra diretamente em contato com os clientes, ou seja, sem passar por intermediários. Essa característica reflete em processos de venda mais eficientes e menos custosos.

Você gostaria de compreender mais a fundo sobre como funciona o D2C? Continue lendo o artigo e descubra por que essa estratégia de atuação pode beneficiar o seu negócio!

D2C

Afinal, o que é e como funciona o D2C?

O direct-to-consumer é um modelo de atuação em que uma empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação, cria um canal de contato direto para o consumidor. Isso acontece sem passar por intermediários, como revendedores e comerciantes.

A grande questão é que, embora o D2C seja extremamente benéfico para empresas, ele exige um meio de contato eficiente para que os consumidores descubram os produtos ofertados pela empresa e compreendam suas vantagens.

Por isso, as plataformas de e-commerce são fundamentais, já que é por meio delas que uma companhia pode apresentar seus produtos e executar todos os processos relacionados à venda digitalmente.

Quais as vantagens deste modelo de negócio?

Uma vez que o D2C permite que o processo de vendas seja realizado sem intermediários, os custos e a perda de eficiência, ocasionados por processos mais longos, são eliminados. O que cria uma condição em que a empresa pode aumentar os lucros sem a necessidade de elevar os preços de seus produtos.

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Além disso, graças a esse contato direto, as companhias podem aumentar seu controle sobre a operação, pois implementam medidas que têm como objetivo garantir que seus clientes usufruam de uma ótima experiência durante as compras.

Esse controle otimizado do processo de venda também abre espaço para que a empresa apure dados que podem ser usados tanto para melhorar seus produtos e serviços quanto para criar campanhas de marketing mais inteligentes, o que estabelece uma relação mais próxima com seus clientes.

Como o D2C tem sido implementado no e-commerce?

Ao disponibilizar um novo produto em sua plataforma de vendas, uma companhia pode averiguar diversos dados úteis a seu respeito. Esses dados servem para várias finalidades, por exemplo:

  • verificar como tem sido a experiência dos clientes com a marca;
  • identificar possíveis melhorias para o novo produto;
  • medir o nível de satisfação e de interesse do público consumidor pelo novo produto.

Por esse motivo, além de criar um canal de vendas mais eficiente para empresas, reduzindo os custos de seus processos, o D2C também é amplamente usado como um laboratório de testes. O que demonstra a versatilidade desse modelo de negócios.

Quais cuidados uma empresa deve tomar ao implementar o D2C?

Apesar das vantagens do direct-to-consumer, o ato de substituir por ele os demais canais de venda da empresa que já têm tido sucesso, sem um processo de testes e de adaptações, pode acarretar uma série de problemas e prejuízos.

Por essa razão, o D2C deve ser adotado em conjunto com os canais de vendas que já estão em funcionamento. Isso exige alguns cuidados para que a companhia não tenha atritos com representantes, revendedores e distribuidores.

Com a finalidade de evitar algum tipo de concorrência desleal, muitas companhias optam por disponibilizar em seus e-commerce apenas produtos exclusivos, ou aqueles cuja aceitação por parte dos clientes ainda está sendo testada. Esse cuidado simples evita que os preços praticados pela empresa prejudiquem seus parceiros.

Em um mercado em que as compras pela internet se tornam cada vez mais relevantes, as empresas precisam se adaptar às novas demandas de seus clientes para continuar crescendo. Nesse cenário, soluções como o D2C tornam-se cada vez mais necessárias.

Além do D2C, é importante que gestores e empresários conheçam outros modelos de e-commerce que podem ser adotados em suas empresas. Leia este artigo e tenha acesso a esses conhecimentos!  

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