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O que é desconto progressivo e como ajuda o ticket médio do e-commerce

Você precisa aumentar o ticket médio de seu e-commerce? Leia o artigo e entenda como os descontos progressivos podem aumentar as vendas da sua loja virtual!

Em meio à grande concorrência, um dos maiores desafios enfrentados por lojistas em suas lojas virtuais é aumentar seu ticket médio. Nesse contexto, o uso do desconto progressivo pode ser encarado como uma solução eficiente.

Isso acontece porque, por meio desse tipo de desconto, um e-commerce se torna capaz não apenas de atrair novos clientes, mas também fidelizá-los e levá-los a adquirir um número maior de produtos. Você gostaria de entender melhor essa estratégia? Leia o artigo e entenda o que são os descontos progressivos e descubra como usá-los pode aumentar o ticket médio de sua loja virtual!

Desconto progressivo para e-commerce

Entenda o que é e como funciona o desconto progressivo

Desconto progressivo é um formato de promoção em que o vendedor oferece um preço melhor de acordo com a quantidade que o consumidor comprar. Por exemplo: uma loja virtual de cosméticos vende cremes anti-idade e decide aplicar essa estratégia. Então, enquanto apenas uma unidade do produto custa R$ 79,90, quem leva duas paga R$ 75,00 em cada e, a partir de três, R$ 69,00.

Com o desconto progressivo, dá para aumentar a taxa de conversão tanto na venda de várias unidades de um mesmo produto como na quantidade de itens de uma seleção de produtos (ou mesmo de toda a loja). Nesse caso, a oferta é montada no seguinte modelo:

  • 5% de desconto a partir de 3 peças;
  • 10% de desconto a partir de 5 peças;
  • 15% de desconto a partir de 10 peças.

Veja as vantagens dessa estratégia para o e-commerce

Levando em consideração as características dos descontos progressivos, é fácil chegar à conclusão de que usá-los em uma loja virtual é uma boa ideia. Para tornar esse fato ainda mais evidente, separamos alguns exemplos. Confira!

Vantagem competitiva

É fato que administrar um negócio online costuma ser mais acessível do que um que demande um espaço físico. Afinal, os custos são bem menores! Embora essa acessibilidade seja benéfica, por permitir que mais pessoas abram suas empresas, ela acaba gerando um mercado altamente disputado.

Nesse cenário, é necessário que as empresas tenham diferenciais para se destacar de seus concorrentes. Essa vantagem pode ser auferida por meio dos descontos progressivos. Isso ocorre porque, ao oferecer o desconto, o e-commerce cria condições para que seus clientes gastem menos. Isso se torna bastante atrativo para eles!

Fidelização de clientes

Quando pensamos no sucesso de um negócio, um dos fatores mais relevantes é um fluxo constante de clientes recorrentes. As lojas virtuais não são uma exceção a essa regra. Por esse motivo, estratégias como a implementação dos descontos progressivos são interessantes. Porque, por meio delas, o e-commerce é capaz de prestar um serviço diferenciado a seus clientes. Isso eleva drasticamente as chances de que eles voltem para fazer novas compras no futuro!

Aumento do ticket médio

O ticket médio pode ser descrito como a quantidade de vendas realizada por uma empresa em determinado espaço de tempo. Uma vez que esse indicador aponta o número de vendas de uma loja virtual, é natural que os lojistas busquem aumentá-lo o máximo possível.

Esse objetivo pode ser entregue pelo uso inteligente dos descontos progressivos. Afinal, se o cliente pode economizar adquirindo mais produtos, é natural que ele faça isso. Isso acaba por elevar o número de vendas do e-commerce e, por consequência, seu ticket médio.

Saiba como implementar o desconto progressivo no seu negócio

A seguir, apresentamos alguns passos que ajudam a aplicar o desconto progressivo no e-commerce. Confira!

Determinando o objetivo

Se você quer ter resultados surpreendentes com essa estratégia, deve estabelecer um objetivo claro. Para isso, é importante analisar o histórico de vendas da sua loja e determinar uma meta realista. Pode ser:

Calendário Completo do E-commerce 2024
  • vender “x” unidades a mais de determinado produto em relação ao mesmo período no ano anterior;
  • aumentar o ticket médio em x%;
  • conseguir novos clientes ou fazer com que os antigos fechem uma nova compra.

