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Pagamento com voucher no e-commerce: como receber?

rover seu e-commerce com várias formas de pagamento é fundamental para garantir aos consumidores uma experiência mais confortável durante a compra. É interessante que, em […]

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rover seu e-commerce com várias formas de pagamento é fundamental para garantir aos consumidores uma experiência mais confortável durante a compra. É interessante que, em meio a essas opções, o uso do voucher esteja incluído.

Isso ocorre porque a implementação dessa forma de pagamento gera diversas vantagens para o e-commerce, como em um aumento de vendas e na captação de novos clientes. Que tal descobrir mais a respeito das vantagens do voucher? Leia o artigo e descubra como ele beneficia a sua loja on-line!

Como funciona o pagamento com voucher?

De um modo resumido, trata-se de um tipo de vale criado com a finalidade de fornecer aos seus donos créditos para a realização de determinadas compras. Basicamente, os vouchers são mais uma opção para o pagamento das compras em seu e-commerce. Seu funcionamento é simples: geralmente, após alguma compra, o cliente recebe um cupom de algum percentual de desconto para utilizar novamente.

Contudo, isso não impede que os vouchers sejam comercializados de outra maneira. Um bom exemplo são os cartões e os vale-refeições, que são um tipo de voucher com um montante acumulado mensalmente que o cliente vai consumindo ao longo do tempo em estabelecimentos conveniados.

Para que a sua loja virtual aceite esse meio de pagamento, é preciso entrar em contato com uma empresa especializada e se filiar a sua bandeira. Como existem muitas opções disponíveis, o ideal é pesquisar qual a solução mais alinhada ao perfil de seu e-commerce antes de fechar qualquer parceria.

Pagamento com voucher no e-commerce

Por que usar voucher em meu e-commerce?

O uso dessa forma de pagamento acarreta uma série de vantagens para as lojas virtuais. Como exemplos, citamos os seguintes benefícios!

1. Captação de novos clientes

Quando recebemos um voucher, é natural olharmos no site ou na loja o que conseguimos adquirir com aquele valor. Muitas vezes, esse é o momento que estamos conhecendo o estabelecimento e seus produtos. Para não deixar o cupom vencer, é bem provável que o cliente o troque por algum produto, seja ele no valor exato do benefício ou por algo que tenha que completar com um certo valor.

De qualquer forma, essa é uma ótima estratégia para captar novos clientes, afinal eles conhecerão o seu negócio, com chances até de levar mais que o esperado ou voltar em uma futura oportunidade. Ou seja, é uma forma de divulgação.

2. Praticidade

O pagamento com voucher não é burocrático e muitas vezes não necessita de aprovação de alguma empresa de crédito. Em muitos casos, é realizada somente uma troca ou a digitação de um código disponibilizado ao cliente.

Sendo assim, pagar com essa ferramenta é muito mais prático para o consumidor e para o estabelecimento que está recebendo. Não é preciso aguardar os dias de confirmação, o processo de compra é mais acelerado e o lojista ainda conta com uma garantia de crédito.

3. Menor abandono do carrinho de compras

O pagamento com voucher reduz o abandono do carrinho de compras, visto que configura ao cliente um desconto ou a possibilidade de aquisição total do produto. Isso faz com que a taxa de desistência diminua, pois muitos clientes não querem perder a oportunidade de aproveitar o benefício adquirido.

E esse é um excelente momento para dar um up nas suas vendas. Essa estratégia faz com que as pessoas comprem mais do que o convencional apenas para aproveitar o incentivo.

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4. Segurança

O sistema de voucher é seguro tanto para seu e-commerce quanto para o cliente. Trata-se de uma ferramenta com um baixo risco de fraude que oferece uma opção de crédito ao consumidor final.

Além disso, se o seu e-commerce é ligado ao ramo de alimentação, que tal oferecer pacotes mensais para o pagamento em vales ou cartões-refeição, além de aceitá-los rotineiramente? É uma ótima opção para o cliente e para o seu negócio.

Quais são os tipos de voucher?

Uma vez que existem diversos modelos de e-commerce, é natural que os vouchers sejam divididos em tipos diferentes para atender às demandas de cada negócio. Continue a leitura e descubra qual voucher usar em sua loja on-line!

Voucher Alimentação

Esse tipo fornece crédito para que o usuário adquira alimentos que já estão prontos e embalados. Tais características fazem dele uma excelente opção para lojas virtuais que vendem alimentos previamente fabricados, como biscoitos e barras de cereal.

Se você vende suplementos alimentares, produtos de mercearia ou outros tipos de alimentos previamente preparados e embalados, esse voucher tende a ser o que mais se adéqua a sua loja virtual.

Voucher Refeição

É um tipo de vale usado para a compra de produtos recentemente preparados, como sanduíches, pizzas e quentinhas. Dadas as características desse voucher, é fácil perceber que ele deve ser usado por lojas on-line que lidam com a comercialização de refeições prontas. Como exemplos, estão os seguintes modelos de negócio:

  • restaurantes;
  • pizzarias;
  • lanchonetes.

Voucher Cultura

Hoje em dia, não são poucos os e-commerces que disponibilizam para seus clientes itens relacionados à cultura. Este tipo de voucher é o mais interessante quando pensamos nesse nicho. Por meio dele, o cliente adquire produtos como:

  • livros;
  • CDs;
  • revistas;
  • ingressos para eventos, cinema, peças de teatro e shows.

Voucher Combustível

Usado para a aquisição de combustível em postos de gasolina, funciona como um tipo de promoção, fornecendo abastecimento grátis para clientes que comprarem uma determinada quantia de produtos ou que acumularem um determinado número de pontos em um programa de fidelidade.

Voucher Gift (Gift Card)

Este tipo permite que seu comprador o ofereça como presente a outra pessoa, que terá acesso a créditos para fazer compras no e-commerce com o valor do voucher. Gift Card é uma ótima alternativa em datas comemorativas, como o Natal, aumentando as vendas de uma loja on-line.

Como garantir a segurança do uso de voucher no e-commerce?

Analisando o voucher e suas características, é fácil perceber que aceitar essa forma de pagamento é benéfico para a sua loja virtual. É importante levar em consideração, porém, que aderir a essa modalidade de pagamento também demanda alguns cuidados.

É importante, por exemplo, que o e-commerce faça uso de um sistema antifraude, o qual monitora todas as vendas feitas pela loja on-line para verificar sinais suspeitos. Sempre que um problema é identificado, o próprio sistema notifica o lojista, o que permite analisar mais profundamente a venda em questão.

Alguns softwares mais avançados já contam até mesmo com soluções em machine learning, analisando de maneira mais inteligente os padrões de navegação de cada usuário e avaliando se as compras de fato foram realizadas por ele. Para garantir a segurança de sua loja virtual, é necessário que os lojistas conheçam essa e outras importantes tendências para o e-commerce.

Quais as consequências de deixar de aceitar o voucher?

Como já foi citado, os vouchers são uma importante ferramenta para aumentar as vendas de um e-commerce e para atrair e fidelizar novos clientes. Portanto, ao deixar esse meio de pagamento de lado, você perde vendas e clientes para outros lojistas que fazem uso dele, reduzindo o potencial da loja, bem como sua lucratividade.

O seu e-commerce já aceita voucher? Se não, você pretende aderir a eles? Deixe um comentário e compartilhe conosco a sua opinião sobre esse tema!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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