Um dos principais desafios de um e-commerce está relacionado com o estímulo para fechar novas vendas. Afinal, você não acompanha de perto seu potencial cliente ao longo do funil de vendas — o que pode prejudicar a performance no estágio final, o de decisão. Com o desconto progressivo, você consegue otimizar sua estratégia ao incentivar o consumidor a comprar mais.

Continue a leitura e confira os benefícios de fazer promoções no e-commerce com descontos progressivos, além de como aplicar esse recurso para aumentar o ticket médio do seu negócio!

Desconto progressivo para e-commerce

Entenda o que é e como funciona o desconto progressivo

Trata-se de um formato de promoção em que o vendedor oferece um preço melhor de acordo com a quantidade que o consumidor levar.

Por exemplo: uma loja virtual de cosméticos vende cremes anti-idade e decide aplicar essa estratégia. Então, enquanto apenas uma unidade do produto custa R$ 79,90, quem leva duas paga R$ 75,00 em cada e, a partir de três, R$ 69,00 em cada.

Com o desconto progressivo, dá para aumentar a taxa de conversão tanto na venda de várias unidades de um mesmo produto como para a quantidade de itens de uma seleção de produtos (ou mesmo de toda a loja). Nesse caso, a oferta é montada no seguinte modelo:

  • 5% de desconto a partir de 3 peças;
  • 10% de desconto a partir de 5 peças;
  • 15% de desconto a partir de 10 peças.

Veja as vantagens dessa estratégia para o e-commerce

Existem muitos motivos para usar o desconto progressivo. Um deles é que seu e-commerce ganha visibilidade. A tendência, portanto, é que haja um maior engajamento das pessoas e mais menções à sua marca nas redes sociais.

Além disso, essa estratégia estimula a compra de mais itens, o que representa um aumento do ticket de vendas do negócio. Outro ponto positivo é a fidelização do cliente, que se sente satisfeito com a oferta e estimulado a continuar comprando da empresa.

Saiba como implementar o desconto progressivo no seu negócio

A seguir, apresentamos alguns passos que ajudam a aplicar o desconto progressivo no e-commerce. Confira!

Determinando o objetivo

Se você quer ter resultados surpreendentes com essa estratégia, deve estabelecer um objetivo claro. Para isso, é importante analisar o histórico de vendas da sua loja e determinar uma meta realista. Pode ser:

  • vender “x” unidades a mais de determinado produto em relação ao mesmo período no ano anterior;
  • aumentar o ticket médio em x%;
  • conseguir novos clientes ou fazer com que os antigos fechem uma nova compra.

Escolhendo os produtos

O passo seguinte é a escolha de quais produtos vão fazer parte da estratégia. A escolha pode ser para chamar a atenção do público usando um produto de destaque, para fortalecer a divulgação no lançamento de alguma linha ou devido à reposição de estoque.

Calculando a margem de lucro

Outro ponto importante é definir qual a margem de desconto você vai oferecer. O valor deve ser interessante para o consumidor, mas você não pode ter prejuízo. Sendo assim, calcule a margem de lucro dos produtos para garantir a melhor oferta possível.

Montando a tabela progressiva

A progressão dos descontos nem sempre é aritmética. Em geral, uma das opções deve ser mais convidativa. O consumidor vai medir a quantidade de desconto em relação ao tanto de produtos que pretende levar.

Por exemplo: se o cliente tem o hábito de comprar uma camiseta por R$ 50,00 e você oferece duas por R$ 40,00 cada e três por R$ 37,00 cada, a compra mais atrativa é a de duas peças.

Fazendo a divulgação

Por fim, é fundamental divulgar o desconto progressivo. Use estratégias de e-mail e aproveite suas páginas nas redes sociais para proporcionar maior visibilidade à sua ação.

Para otimizar suas vendas com o desconto progressivo, nossa dica final é mensurar os resultados e analisar a performance de vendas em relação ao mesmo período no ano anterior. Com esses dados, você consegue descobrir o que está funcionando melhor e como fazer para vender mais.

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O que é desconto progressivo e como ajuda o ticket médio do e-commerce O que é desconto progressivo e como ajuda o ticket médio do e-commerce O que é desconto progressivo e como ajuda o ticket médio do e-commerce 2020-11-05 14:38:59
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