Escolhendo os produtos

O passo seguinte é a escolha dos produtos que vão fazer parte da estratégia. O critério pode ser para chamar a atenção do público usando um produto de destaque, para fortalecer a divulgação no lançamento de alguma linha ou para a reposição de estoque.

Calculando a margem de lucro

Outro ponto importante é definir a margem de desconto que você vai oferecer. O valor deve ser interessante para o consumidor, mas você não pode ter prejuízo. Sendo assim, calcule a margem de lucro dos produtos para garantir a melhor oferta possível.

Montando a tabela progressiva

A progressão dos descontos nem sempre é aritmética. Em geral, uma das opções deve ser mais convidativa. O consumidor vai medir a quantidade de desconto em relação ao tanto de produtos que pretende levar. Por exemplo: se o cliente tem o hábito de comprar uma camiseta por R$ 50,00, e você oferece duas por R$ 40,00 cada e três por R$ 37,00 cada, a compra mais atrativa é a de duas peças.

Fazendo a divulgação do desconto progressivo

Por fim, é fundamental divulgar o desconto progressivo. Use estratégias de e-mail e aproveite suas páginas nas redes sociais para proporcionar maior visibilidade à sua ação.

Cuidados na implementação da estratégia

De fato, o uso inteligente dos descontos progressivos tem o potencial de otimizar o número de vendas de uma loja virtual. Como todos os projetos de gestão, porém, a eficácia dessa estratégia exige alguns cuidados. Continue a leitura e descubra como proceder para que o uso desse tipo de desconto realmente beneficie o seu e-commerce!

Considere o perfil dos clientes

Embora o consumidor sempre deseje ter os melhores produtos pelo menor preço possível, nem sempre uma estratégia de descontos progressivos realmente será atrativa. Isso depende do interesse dos clientes em potencial e dos tipos de produtos que eles costumam comprar.

Por essa razão, é necessário mapear o perfil de clientes. Esse cuidado também é indispensável para que as melhores ofertas de desconto sejam entregues a ele. Afinal, de nada adianta oferecer um grande desconto ao consumidor, se ele estiver atrelado à compra de um item que não tem utilidade para ele.

Descontos progressivos podem aumentar o ticket médio

Não engane os clientes

Se um e-commerce opta por oferecer descontos progressivos, é fundamental que ele, de fato, entregue os descontos. Isso porque inflacionar o preço dos itens do catálogo apenas para reduzir o preço em uma compra conjunta tende a ter um efeito oposto.

Nesse caso, o cliente tem inclinação a se sentir enganado. Isso, além de levá-lo a recorrer a outras lojas virtuais, fará com que ele dê feedbacks negativos ao seu e-commerce, afastando outros clientes em potencial.

Planeje todo o processo do desconto progressivo

Como foi citado aqui, embora os descontos progressivos sejam uma excelente ferramenta para captar e fidelizar clientes, eles não devem comprometer os retornos da loja virtual. Além disso, para que os descontos, de fato, sejam eficazes, eles precisam ser feitos de acordo com os interesses dos clientes.

Esses objetivos só podem ser alcançados por meio de um planejamento eficiente. Portanto, cabe ao lojista analisar cada um dos pontos críticos e, assim, criar uma estratégia inteligente de descontos progressivos.

Mensure os resultados

Por fim, é importante monitorar a estratégia para garantir que ela está entregando os resultados esperados. Se a resposta for negativa, cabe aos responsáveis pelo projeto identificar os pontos que estão reduzindo a eficiência do plano e, em seguida, criar soluções para otimizá-los. O ticket médio, que reflete o número de vendas, pode ser um indicador muito útil nesse processo!

Conforme o mercado se torna mais competitivo, é natural que as lojas virtuais precisem implementar novas soluções para atrair e reter clientes. Nesse contexto, os descontos progressivos surgem como uma ferramenta extremamente útil.

É válido ressaltar, porém, que existem outras estratégias úteis para o e-commerce. Como um exemplo, podemos citar o uso de cupons de desconto. Leia este artigo e entenda como essa estratégia funciona!

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