Você já ouviu falar em voice commerce? Essa grande tendência é uma evolução da tecnologia, que agora inseriu o comando de voz para fazer pedidos em e-commerces. A ideia é tornar mais prática e agradável a experiência de compra do usuário.

Várias lojas virtuais já estão oferecendo a opção de realizar compras por comando de voz e, se você não quer ficar para trás, confira este conteúdo com todas as informações necessárias.

O que é voice commerce?

O comando por meio da fala tem sido cada vez mais utilizado na internet. Pesquisas, consultas e mensagens utilizando o comando de voz já não são mais novidades. O próprio Google está avançando no reconhecimento desse tipo de linguagem para blogs e sites.

Aliando esse avanço tecnológico com a forte preocupação em oferecer uma melhor experiência aos usuários, o voice commerce tem se mostrado uma grande oportunidade.

Basicamente, consiste em realizar uma compra online por meio de comandos de voz em aplicativos assistentes, como Siri, Google Assistant e Alexa.

Voice commerce

Como funciona essa estratégia?

O voice commerce é um avanço natural dos chatbots. No atendimento automatizado, principalmente quando há recursos de machine learning, o robô consegue fornecer respostas adequadas ao usuário, de forma bem rápida e objetiva.

Então, a ideia do voice commerce é trabalhar de forma semelhante, mas agora tendo como princípio a voz.

Quais são as características do voice commerce?

O voice commerce é uma ferramenta que pretende aumentar a opção de compra. Isso não reflete diretamente nas alternativas que os clientes já têm, seja no site ou em uma loja física.

Sendo assim, devemos encarar essa estratégia como um novo formato de aquisição de clientes. Vejamos, então, quais são as suas características.

Nova experiência de compra

O mundo do e-commerce é extremamente preocupado com a experiência gerada aos seus usuários. Desde a primeira interação com um potencial cliente até o pós-venda, todas as etapas devem ser analisadas para que as necessidades sejam atendidas da melhor forma possível.

Pensando nisso é que a principal característica do voice commerce ganha destaque. Em uma era em que tudo é tão corrido, quanto tempo será que você gasta para comprar um produto em uma loja virtual? Isso pode ser reduzido drasticamente com a aquisição pelo comando de voz!

Simplificação do processo de compra

Continuando o assunto, a simplificação do processo de compra tem um grande avanço com o voice commerce! Isso pode afetar também a taxa de conversão, uma vez que a quantidade de vendas que são perdidas durante o processo de aquisição, seja por complexidade, falta de informação ou confiança, pode ser bem impactante.

Vantagem para o cliente recorrente

Devemos considerar que o voice commerce será disponibilizado para clientes já conhecidos pela empresa. Todos os dados necessários para a compra, como o endereço de entrega, por exemplo, precisam ser fornecidos previamente.

Então, uma característica é que esse serviço é oferecido apenas para a compra recorrente — o que pode ser visto como um estímulo para aumentar a fidelização.

Quais são os benefícios do voice commerce para o negócio?

Os benefícios que o voice commerce traz ao seu negócio são variados! Maior taxa de conversão, experiência mais agradável aos consumidores, processo de compra simplificado e maior potencial de retenção dos clientes são alguns deles. Todos esses pontos levam a uma maior receita no final do mês.

É claro que essa estratégia ainda precisa ser testada por um tempo maior. O público precisa ser educado para utilizar corretamente o recurso e, claro, o e-commerce deve ter estrutura para isso.

No entanto, devemos ficar de olho no voice commerce, que promete benefícios não só para a empresa, mas também para os consumidores.

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