Se você sempre quis saber como montar uma loja virtual, este texto é pra você! Você vai descobri como realizar o sonho de negócio próprio abrindo uma loja virtual sem gastar muito.

O que percebemos é que, com o mundo inteiro conectado à internet, empresas que trabalham no segmento comercial têm buscado o e-commerce como uma alternativa para ampliar seus negócios. Por meio dele, é possível vender para pessoas em todos os lugares, já que não há barreiras geográficas.

Embora essa possibilidade seja muito positiva, certas empresas ainda não se aventuraram nela. O motivo é que existe um mito de que, para começar um e-commerce, é preciso fazer um alto investimento.

abra uma loja virtual sem gastar muito

Esqueça isso! Vamos explicar como montar uma loja virtual sem gastar muito.

Benefícios de uma loja virtual

Como nós já explicamos, a principal vantagem de uma loja virtual é que ela não está submetida a barreiras físicas. Porém, esse não é o único lado positivo. Ela também garante custos menores, pois você não precisa alugar um espaço, além de poder gerenciar o seu negócio de qualquer lugar onde haja um computador — até mesmo sua própria casa!

Outro ponto é o controle do estoque. Essa tarefa é mais simples no caso de uma loja virtual, pois você não precisa entregar os produtos na hora da venda. Você pode estabelecer prazos um pouco mais longos e trabalhar com um estoque mínimo. 

Para completar, com uma loja virtual, seu negócio não precisa de uma equipe de colaboradores. Em muitos casos, uma pessoa é  o suficiente — pensando em empresas de pequeno porte. Com isso, você elimina muitas contratações e gastos com impostos.

Mas, se você já tem uma loja física, que tal a ideia de uma loja virtual para complementar o fluxo de negócios? Você consegue aumentar a lucratividade com um baixo investimento e reforçar a imagem da sua marca no mercado.

Então, agora que você já sabe os benefícios em ter sua loja virtual, vamos às formas de transformar o sonho em realidade 😉

Conheça três opções para abrir a sua loja virtual

Alugar um sistema de hospedagem

Você pode alugar um sistema pronto para montar sua loja virtual. Essa opção exige um investimento reduzido, pois é possível encontrar empresas que oferecem esse serviço por mensalidades baixas. Sua implementação também é mais simples, pois a empresa contratada cuida de todos os detalhes.

Porém, é preciso atenção na escolha da equipe que vai cuidar do seu negócio. Se o sistema apresentar problemas, sua loja virtual pode ser prejudicada — por exemplo, ficando fora do ar e perdendo vendas, já que, nesse caso, o suporte é menos eficiente.

Outro ponto negativo é que essa forma de serviço é travada em relação aos módulos oferecidos. Não há como customizar a loja virtual de acordo com as suas necessidades. A saída é você se adequar ao que é disponibilizado.

Lembre-se também de, como há um contrato de prestação de serviços envolvido, você pode não gostar  da escolha e ter que esperar um bom tempo para efetivar o cancelamento.

Utilizar sistemas open source

Se você está pesquisando como montar uma loja virtual sem gastar muito, essa pode ser uma das opções. Afinal, o meio open source (em português, “código aberto”) ´é de uso livre. Em muitos casos, não é preciso pagar nada por esse sistema, além de não existir vínculos com a empresa que o desenvolveu (como, por exemplo, o Magento).

O melhor exemplo são os sistemas de e-commerce desenvolvidos para WordPress. Talvez, o processo mais complicado seja a instalação e suporte. Como se trata de plataformas gratuitas, você não terá alguém para te auxiliar em nenhuma das etapas. Desde o início será só você resolvendo tudo.

 Escolher um modelo Open SaaS 

Open SaaS é a sigla de Software as a Service, que significa utilizar uma plataforma como um meio de oferecer determinado serviço. Na prática, você irá contratar uma empresa especializada em e-commerce que oferece a criação da sua loja virtual, hospedam e suporte de uma só vez.

Na Bertholdo, temos o BRT Loja que é exatamente isso. Ao contratar esse pacote, você terá todo o suporte necessário para o seu e-commerce funcionar perfeitamente. Além disso, trabalhamos com códigos abertos e módulos homologados na Magento Connect. Sabe aquela história de você não poder customizar a sua loja virtual? Isso não existe nesse caso.

Outra dica é ficar de olho em empresas que cobram comissão em vendas e uma taxa para colocar o seu negócio no ar. O ideal é ter uma empresa que cobra mensalidade e vai cuidando de você dia após dia.

Mais algumas dicas!

Agora, você sabe como montar uma loja virtual sem gastar muito. Mas não pare aí! O e-commerce precisa de uma boa estratégia para dar certo e, portanto, vale a pena pegar essas três dicas que separamos para te ajudar nessa:

  • Sites responsivos: eles funcionam perfeitamente no PC e dispositivos móveis. Fique atento a isso para não perder vendas. Nada mais chato do que entrar em um site que não funciona bem no celular.
  • Associação da loja virtual a um blog: ele serve como ferramenta para atrair e converter visitantes por meio de conteúdo de qualidade. Conheça um dos nosso cases que utiliza essa ideia.
  • Divulgação da sua loja virtual nas redes sociais. Nem precisamos dizer o quanto isso é essencial, né? Quem compra online está no Facebook, Instagram, Snapchat… vai por nós!

Tenha em mente que essas sugestões envolvem um investimento de dinheiro ou de tempo. Portanto, planeje as ações de acordo com suas necessidades. O importante é caminhar de acordo com as suas possibilidades!

Com toda certeza, planejando de forma adequada você poderá ter sua loja virtual sem gastar muito. Você também pode conhecer e utilizar as três melhores estratégias para montar uma loja virtual. Clique no link anterior e leia. 

Você tem dicas ou perguntas sobre como montar uma loja virtual ? Deixe um comentário neste post.

Você também pode assinar a nossa newsletter e baixar o nosso aplicativo. Assim, você fica por dentro de todas as nossas novidades. Ah! E siga a gente no Facebook e Linkedin, ok?

(Visited 2.027 times, 1 visits today)
Como montar uma loja virtual sem gastar muito? Como montar uma loja virtual sem gastar muito? Como montar uma loja virtual sem gastar muito? 2017-05-29 15:03:01
5.00 5 1