Calendário do E-Commerce 2022 – As Principais Datas para Vender

As datas comemorativas que acontecem ao longo do ano são uma excelente oportunidade para alavancar as vendas do e-commerce. Afinal, o que leva os consumidores à decisão final de compra é, na maioria das vezes, um propósito especial. Pensando nisso a Bertholdo disponibilizou o Calendário E-commerce 2022.

Você precisa conhecer e se preparar para essas ocasiões. A Black Friday, por exemplo, é uma das datas mais relevantes para o comércio ao longo do ano. Segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie, o varejo online faturou mais de 7,2 bilhões de reais na Black Friday de 2020, um aumento de 21,9% em relação à Black Friday de 2019.

E você? Quer saber quais são as melhores datas comerciais para vender no primeiro semestre de 2022? Então confira abaixo o Calendário E-commerce 2022 da Bertholdo.

Nosso objetivo é ajudar você a realizar ações mais assertivas e se destacar diante da sua concorrência. E não é apenas isso: este conteúdo apresenta avisos de quando você deve preparar sua loja virtual para cada data relevante.

Calendário E-commerce 2022

Para garantir o sucesso da sua loja virtual em cada ocasião é preciso planejar com antecedência todas as etapas das promoções. Você deve focar sua atenção nesses pontos: seleção de produtos, condições comerciais da oferta, volume do estoque, eficiência na logística e divulgação da promoções.

Principais datas do e-commerce em 2022

Se você precisa de um resumo rápido, então veja as principais datas do Calendário do E-commerce 2022 elaborado pela equipe da Bertholo. Destacamos as datas mais importantes para quem administra uma loja virtual ou vende online.

No nosso calendário e-commerce 2022 completo (em formato PDF), você encontra esses e outros eventos que são ótimas oportunidades para realizar promoções e vendas. Também encontra dicas e sacadas para turbinar seu negócio em 2022.

Confira a seguir as melhores datas do e-commerce em 2022:

  • 06/01 – Dia da Gratidão
  • 30/01 – Dia da saudade
  • 14/02 – Valentine’s day
  • 25/02 – Carnaval
  • 15/03 – Dia do consumidor
  • 17/04 – Páscoa
  • 01/05 – Dia do trabalho
  • 08/05 – Dia das mães
  • 12/06 – Dia dos namorados
  • 13/07 – Dia mundial do rock
  • 26/07 – Dia dos Avós
  • 14/08 – Dia dos pais
  • Início de Setembro Semana do Brasil
  • 15/09 – Dia do cliente
  • 12/10 – Dia das crianças
  • 31/10 – Halloween
  • 25/11 – Black friday
  • 28/11 – Cyber monday
  • 25/12 – Natal

Qual a data comemorativa que mais vende?

Para o comércio varejista em geral, o período do Natal é o que mais vende em todo o ano. Afinal, no Natal, todos ganham presentes. Seja homem, mulher, criança, filho, pais ou avós.

Vale dizer que para certos segmentos podem existir exceções. Como por exemplo a Páscoa para o segmento de chocolates.

Durante muito tempo, o Natal foi isoladamente a melhor data comemorativa para as vendas. Devido ao intenso movimento no comércio, as lojas se preparam com antecedência, caprichando em vitrines, decoração, promoções e até mesmo reforçando a equipe.

Porém, ano após ano, a Black Friday vem crescendo. Alguns avaliam que essa data “rouba” vendas do Natal. Visto que muitas pessoas aproveitam as promoções no final de novembro para antecipar suas compras. No e-commerce, a Black Friday já é considerada a data comemorativa que mais vende.

A disputa entre essas duas data promete continuar acirrada em 2022.

Para fechar, podemos afirmar sem sombra de dúvidas que o período que mais vende está entre a última semana de novembro e o dia 25 de dezembro (Natal).

Datas sazonais: a importância das comemorações para o comércio eletrônico

As datas sazonais são aquelas que acontecem em períodos típicos, têm curta duração e marcam uma festividade específica. Ou seja, são as datas que pontuamos nesse post: Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e outras.

Para o comércio em geral, e hoje principalmente para o e-commerce, elas funcionam como gatilhos de vendas, sendo esperadas por todos os lojistas. E mais: com a facilidade de comprar pela internet, pequenas datas, como o Dia da Gratidão, têm feito sucesso nos últimos anos. Afinal, com apenas um clique, você presenteia alguém especial!

Com planejamento de marketing e conteúdo, você poderá utilizar muitas das datas sazonais descritas aqui. Mãos à obra? Então, chega de papo e bora saber, em detalhes, como aproveitar ao máximo as datas comemorativas e aquecer o seu negócio?

Confira abaixo nossas dicas para 2022 e boas vendas durante todo o ano!

Ps.: Neste post, o conteúdo de cada mês é incluído no decorrer do ano. Se preferir, você pode baixar o Calendário E-commerce 2022 completo nesse link.

Calendário do E-commerce – Janeiro 2022

Dia da Saudade

O ano já começa com o verão, abrindo boas oportunidades de vendas! Janeiro, também, é o mês onde as pessoas esperam os famosos descontos pós-Natal e Ano Novo.

Além disso, há duas datas que separamos de maneira estratégica:

06/01 DIA DA GRATIDÃO: Aproveite a comemoração para celebrar a amizade e o amor! Disponibilize descontos progressivos, onde exista a ideia de se presentear e, também, presentear uma pessoa querida! O foco é espalhar a mensagem de agradecimento a pessoas próximas.

Divulgue a ação nas redes sociais, e-mail marketing e publicidades pagas (no Facebook e Google).

30/01 DIA DA SAUDADE: na mesma pegada do Dia da Gratidão, convide seus clientes e seguidores a presentearem pessoas queridas! Para incentivar, ofereça frete gratuito a partir de determinado valor e inclua um mimo no pedido como, por exemplo, um cartão que acompanhará o presente. 

Calendário do E-commerce – Fevereiro 2022

Dia dos Namorados

14/02 VALENTINE’S DAY: A data, que é comemorada principalmente nos EUA e Europa, traz a dinâmica de trocar presentes entre namorados e amigos. Pra você entender melhor, é como se fosse o nosso Dia dos Namorados, porém, a amizade também é festejada! 

Disponibilize cupons de descontos e ofertas relâmpagos para gerar escassez e urgência de compra. Veja mais ideias aqui.

25/02 CARNAVAL: “Ala la ô ô ô”! Com certeza, o Carnaval é uma das comemorações mais amadas pelos brasileiros. Com a COVID-19, ainda é incerto se teremos as festividades nas ruas, blocos e desfiles. Mas, independente disso, vale a pena fazer o Mês ou a Semana da Folia com super descontos! 

Para isso, lance ofertas novas todos os dias ou a cada semana, isso fazer com que o cliente não sinta que o valor promocional ficará disponível para sempre e, logo, aproveite a oportunidade para passar o cartão.

Dicas de planejamento para o seu calendário do e-commerce

Agora que você já conhece algumas das principais datas, que tal saber dicas para se planejar? Afinal, planejamento é a base de toda ação de sucesso! Veja as dicas:

Estude e compreenda o perfil dos seus clientes

Para que o seu calendário do e-commerce seja bem definido, de acordo com a sua persona (compreenda melhor esse conceito aqui), é primordial que você e seu time compreendam se determinadas datas são boas para o negócio.

Por exemplo: o Dia das Crianças pode não se encaixar nas suas estratégias, mas o Dia Mundial do Livro, sim! Então, pense fora da caixa e faça o seu planejamento com foco em quem importa: o seu cliente.

Defina a precificação com antecedência

Para que sua campanha tenha sucesso, ela precisa oferecer alguma vantagem, não é mesmo? O consumidor adora, e já espera, uma oferta em datas especiais.

A dica é estudar os preços praticados, em anos anteriores, pelos seus principais concorrentes e analisar se a sua loja virtual possui margem para competir com os mesmos. Se isso não for possível, que tal disponibilizar frete gratuito ou algum outro desconto na entrega? Você também pode montar alguma estratégia de bônus, onde o consumidor ganhe algum produto a partir de um valor de compra.

Negocie com fornecedores em tempo hábil

Negociar com fornecedores, de maneira antecipada, é uma das melhores formas de conseguir ótimos preços sem que isso comprometa o seu lucro.

Então, já no final de cada ano, liste as datas que você irá trabalhar no seu calendário do e-commerce, faça o acompanhamento das mesmas, de maneira com que a negociação com os fornecedores não fique para em cima da hora, e defina as propostas que serão apresentadas para seus parceiros.

Lembre-se de desenvolver sugestões que sejam atrativas para ambas as partes. Apresente dados e faça uma projeção de resultados. Ao final, entregue um relatório com o balanço final da ação.

Quem não é visto, não é lembrado!

Definiu o tipo de ação e como ela irá acontecer? Agora, chegou o momento de planejar a sua comunicação. Defina quais canais serão utilizados: redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp, SMS e outros.

Após, estruture o período em que essas comunicações serão compartilhadas e inicie a parte criativa, que é escrever os textos e criar as artes.

Ah, e não se esqueça de acompanhar o resultado como a taxa de abertura dos e-mails e engajamento nas redes sociais.

Conte com uma plataforma de e-commerce que não te deixará na mão

As datas comemorativas acabam sobrecarregando os sites, já que são muitas pessoas acessando a página em um mesmo momento. Apesar de ser um “ótimo” problema, ele pode atrapalhar, e muito, as suas vendas. Imagine o seu e-commerce sair do ar em plena Black Friday?

Para se resguardar, avalie se a sua plataforma de e-commerce é bem recomendada. Pesquisa, converse com profissionais da área e busque uma empresa especializada para te auxiliar.

Aqui, na Bertholdo, trabalhamos com as melhores plataformas do mercado: Magento e Woocommerce. Converse com o nosso time, clicando aqui, e saiba mais!

Calendário do E-commerce 2022 Completo

Se você quer baixar nosso calendário e-commerce 2022 completo em formato PDF, então clique no banner abaixo. Você poderá consultar o material de forma rápida e direta, sempre que precisar. Vale usar direto no celular, tablet ou o próprio computador desktop. E, ah, não esqueça de compartilhar com toda a equipe, combinado? Boas vendas!

Calendário do e-commerce 2022

 

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